4 dicas de saúde com Marcio Atalla, o coach de emagrecimento dos famosos
Menu & Busca
O personal dos famosos ensina algumas regrinhas básicas que você precisa seguir

O personal dos famosos ensina algumas regrinhas básicas que você precisa seguir

Home > Lifestyle > O personal dos famosos ensina algumas regrinhas básicas que você precisa seguir

Para Marcio Atalla, coach de emagrecimento dos famosos, a alimentação saudável, o sono regulado, o cuidado com a saúde mental e os exercícios físicos são os quatro pilares para uma vida saudável. 

“Corpo são, mente sã”, o ditado do poeta romano Juvenal, é muito famoso justamente por ser certeiro na sua máxima. Não existe somente um fator para conseguirmos viver uma vida mais saudável, mas um conjunto deles. 

Isso também se aplica ao emagrecimento saudável, não existe uma fórmula mágica que vá te ajudar a chegar no seu peso ideal, mas uma série de atitudes que não só te farão perder peso, mas viver de uma maneira mais saudável em todas as áreas da sua vida.

Por isso, a Kipp Saúde trouxe algumas dicas de Marcio Atalla para emagrecer, que são básicas, mas essenciais, e que você precisa saber para mudar seu estilo de vida para melhor!

coach de emagrecimento
Veja dicas Marcio Atalla emagrecer | Foto: Unsplash

4 dicas do coach de emagrecimento Márcio Atalla para emagrecer de forma saudável

1. Alimentação saudável

Por muito tempo, o ser humano passou por privação de comida. Isso fez com que, evolutivamente, aqueles que conseguissem estocar energia se adaptassem melhor. A forma encontrada pelo nosso corpo de fazer isso foi pela gordura. Por isso, a tendência do nosso cérebro é comer até além do que se precisa.

Para falar da importância da alimentação saudável, o coach de emagrecimento trouxe as quatro leis da alimentação, criadas por Pedro Escudero, médico argentino considerado o pai da nutrição. Veja quais são as quatro leis de alimentação: 

1. Quantidade

Sempre opte por se alimentar em uma quantidade que te dê saciedade mas que não te faça sentir estufado e desconfortável depois. É muito importante ter equilíbrio para não estar entre privação e excesso.

2. Qualidade

Descasque mais, desembrulhe menos. Sempre que possível, evite comprar alimentos e temperos industrializados. Alimentos naturais têm mais nutrientes e satisfazem mais o nosso corpo a longo prazo. Para te ajudar a criar uma rotina de alimentação com mais qualidade, confira 10 receitas de sucos saudáveis para o seu café da manhã.

3. Adequação

Para manter uma alimentação saudável, é necessário adequar seu estilo de vida à quantidade e qualidade do que você come. Na prática, isso significa que um acompanhamento nutricional, que identifique esses pontos, pode trazer mais resultados do que dietas supostamente milagrosas que funcionaram para pessoas que levam uma vida completamente diferente da sua.

4. Harmonização

Para manter uma vida mais saudável, é importante consumir todos os macronutrientes durante o dia. Isso significa que os nutrientes que consumimos precisam ser proporcionais ao que o nosso corpo precisa. Isso é importante porque nenhum nutriente funciona sozinho, é preciso ter um equilíbrio entre eles.

2. Sono

O segundo tópico essencial para uma vida saudável, trazido pelo coach de emagrecimento, Márcio Atalla, é o sono regulado. Uma pesquisa demonstrou que o nosso corpo desempenha 15% a menos de atividades depois de uma noite mal dormida. Por isso, Atalla destacou a importância da higiene do sono.

A higiene do sono é uma série de rotinas muito importantes para melhorar a qualidade do sono.  Algumas dessas práticas são:

  • Diminuir a exposição à luz durante a noite para regular o ciclo circadiano e favorecer a produção de substâncias indutoras do sono, como a melatonina;
  • Dormir de 6 a 8 horas por noite;
  • Evitar comer em excesso antes de dormir;
  • Evitar o consumo de álcool perto da hora do sono;
  • Evitar o tabagismo;
  • Tenha uma rotina de horários na hora de dormir;
  • Faça atividades físicas regularmente.

3. Controle das emoções

O terceiro fator considerado essencial para uma vida saudável, de acordo com Márcio Atalla, é a inteligência emocional. Ele destaca que o perdão, a paciência, o autocontrole, o autoperdão e o altruísmo devem fazer parte do nosso estilo de vida. 

Praticar essas ações nos ajuda a lidar melhor inclusive com os outros pontos citados aqui. Para termos uma vida verdadeiramente saudável, não podemos pensar somente no nosso corpo físico, precisamos olhar com muita atenção para a nossa mente e nossas emoções.

Além disso, o médico destaca a importância de se investir em relações. Um estudo de Harvard acompanhou pessoas durante 80 anos e se certificou que pessoas com relacionamentos mais profundos e duradouros vivem mais e melhor.

4. Atividades físicas

A última, mas não menos importante dica dada por Márcio Atalla para um emagrecimento saudável, é destacar a importância da atividade física. Ele explica que o corpo humano é moldado para o movimento e uma rotina de exercícios controla os fatores de risco que podem desencadear em doenças, aumentam a qualidade e os anos de vida.

 Benefícios da atividade física

Não existem malefícios para a prática de atividades físicas, quando instruídas por um profissional e adequadas ao seu corpo. Ele classificou que existem benefícios físicos, cerebrais e emocionais com a prática de exercícios físicos. Veja: 

1.  Benefícios físicos

A diminuição nas taxas de gordura, o aumento da massa muscular, equilíbrio das taxas metabólicas, como o controle glicêmico, o aumento da saúde cardiovascular e da força física.

2.  Benefícios cerebrais

Estudos demonstram que a prática de atividades físicas regularmente favorece na produção de neurônios, melhorando a memória, o estado de alerta e a aprendizagem. Isso favorece a diminuição da perda de cognição na velhice, o que aumenta a longevidade e qualidade de vida.

3.  Benefícios emocionais

Praticar exercícios físicos com frequência pode contribuir para a diminuição dos impactos das doenças mentais e auxiliar no tratamento da depressão.

O coach de emagrecimento também destacou a importância da criação do hábito e apontou que o caminho para isso é a repetição. Ele sugeriu que, uma boa forma de consolidar o hábito, é repetir uma atividade fácil por 90 dias. Por exemplo, se você subir um lance de escadas por três meses sem pausas, seu corpo entenderá que aquilo é normal e a prática se tornará mais fácil à medida que os dias forem passando. Ao final dos 90 dias, você verá que estará fazendo bem mais do que aquela primeira meta estabelecida no início.

_________________________________
Por Maria Eduarda Rocha Guimarães – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas