Por que o Brasil é o terceiro país que mais consumiu doramas?
Menu & Busca
Por que o Brasil é o terceiro país que mais consumiu doramas?

Por que o Brasil é o terceiro país que mais consumiu doramas?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Por que o Brasil é o terceiro país que mais consumiu doramas?

Uma pesquisa feita em 18 países pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural e Internacional, entre setembro e novembro de 2020, revelou que o nosso país é o 1° das Américas e o 3° no mundo onde teve o maior aumento na audiência dos doramas durante a pandemia. Mas afinal, o que são os doramas? E por que consumimos tanto?

Os doramas se tornaram sucesso entre os brasileiros durante a pandemia.
Os doramas se tornaram sucesso entre os brasileiros durante a pandemia. | Foto: Reprodução/Catálogo Netflix.

O consumo de doramas no Brasil

Dorama é o termo popular usado para se referir às séries asiáticas que tanto estão se popularizando aqui pelo ocidente, a maioria conhecida vêm lá da Coréia do Sul, mas também existem muitas produções chinesas, japonesas e taiwanesas. Essas produções vêm se popularizando, principalmente, durante a pandemia, coisa que a gente pode notar ao rolar pelo catálogo da Netflix e encontrar várias opções, mas por que elas estão ganhando cada vez mais destaque? 

Além da diferença cultural, outros detalhes desses dramas chamam bastante a atenção do público, essas características tão distintas poderiam ter se tornado uma barreira, mas acabaram por despertar a curiosidade das pessoas, já que tanto os padrões de beleza, quanto os de comportamento são muito diferentes dos que normalmente vemos em séries ocidentais. 

As séries asiáticas, em particular as coreanas que são as que eu mais assisto, são muito diferentes das séries estadunidenses que eu assistia antes e a principal diferença, na minha opinião, é que os doramas mostram um sentimento mais real ao meu ver, sabe? É aquele sentimento que a gente fica com o clássico “borboletas no estômago”, além de mostrar uma cultura completamente diferente da nossa.

Conta Kezia Silva, de 20 anos, que assiste doramas desde 2015.

Os personagens masculinos demonstram mais seus sentimentos e as situações do dia a dia são apresentadas de maneiras completamente novas, isso cria uma espécie de romantização do cotidiano e idealização de relacionamentos, o que desperta em quem assiste as famosas “borboletas no estômago”. O que encanta também o público é a riqueza da cultura oriental presente nessas histórias, como conta Any Nunes, de 16 anos, que assiste aos doramas desde 2018.

Por mais que seja um clichê previsível, sempre vai ter alguma coisa diferente das outras séries, principalmente ocidentais, por causa da cultura deles. Eles carregam isso como uma coisa de orgulho pra eles e sempre tu vai ver isso, não importa se for uma série de romance ou uma sobrenatural, sempre vai ter a cultura deles muito forte ali presente, e eu acho isso bem legal.

Há os doramas de época, que contam aspectos da história que muitas vezes não aprendemos durante as aulas nas escolas, mas mesmo as séries modernas mostram realidades muito diferentes das que presenciamos no nosso dia a dia, trazem um encantamento a situações rotineiras, e talvez tenha sido esse sentimento de fuga e conforto que atraiu tantas pessoas para esse tipo de conteúdo em tempos pandêmicos extremamente tensos e difíceis.

Comecei a assistir mais doramas depois que a pandemia começou já que antes eu não tinha tempo. Eu peguei Covid bem no meio da pandemia e muita gente na minha família faleceu, foi um caos real, mas eu tinha meus doraminhas pra ajudar. Acho que se não fosse por isso, eu tinha enlouquecido.

Kezia Silva

A pesquisa realizada também mostrou que, apesar da grande variedade de gêneros, os mais assistidos são as histórias de romance e fantasia, além disso a grande maioria do público consumidor é formado por mulheres, representando 85% da audiência. Mas não desanime se você gosta mais de ação, terror ou se é do público masculino ou não-binário, sempre terá um dorama que vai te interessar. Por isso, trouxemos uma lista de indicações bem variadas de doramas aclamadíssimos que você pode encontrar na Netflix!

  1. Holo, Meu Amor (2020) – Uma mulher solitária encontra um amor inesperado ao estabelecer uma ligação com um holograma em forma humana que tem aparência iual a de seu criador.
  2. Itaewon Class (2020) – Em um animado bairro de Seul, um ex-presidiário e seus amigos precisam encarar uma concorrência poderosa para concretizar o sonho de ter um bar de rua.
  3. My Secret Romance (2017) – Uma nutricionista acaba arrumando várias confusões com seu novo chefe, que por acaso é alguém com quem ela teve uma relação no passado.
  4. Para Sempre Camélia (2019) – Mãe solteira, Dongbaek encontra em um novo amor forças para enfrentar o preconceito da sociedade.
  5. Amor, Casamento e Divórcio (2021) – A vida de três mulheres bem sucedidas que trabalham em um programa de rádio vira de cabeça para baixo quando seus casamentos são ameaçados por segredos e reviravoltas.
  6. Uma Odisseia Coreana (2017) – Um ser mítico luta para se tornar invencível, mas seu plano dá errado quando ele se vê nas mãos de uma garota capaz de ver criaturas sobrenaturais.  
  7. A Love So Beautiful (2021) – Uma adolescente conhece as dores e delicias do amor à medida que seu relacionamento com o vizinho se transforma, o tempo passa e os dois amadurecem.
  8. My Only Love Song (2017) – Quando as coisas não dão muito certo na gravação de seu novo programa, uma famosa atriz foge em uma van antiga que a leva para viajar no tempo.
  9. Black (2017) – Um anjo da morte, um detetive e uma paranormal se envolvem com questões dos mundos dos vivos e dos mortos e com um mistério sombrio de vinte anos atrás. 
  10. Memórias de Alhambra (2018) – Em busca do criador de um jogo de realidade aumentada, um executivo coreano vai à Espanha. Lá, ele embarca em uma estranha jornada com a irmã do homem que procura.

____________________________________________________

Por Jessica Alves – Fala! UFPel

Tags mais acessadas