O cacau, um dos componentes do chocolate, é um alimento rico em flavanoides. Considerando este o ingrediente mais importante na hora de escolher uma marca para se deliciar, também preste atenção na quantidade de açúcar, que deve ser baixa ou até mesmo nula.
Os flavonoides têm propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea, estabilizando a pressão arterial e consequentemente ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, você não precisa excluir completamente o chocolate da sua rotina saudável.
Atente-se às versões diet, ou seja, sem adição de açúcar. Muitas delas, para realçar o sabor, abusam na quantidade de gorduras que, em excesso, são prejudiciais ao organismo.
Os ingredientes que devem conter um chocolate com boa qualidade nutricional são: massa de cacau, manteiga de cacau, edulcorantes maltitol e xilitol, por exemplo. Se você encontrar versões meio amargas no mercado, veja se o açúcar é um dos últimos ingredientes: quanto mais ao final da lista, menor a quantidade dele na composição.
Referências: “Chocolate e os benefícios cardiovasculares“.