Dia do Fazendeiro: conheça a história da data e a importância da profissão
Menu & Busca
Dia do Fazendeiro: conheça a história da data e a importância da profissão

Dia do Fazendeiro: conheça a história da data e a importância da profissão

Home > Notícias > Dia do Fazendeiro: conheça a história da data e a importância da profissão

Hoje, 21 de setembro, é comemorado no Brasil, o Dia do Fazendeiro. Anualmente, essa data homenageia aqueles que trabalham no agronegócio para produzir matérias-primas e alimentos que beneficiem a população. Dessa forma, essa profissão é de suma importância para o País, já que o Brasil é um dos maiores exportadores do mundo e o agronegócio movimenta a economia.

dia do fazendeiro
Os trabalhadores rurais não só produzem os alimentos que chegam à população, como também controlam a qualidade. | Foto: Pexels.

A história do fazendeiro no Brasil

Ao longo dos anos, a profissão e a identidade do fazendeiro mudaram. No Brasil Colônia, os proprietários de fazenda influenciavam as decisões da Corte e eram considerados os nobres da nação. Por meio de negociações, alguns até mesmo conseguiam, cargos políticos como governadores e juízes de paz.

Assim, naquela época, os fazendeiros viviam em grandes casas com suas famílias, que eram as sedes da fazenda, enquanto sustentavam a economia com o plantio da cana-de-açúcar. Dessa forma, ainda no Brasil Colonial, avanços surgiram na produção com o cultivo do cacau e do café, o que fortaleceu ainda mais o poder dos proprietários rurais, bem como a identidade no País. Vale destacar que essa diversificação na economia foi responsável por atrair imigrantes para o território nacional.

Desse modo, os fazendeiros tornavam-se barões. Com esse título, eles eram reconhecidos como participantes da nobreza e, por isso, chegavam a financiar obras culturais e beneficentes.

Contudo, tudo mudou com o fim da escravidão no século XIX. Isso porque as propriedades tiveram uma enorme perda na mão de obra. Sendo assim, o governo precisou investir em imigrantes para que a economia cafeeira continuasse a girar. Então, ao receberem o apoio da república, os estrangeiros começaram a se adaptar às novas práticas da fazenda, modernizando totalmente a profissão.

fazendeiro
A produção rural tem grande destaque na economia do Brasil pela exportação de alimentos e a criação de animais. | Foto: Pexels.

A importância da profissão no século XXI

Atualmente, o trabalho do fazendeiro é bem diferente. Eles começaram a modernizar o agronegócio com o uso de equipamentos que otimizam a profissão. Esse crescimento proporcionou que as atividades agropecuárias ganhassem destaque na economia brasileira. Além da criação dos animais e do cuidado com o solo, os fazendeiros são responsáveis por fortalecer o mercado interno e externo.

Por isso, neste Dia do Fazendeiro, parabenizamos a todos que, com muita dedicação e força, ajudam a trazer o bem-estar da população no Brasil com uma diversidade de produtos de qualidade!

E falando em fazenda… Hoje à noite, às 22h45, a primeira roça de A Fazenda 13 será formada. Vale lembrar que Gui Araújo é o fazendeiro e poderá indicar um peão para a eliminação.

____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas