Descubra as melhores alternativas gratuitas para programas pagos
Menu & Busca
Descubra as melhores alternativas gratuitas para programas pagos

Descubra as melhores alternativas gratuitas para programas pagos

Home > Entretenimento > Geek > Descubra as melhores alternativas gratuitas para programas pagos

Cada vez mais programas de computador com as mais diversas funções fazem parte da nossa vida. Eles são ferramentas muito úteis, quando não indispensáveis, para o trabalho, os estudos, hobbies e outras atividades. Porém, muitos desses aplicativos têm um preço que pode ser bastante alto. 

O lado bom é que sempre há alternativa. Há diversas opções no mercado de programas gratuitos tão bons quanto ou até melhores que seus equivalentes pagos. Muitos deles são software de código aberto (do original open source, em inglês), ou seja, quem o desenvolveu optou por liberar  o código-fonte gratuitamente. Isso significa que qualquer pessoa pode baixar, modificar e distribuir esse software sem ter de pagar por isso.

Veja, a seguir, uma lista com dicas de programas gratuitos e de código aberto de diversas categorias altamente recomendados em 2021.

programas
Descubra as melhores alternativas gratuitas para programas pagos. | Foto: Reprodução.

Melhores alternativas gratuitas para programas pagos

LibreOffice

LibreOffice é praticamente uma versão gratuita do pacote de programas para escritório mais conhecido do mundo, o Microsoft Office.  

Contém tudo o que é esperado em um conjunto de aplicativos para escritório profissional: processador de textos (Writer), editor de apresentações (Impress), planilha (Calc), editor de desenho (Draw), banco de dados (Base) e editor de fórmulas matemáticas (Math).

Suporta vários formatos, podendo abrir e modificar arquivos com origem em outros pacotes. Alguns consideram o LibreOffice ainda mais completo do que o Microsoft Office devido à sua comunidade de desenvolvedores, que adiciona novidades frequentemente.

PDFCreator

Como o nome sugere, o PDFCreator é um gerador de arquivos em formato PDF a partir de qualquer aplicativo que possa imprimir. Ele também inclui a assinatura digital e os recursos de criptografia, mas carece de alguns dos recursos de criação de formulários que são oferecidos pelo seu concorrente comercial, o Adobe Acrobat.

VLC Media Player

Este reprodutor de mídia lidera o setor há anos em popularidade e é fácil saber o porquê. O VLC Media Player é um aplicativo leve criado por um grupo de desenvolvimento de código aberto conhecido como projeto VideoLAN. Pode ser usado para abrir arquivos de áudio e vídeo em praticamente qualquer formato. Também funciona para streaming de mídia, como podcasts e estações de rádio on-line. 

Porém, talvez seu maior recurso seja o controle de reprodução. É possível alterar quase tudo sobre como a mídia é exibida, desde a otimização de hardware até a adição de arquivos de legenda de fontes de terceiros. Outra vantagem é que funciona bem em hardware antigo.

Scribus

Um programa livre, de código aberto, para editoração eletrônica é talvez o maior “rival” do Adobe InDesign no segmento  gratuito. Scribus também permite diagramar livros, revistas e jornais, entre outros produtos editoriais. Embora seja focado na criação de impressos, materiais para web como pôsteres e anúncios para redes sociais também podem ser elaborados no programa.

Conta com todas as ferramentas padrão de edição de textos e objetos gráficos, além de dispor de maquetes pré-salvas em sua biblioteca, o que pode ajudar designers novatos no trabalho de criação de páginas. Através dele é possível criar arquivos PDF interativos e animados, acrescentar marcas, links, tabelas e diversos outros elementos que darão um visual caprichado à página. A visualização prévia em CMYK, principal modelo de impressão em cores, também está disponível.

GIMP

Um dos programas de código aberto mais famosos que existe, o GIMP é provavelmente o editor de imagens gratuito que mais se aproxima do poder do Adobe Photoshop. Sua interface é totalmente personalizável e apresenta ferramentas de edição avançadas. 

O GIMP possui suporte integrado para camadas, filtros e aprimoramento automático de fotos. Com ele é mais fácil criar novos elementos de design gráfico. Além disso, dá para baixar plugins criados pela comunidade do programa. Talvez usuários iniciantes fiquem confusos com esse programa, mas qualquer um que dedique um pouco de tempo para conhecê-lo melhor certamente aprenderá a dominá-lo.

Shotcut

O editor de vídeo Shotcut já teve a interface um pouco vazia em versões anteriores, mas as versões seguintes adicionaram painéis acopláveis extras e linha do tempo intuitiva. Esse é um dos exemplos que demonstra o quanto um programa de código aberto pode melhorar com o tempo, graças a sua comunidade de desenvolvedores dedicados.

Entre outras melhorias, o Shotcut ficou no mesmo nível de editores de vídeo consolidados como Adobe Premiere Pro. O programa suporta edição não destrutiva de áudio e vídeo, o que significa ser possível compilar efeitos sem qualquer perda de qualidade. Ainda contém visualização e captura HDMI e centenas de codecs suportados.

No entanto, talvez a coisa mais legal do Shotcut seja sua capacidade de trabalhar com mais ou menos qualquer formato de mídia de vídeo, áudio ou foto. 

Audacity

Um dos programas de código aberto mais usados, o Audacity é o  editor de áudio ideal para música e podcast. Nele, encontram-se todas as ferramentas para gravar, editar e aprimorar arquivos de som. 

Além do mais, graças à enorme comunidade de desenvolvedores que apoia o programa, é possível usar a biblioteca de extensões de terceiros do Audacity para adicionar quaisquer recursos que não estejam incluídos por padrão. Isso permitirá fazer tudo, desde adicionar efeitos sonoros até ajustar automaticamente suas faixas.

Entre outras vantagens, o Audacity funciona com quase todos os arquivos de áudio, suporta streaming direto e é expansível com plugins. É uma opção gratuita a programas como Adobe Audition.

Inkscape

Esta é a melhor alternativa de código aberto para aplicativos como Illustrator e CorelDraw. O Inkscape é um programa de desenho vetorial que oferece recursos de qualidade profissional para designers gráficos. É utilizado em uma grande variedade de segmentos (publicidade, engenharia, gráficos para a web, desenhos animados), além do uso pessoal.

Apresenta ferramentas flexíveis de desenho e ampla compatibilidade de formatos de arquivo. Todos os projetos do Inkscape podem ser exportados em formatos amigáveis para navegadores da web ou impressoras comerciais corporativas. O site do programa também tem uma galeria de clipart aberta que pode ser usada nos trabalhos de qualquer um.

Blender

Aplicativos de modelagem 3D como AutoDesk Maya podem custar caro para amadores e usuários domésticos. Por outro lado, há opções entre os programas de código aberto. O Blender é um pacote de criação 3D totalmente gratuito que pode ser usado para produção de filmes animados completos.

Suporta modelagem, montagem, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, até mesmo edição de vídeo e criação de jogos. Como diz o seu site, o Blender é “livre para uso de qualquer propósito, para sempre”.

Bluefish

Um dos melhores substitutos gratuitos do Adobe DreamWeaver é o Bluefish, ferramenta de código aberto para desenvolvimento de sites. Embora não seja tão fácil de usar quanto seus concorrentes comerciais ou outras opções de código aberto, o Bluefish oferece um editor de HTML WYSIWYG muito rápido que não usa muitos recursos do sistema. 

Voltado mais para programadores do que para designers, também inclui suporte para uma série de outras linguagens de programação.

ClamWin

No mercado dos programas antivírus, há diversas empresas que oferecem versões gratuitas dos seus produtos que, na verdade, são incompletas. Na realidade, seu objetivo final é fazer o usuário adquirir a versão paga. 

Com o ClamWin, você dispõe de um bom antivírus de forma totalmente gratuita. Ele vem com um instalador fácil e código-fonte aberto. É usado por mais de 600.000 usuários em todo o mundo diariamente. 

ClamWin possui altas taxas de detecção de vírus e spyware, downloads automáticos de banco de dados de vírus atualizado regularmente, verificador de vírus autônomo e muito mais.

_____________________________
Por Igor Magalhães – Fala! Universidades Federal do Ceará

Tags mais acessadas