Menu & Busca
CrossFit ou cross training?

CrossFit ou cross training?


Por: Izadora Del Bianco (@izadbr) – Faculdade Cásper Líbero

Para você, que ainda tem esta dúvida, é importante saber que existe uma grande diferença entre as duas modalidades, mas que o treinamento funcional nada mais é do que a tradução para o português de cross training. Além disso, Mahamudra training e Yoga também têm características particulares.

CrossFit x cross training

O CrossFit é uma modalidade que trabalha as dez aptidões físicas do ser humano, são elas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão. A metodologia mistura três esportes: atletismo, levantamento de peso e a ginástica olímpica. O treinamento funcional pode desenvolver atividades semelhantes, mas para que ele seja realizado, não se faz necessário o pagamento de uma taxa para a utilização da marca CrossFit, o que o faz ter um custo bem mais baixo.

Para usar o nome CrossFit e utilizar suas séries de exercícios, a academia paga por ano uma taxa de US$ 2mil à organização comandada e criada pelo americano Greg Glassman, ex-atleta de ginástica. Os professores passam por cursos e treinamentos de especialização, que também devem ser pagos e geram certificados legitimados.

Os ambientes das aulas são padronizados: não há espelhos, nem ar condicionado, muito menos máquinas de musculação; assemelham-se à grandes caixas ou garagens, por isso o nome “box” dados às academias especializadas. Lá, existe um senso de família muito maior do que em academias convencionais, pois mesmo sendo uma atividade na maioria das vezes individual, alguns treinos são feitos em duplas ou trios e os alunos e professores se incentivam bastante. Em qualquer cidade, estado ou país, o senso de comunidade CrossFit prevalece, e os usuários têm um lugar aconchegante para treinar e se socializar.

Competição de CrossFit, prova em dupla e marca patrocinadora.

Como dito anteriormente, os movimentos funcionais compões as duas modalidades. Eles são caracterizados por ações realizadas no seu dia a dia, são elas, basicamente: sentar, levantar, puxar e empurrar. Os exercícios são construídos a partir dessa noção.

Mahamudra

Já o Mahamudra training , além da utilização dos exercícios funcionais e da falta do ambiente da academia convencional, lida com uma filosofia bem própria. A metodologia da Mahamudra Brasil procura extrair o melhor de cada um, o autoconhecimento, buscando equilibrar os pilares Corpo, Mente e Espírito de forma integrada, ou seja, com uma visão holística, quando nenhum é mais importante que o outro. Treinamento funcional, artes marciais, Yoga, esportes aeróbicos, ginástica natural, treinamento para maratonas e ultramaratonas fazem parte das aulas realizadas em parques.

Alongamento no parque

Você pode encontrar os grupos em São Paulo no Parque do Ibirapuera e Parque CERET; no ABC Paulista, Parque Rafael Lazurri e Parque Chico Mendes; em Ribeirão Preto no Parque Luis Carlos Raya; em Curitiba no Parque Barigui; em Campinas no Parque Lagoa do Taquaral; em Campo Grande no Parque das Nações Indígenas; Rio de Janeiro, Barra – Praça do Ó e Zona Sul – Corte Cantagalo; em Salvador em Pituba e Vilas do Atlântico e em Balneário/Itajaí.

Yoga

Yoga ou Ioga, tanto faz. Com “y” significa “unir” e é uma palavra sânscrita, de origem indiana. Assim como muitas palavras estrangeiras são utilizadas em nosso cotidiano com frequência, essa passou a fazer parte do nosso vocabulário e ganhou uma versão na língua portuguesa, escrita com “i”. Entretanto, apesar do mesmo significado, existe uma pequena diferença na pronúncia: “Yoga” fala-se com o “ô” mais “fechado” e “ioga” com o “ó” mais “aberto”. 

Mulher em postura de Yoga

 A prática tem diversas ramificações, que na verdade, são formas de se trabalhar a mente e o corpo. Algumas delas são: Hatha Yoga – associado à prática de posturas e exercícios de respiração, Raja Yoga – relacionado à meditação e práticas de controle mental, Bhakti Yoga – associado à devoção, aos rituais, ao canto e à oração, Karma Yoga – associado à atitude na ação e aos valores humanos, Dhyana Yoga – relacionado à meditação, visualizações e contemplação, Jnana Yoga – associado ao estudo das escrituras, Kriya Yoga A– associado ao equilíbrio energético por meio da prática de mantras em meditação e Kundalini Yoga – associado a desobstrução do fluxo energético no corpo.

Características como diminuição do estresse, relaxamento do corpo, aumento da concentração e bem-estar são comuns em todas as atividades acima, e isso faz com que tantas pessoas as busquem, principalmente em grandes centros urbanos.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas