Como a criptografia ajuda a proteger os dados de cartão de crédito em plataformas como Eduzz
Menu & Busca
Como a criptografia ajuda a proteger os dados de cartão de crédito em plataformas como Eduzz

Como a criptografia ajuda a proteger os dados de cartão de crédito em plataformas como Eduzz

Home > Notícias > Urbano > Como a criptografia ajuda a proteger os dados de cartão de crédito em plataformas como Eduzz

Nestes tempos em que invasões hackers são cada vez mais comuns, a criptografia vem ganhando um espaço de destaque. Sendo assim, redes sociais e empresas – a exemplo da Eduzz – começaram a trabalhar com a ferramenta para evitar que pessoas de má-fé divulgassem dados de usuários e clientes.

Pensando na temática, entenda melhor o que é a criptografia e saiba como as plataformas de cursos protegem os dados de seus clientes contra possíveis invasões cibernéticas.

Como essas plataformas protegem os dados contra invasões

Recentemente, a Eduzz sofreu uma invasão criminosa em seu portal. Logo em seguida, portais noticiaram que houve um vazamento de dados da plataforma, o que gerou medo e insegurança em muitos que tinham contas no ambiente digital.

No entanto, após o anúncio, a empresa de marketing de afiliados tranquilizou seus clientes sobre suas medidas de segurança. Conforme a Eduzz, sua plataforma não armazena os dados dos cartões de créditos, porque estes ficam sob o domínio dos parceiros de pagamento – que não sofreram a atividade criminosa. Ou seja, os dados dos cartões não foram pegos pelos invasores, então, os criminosos não conseguirão efetuar nenhuma compra.

Por outro lado, à Eduzz, consta-se apenas uma identificação, seu número principal, junto às formas de pagamento ou quando são solicitadas pelos próprios titulares do cartão. Portanto, sem os principais dados do cartão de crédito e seu código de segurança (CVV), nenhuma compra terá êxito.

Enfim, a plataforma explicou que não poderia haver nenhum tipo de vazamento relacionado aos dados dos cartões de clientes. Afinal, não armazena nenhum desses dados. Além disso, credenciais e senhas de acesso passam por um processo de criptografia. Dessa maneira, a Eduzz garante a proteção das contas e evita o mau uso dessas informações.

criptografia eduzz cartão de crédito 12 milhões
Saiba como a criptografia ajuda a proteger os dados de cartão de crédito. | Foto: Reprodução.

O que é criptografia

Fala-se muito em criptografia, mas o que ela é afinal? De acordo com o Canaltech, pode-se definir como um conjunto de técnicas que tem a função de proteger determinadas informações. Logo, com ela, apenas o emissor e receptor poderão compreender o que foi escrito, de modo que outros que tentarem acessar a mesma mensagem não irão conseguir decifrá-la.

Segundo matéria do R7 , a criptografia é um método para embaralhar informações digitais e permitir que apenas o emissor e o receptor da mensagem transmitida acessem o conteúdo.

No entanto, o conceito da criptografia não é um fenômeno recente, como acredita-se. As mesmas técnicas, aliás, surgiram ainda na antiguidade, há cerca de quase 2000 anos a.C., no Egito. A ferramenta é utilizada normalmente para assuntos relacionados a guerras, mas também pode entrar em outros temas que exigem sigilo.

Apesar de parecer uma ferramenta bem difícil, seu funcionamento é até bem prático. Em uma situação, um emissor utiliza-se de um protocolo que protegerá sua mensagem. Assim que a informação for transmitida para o receptor, somente ele terá o meio para decifrá-la e lê-la.

Por sua vez, as técnicas estão em constantes transformações. Dentre a mais famosa, encontra-se a “Cifra de César”, a qual o Império Romano utilizava para enganar seus inimigos. Dessa forma, ela criava frases com o próprio alfabeto, contudo, sempre vinham com três letras em seguida.

Já na atual circunstância, a maneira como a criptografia funciona tem como base as chaves – que podem criptografar ou descriptografar uma mensagem. Por fim, as chaves são feitas a partir de algoritmos, assim, cada uma possui uma sequência exata de caracteres. Além disso, elas podem ser simétricas ou assimétricas.

Outra questão que martela a cabeça dos internautas é o motivo para usar a criptografia. Dentre as principais razões para utilizá-la, estão a proteção de informações enviadas, dados na nuvem, dados de navegação e arquivos confidenciais ou pessoais. 

Tags mais acessadas