Cresce o uso de drogas na pandemia
Menu & Busca
Cresce o uso de drogas na pandemia

Cresce o uso de drogas na pandemia

Home > Notícias > Cresce o uso de drogas na pandemia

A pandemia da Covid-19 desencadeou uma série de problemas psicológicos na população mundial. Com isso, o número de pessoas diagnosticadas com problemas como depressão e ansiedade disparou. Segundo a OMS, no primeiro ano da pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Seguindo a mesma tendência, o uso de drogas cresceu consideravelmente.

Segundo a UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas), tem sido observado um aumento nunca visto antes no número de internações hospitalares resultantes de drogas ilícitas. Dados do Ministério da Saúde apontam para um aumento de 54% em 2020 no atendimento de dependentes químicos, comparado com 2019.

Além disso, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, 275 milhões de pessoas passaram a usar drogas no mundo em 2021 e 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas.

Como a pandemia influenciou no aumento do uso de drogas

Historicamente, as pessoas tendem a buscar mais drogas durante crises. A crise financeira de 2008 nos Estados Unidos, por exemplo, demonstrou esta tendência.

O crescimento no uso de drogas durante a pandemia pode ser explicado de diversas formas. A primeira delas são os transtornos mentais que acometeram ainda mais as pessoas durante o período de isolamento.

O estresse mental que o mundo tem vivido com a pandemia contribui diretamente para esse aumento. O medo é o principal fator de estresse.

O isolamento também contribuiu para esse crescimento. Pessoas que participavam de grupos de apoio, por exemplo, acabaram perdendo parte do auxílio para superar seus vícios.

uso de drogas, uso de drogas na pandemia, drogas na pandemia, drogas efeitos, usar droga, drogas lícitas, drogas ilícitas
O uso de drogas sofreu um aumento considerável na pandemia: veja as causas e efeitos. | Foto: Unsplash/montagem.

Por que e como se livrar da dependência

Toda droga, seja ela lícita ou ilícita, causa efeitos negativos em que a consome, do cigarro à cocaína, drogas são prejudiciais a curto e, principalmente, a longo prazo.

Para se livrar das drogas, o primeiro passo é reconhecer a dependência e suas consequências negativas. Assim, o próximo passo é buscar uma mudança de hábitos.

Não é fácil largar o vício em drogas, por isso é necessário também fazer um acompanhamento médico. Em alguns casos, pode ser preciso fazer uso de medicamentos para controlar a abstinência e impedir o avanço de doenças psicológicas.

Grupos de apoio também podem ser muito importantes nessa etapa. Portanto, se você estiver passando por algo do tipo ou conhecer alguém que esteja, busque ajuda ou incentive a outra pessoa a buscar. O uso de drogas tende a prejudicar cada vez mais a vida de quem as consome e das pessoas ao redor.

__________________________________________

Por Bianca Sousa – Redação Fala!

Tags mais acessadas