sexta-feira, 26 abril, 24
HomeEsporteCraques do futuro Basquete: Chris Duarte, a jovem promessa dominicana

Craques do futuro Basquete: Chris Duarte, a jovem promessa dominicana

O jovem da República Dominicana foi escolhido apenas na 14ª posição do Draft de 2021, no auge dos seus 24 anos

A nova estrela do Indiana Pacers, Chris Duarte.
A nova estrela do Indiana Pacers, Chris Duarte. | Foto: Getty Images.

“E com a 14ª escolha do Draft da NBA de 2021, o Indiana Pacers seleciona… Chris Duarte, da Universidade de Oregon”, disse Adam Silver ao mundo no dia 29 de julho. Nascido em San Felipe de Puerto Plata, na República Dominicana, o jovem sempre mostrou muito talento para o basquete, agora, com 24 anos de idade, o ala-armador vem fazendo um começo de temporada muito acima da média pelo time de Indianápolis.

Conheça a trajetória de Chris Duarte, futura estrela do Basquete estadunidense

Duarte e sua família se mudaram para Nova Iorque quando o atleta decidiu fazer seus dois últimos anos de basquete colegial na Redemption Christian Academy. Classificado como um dos 5 melhores jogadores de NY, pela 247Sports, Chris havia se comprometido a começar sua carreira universitária por Western Kentucky, mas acabou mudando de ideia e foi para Northwest Florida State College.

Em sua primeira temporada pelo Northwest Florida, Duarte teve médias de 12 pontos, 7 rebotes e 2 roubos de bola por partida, jogando um total de 23 minutos por jogo. Sendo selecionado para o primeiro time da All-Panhandle e levando sua equipe para o Elite Eight do NJCAA Division 1. Após isso, Chris anunciou que faria mais um ano pela equipe da Flórida, depois se comprometeria com a universidade de Oregon.

Chris Duarte foi escolhido como melhor jogador da NJCAA em 2019.
Chris Duarte foi escolhido como melhor jogador da NJCAA em 2019. | Foto: Reprodução.

Na sua segunda temporada, Chris teve médias de 19 pontos e 7 rebotes, levando a Northwest Florida State College novamente para o Elite Eight da NJCAA. Com isso, Duart foi selecionado como o melhor jogador dos Estados Unidos na sua categoria, chegando em Oregon com a moral lá em cima.

No dia 5 de novembro de 2019, Chris Duarte fez sua estreia pela Universidade de Oregon, em um duelo contra Fresno State, e na vitória por 71–57, o ala-armador marcou 16 pontos. Sua principal partida aconteceu no dia 29 de dezembro, contra Alabama State, quando Duarte marcou 31 pontos, deu 6 assistências e pegou 5 rebotes.

Outra partida de destaque de Chris foi contra South Carolina, quando conseguiu 30 pontos, 11 rebotes e 8 roubos de bola, estabelecendo um novo recorde de bolas roubadas na Matthew Knight Arena e se tornou o primeiro jogador da Divisão 1 a ter esses números em uma partida desde Alvin Young, da Nicarágua, em 1999.

O jogador pelo Fighting Ducks, de Oregon.
O jogador pelo Fighting Ducks, de Oregon. | Foto: Reprodução.

Durante a temporada de 2020–2021, Chris Duarte conseguiu levar os Ducks para o Sweet Sixteen (16 melhores times da liga) do Torneio de Basquete da Divisão 1 Masculina da NCAA. Ao fim da temporada, Duarte conquistou o Jerry West Award, que é entregue ao melhor ala-armador da temporada universitária, além disso, conquistou o prêmio de jogador do ano da Pac-12 e foi selecionado para o terceiro time da competição.

Em março de 2021, seu técnico em Oregon, Dana Altman, falou em uma entrevista que Chris Duarte se comprometeria no Draft de 2021 da NBA. Dito e feito, Chris foi selecionado pelo Indiana Pacers na 14ª escolha, e até agora, vem tendo um dos melhores começos de temporada que um rookie já teve na NBA.

Chris Duarte em ação contra o Memphis Grizzlies na pré-temporada (Foto: Reprodução)

Em sua primeira partida na NBA, Chris conseguiu um brilhante desempenho contra o Charlotte Hornets de Lamelo Ball, o ala conseguiu anotar 27 pontos, 5 rebotes e 1 assistência, em 33 minutos de quadra, acertando 6 arremessos para 3 pontos em 9 tentativas. Na partida seguinte, contra o Washington Wizards, Duarte marcou 15 pontos, pegou 4 rebotes e deu 5 assistências, em 45 minutos em quadra.

No seu terceiro jogo na NBA, Chris Duarte carregou o Indiana Pacers para sua primeira vitória na competição, em uma partida contra o Miami Heat, onde o time venceu por 102×91, Chris marcou 19 pontos, pegou 5 rebotes e deu 1 assistência, sendo o cestinha de sua equipe no confronto. Na quarta partida, agora contra o Milwaukee Bucks, o jogador marcou 18 pontos em 33 minutos de quadra, mas não conseguiu evitar a 3ª derrota de sua equipe na temporada.

E na última partida até aqui (28/10), Chris enfrentou o Toronto Raptors e teve sua atuação mais discreta na temporada, onde conseguiu 14 pontos, pegou 4 rebotes e deu apenas 1 assistência. Mas com isso, o novato de Indiana tem médias de 18 pontos, 5 rebotes e 2 assistências na temporada, e na última “NBA Ladder”, ele foi o primeiro colocado para o prêmio de novato do ano.

________________________________________________________

Por Leonardo Pignataria – Fala! PUC-SP