Cosméticos Veganos: Saiba tudos sobre a nova tendência das influencers
Menu & Busca
Cosméticos Veganos: Saiba tudos sobre a nova tendência das influencers

Cosméticos Veganos: Saiba tudos sobre a nova tendência das influencers

Home > Lifestyle > Cosméticos Veganos: Saiba tudos sobre a nova tendência das influencers

Nos últimos tempos, os cosméticos veganos vêm ganhando destaque no mercado de beleza. Esses produtos, contudo, ainda são novidade para muitas pessoas. Isso porque, até pouco tempo, esses cosméticos eram raros e muito caros, atendendo à necessidade de poucas pessoas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, os cosméticos veganos se tornaram mais acessíveis e se tornaram tendência entre muitas influencers.

Mas a dúvida que não quer calar é: o que é um cosmético vegano? Qual a diferença desses produtos para os convencionais? E por que eles vêm ganhando tanto espaço dentro e fora da internet com as influenciadoras digitais? Pensando nisso, a seguir, explicaremos o que é um produto vegano, quais as diferenças entre eles e os convencionais e quais são seus benefícios. Além disso, a Slow Beauty apresenta algumas influenciadoras veganas e seus cosméticos veganos favoritos.

Saiba o que são cosméticos veganos e o por que de se tornaram os queridinhos das influencers.
Saiba o que são cosméticos veganos e o por que de se tornaram os queridinhos das influencers. | Foto: Getty Images.

O que são cosméticos veganos?

Antes de compreender o que são os cosméticos veganos, é preciso entender o que é o veganismo. Isso porque é esse movimento que motivou a criação desses produtos. O veganismo, ou movimento vegano, é um movimento político e social que defende o direito à vida dos animais. Eles acreditam que todos os seres vivos possuem o direito à vida, sem violência ou qualquer tipo de crueldade.

É por acreditarem e lutarem por essa causa, que os veganos cortam de sua alimentação e de seu dia a dia, produtos de origem animal. Por exemplo, uma pessoa adepta ao veganismo não consome carne e derivados de animais e não utilizam produtos que sejam ou possuam ingredientes de origem animal. Sendo assim, essas pessoas buscam por alternativas viáveis e é nesse ponto que surgem os cosméticos veganos.

Os cosméticos veganos, por sua vez, são produtos de beleza que não possuem em sua formulação ingredientes de origem animal. Em cosméticos comuns, é possível encontrar ingredientes como leite, mel, geleia real, cera de abelha, gordura animal, entre outros ingredientes do tipo. Enquanto os cosméticos veganos utilizam ingredientes químicos ou de origem vegetal, em suas composições.

Esses cosméticos, além disso, são do tipo cruelty free, que em português significa livre de crueldade e significa que o produto não foi testado em animais. Nas embalagens, esses tipos de produtos são sinalizados com o selo cruelty free, simbolizado por um coelho. O produto vegano, por sua vez, é simbolizado por uma planta ou por um girassol, além de estar escrito que o cosmético é vegano.

É preciso frisar, no entanto, que um produto vegano sempre será cruelty free. Porém, um produto cruelty free não será, necessariamente, vegano. Outro ponto é que produtos veganos não significam produtos naturais, pois podem conter ingredientes químicos.

Qual a diferença entre cosméticos veganos e os tradicionais?

Existe uma diferença bem simples entre os cosméticos veganos e os cosméticos tradicionais. E o que os difere é justamente sua formulação. Um produto comum utiliza diversos tipos de ingredientes em sua formulação, desde químicos até produtos de origem animal. Os batons, por exemplo, utilizam cera de abelha em suas composições, como uma forma de dar liga à fórmula. Em cosméticos, o uso de geleia real, mel, ácido hialurônico de origem animal, entre outros, estão sempre entre as bases.

Um cosmético vegano, contudo, não usará em sua formulação os ingredientes de origem animal Esses são substituídos por versões químicas ou de origem vegetal. Por exemplo, ácido hialurônico pode ser feito a base de plantas, sendo a versão utilizada por marcas veganas de produtos de beleza. No caso dos shampoos veganos, ao invés de utilizarem leite animal, o leite vegetal ou os óleos entram como substituto. É preciso frisar, entretanto, que produtos veganos não são naturais ou orgânicos, sendo assim, eles podem ser usados em suas fórmulas químicas. Esses produtos podem ser poluentes, além de fazerem mal à saúde humana.

Para garantir que não haja químicos na formulação, o produto além de vegano deve ser natural. Os produtos naturais são caracterizados por sua formulação 100% orgânica, mas que podem conter produtos de origem animal caso não sejam veganos. Por isso, a combinação vegan e natural é a escolha de produto perfeito para quem deseja cuidar de si, dos animais e do meio ambiente.

Quais os benefícios dos cosméticos veganos?

Em tese, os benefícios dos cosméticos veganos são os mesmos que os tradicionais. Isso, se pensarmos nos cuidados com sua pele, cabelo e aparência. Os cosméticos veganos ajudam a hidratar e fazer tudo aquilo que os convencionais fazem, mas sem utilizar produtos de origem animal. Para isso, eles utilizam equivalentes químicos e vegetais, garantindo os cuidados com sua pele e com sua beleza.

Se pensarmos, contudo, nas vantagens para os animais, os produtos veganos são extremamente benéficos. Isso porque ao não utilizarem tais ingredientes, eles não estão causando danos a nenhum tipo de animal. Outro ponto é que ao não utilizarem produtos animais, eles não incentivam o desmatamento para a criação de gados e outros tipos de rebanhos.

Além disso, quando são feitos de forma natural, os cosméticos veganos não utilizam químicos poluentes, nem sem suas formulações ou embalagens. Esses produtos são classificados como clean beauty e, além disso, não causam danos à saúde de seus usuários.

5 influencers e seus cosméticos veganos favoritos para conhecer

Agora que já sabe o que são cosméticos veganos, o que os torna únicos e quais os benefícios eles trazem, está na hora de ir além. Se o mercado de cosméticos veganos se tornou popular nos últimos anos é graças às influencers, que adotaram esse estilo de vida. Muitas começaram a compartilhar com seus seguidores, seus produtos favoritos e incentivar o consumo dos mesmos.

Então, para conhecer melhor esse mercado e as pessoas que o tornaram tão famoso, confira, a seguir, as principais influencers do assunto.

Nátaly Neri

A influencer Nátaly Neri é um dos principais nomes do veganismo na internet. A influencer compartilha com seus seguidores receitas e produtos veganos, além de explicar detalhes sobre o movimento. Outro ponto é que Neri incentiva a sustentabilidade e o skincare vegano, ensinando seus seguidores a criar seus próprios produtos veganos.

Um dos cosméticos veganos favoritos da youtuber é o sérum facial, que possui diversos benefícios para a pele do rosto. Cada formulação de sérum possui ativos que ajudam em algo, alguns promovem a renovação da pele, outros protegem a pele de danos externos, entre outros efeitos. A Slow Beauty, loja de produtos veganos, oferece diversos tipos de séruns faciais veganos.

Entre eles se destacam o Sérum Facial Vitaminico, da marca You and Oil. Ideal para peles danificadas, ele possui um complexo vitamínico com Vitamina A e E, magnésio e óleo de gergelim. Todos esses ingredientes promovem a renovação da pele, sem agredi-la, além de garantir sua hidratação. Outro ponto positivo é que sua fórmula é limpa, ou seja, não possui nenhum tipo de químico.

Para aqueles que desejam um efeito lift, o Serum Instant Eye Lift, da Care Natural Beauty, é a solução. Pensado para ser aplicado na área dos olhos, o produto realiza um efeito preenchedor das linhas finas, mascarando-as. Sua composição é feita a partir de um mix de ativos naturais, que promovem o efeito lift desejado.

Vale Saig

Vale Saig é maquiadora e digital influencer vegana e em suas redes sociais, ela indica maquiagem vegana para suas seguidoras. Em seus vídeos, ela testa produtos, faz uma resenha crítica sobre eles e mostra quais os melhores para serem utilizados.

Entre as maquiagens veganas favoritas da jovem influencer estão as sombras e os batons. A Slow Beauty possui diversas opções de produtos veganos em sua loja. Entre elas está a Sombra Em Bastão – Dubrovnik, da KUNST Cosmetics. Feita com nenhum produto de origem animal, a sombra é perfeita para quem busca um acabamento natural e um smokey eyes perfeito.

Quem busca uma paleta de sombras veganas pode comprar a Paleta De Sombra 6 Cores Terrena Orgânica Vegana, da Cativa Natureza. Com cores em tom de marrom, as sombras são feitas a partir de uma mistura de minerais. Além disso, o produto não contém mercúrio, chumbo, níquel, fragrância e outros químicos nocivos.

Mari Morena

Além de maquiagem vegana e skincare vegano, as influencers também tratam sobre shampoo vegano. Um exemplo é Mari Morena, que dá dicas de produtos para cabelos cacheados e crespos, apenas indicando os melhores produtos veganos.

Para quem deseja um shampoo vegano para cabelo cacheado ou crespo, a Slow Beauty possui opções. Uma delas é o Shampoo Em Barra Hidratante, da B.o.b. A marca de shampoos e condicionadores em barra utiliza apenas produtos naturais em sua formulação, além de embalagens feitas a partir de materiais reciclados.

Outro cosmético vegano é o Shampoo Para Cachos Lcs Low Poo, da marca LCS. O produto preserva o pH dos fios, hidrata-os profundamente, além de nutri-los da raiz às pontas. Além disso, o shampoo vegano garante o brilho e a maciez das madeixas.

Caroline Lye

A cantora e influencer Caroline Lye compartilha, com seus seguidores, seu dia a dia como vegana. Além disso, a jovem compartilha algumas dicas de beleza bem coloridas, uma vez que seu estilo é reconhecido de longe. Para se inspirar na influencer colorida, é possível utilizar alguns produtos vendidos na Slow Beauty.

Para quem deseja colorir os fios, uma tintura vegana é perfeita. Com o Kit Coloração Laces 6.4 Loiro Escuro Cobre, é possível mudar a cor de seu cabelo sem danificá-lo. Feito com 80% de produtos naturais e vegetais, além de tingir ele realça o brilho e maciez dos cabelos, diminui o frizz e possui ação antioxidante.

Agora, para trazer cor para sua make, o Batom Matte – Vienna é ideal. Da marca KUNST Cosmetics, o batom é de longa duração e possui uma fórmula vegana. Ele possui uma textura aveludada e efeito matte.

Juliana Góes

A ex-BBB Juliana Góes vem investindo em sua carreira de influencer, falando um pouco sobre sustentabilidade e veganismo. Com dicas de skincare vegano, ela busca os melhores produtos do mercado para indicar para seus seguidores. Entre os produtos indicados por Góes estão hidratantes e máscaras.

Na Slow Beauty, um dos melhores hidratantes é o Hidratante Facial Maria da Selva, da marca Cativa Natureza. O hidratante deixa a pele luminosa, combate sinais suaves de envelhecimento e reduz a vermelhidão de pele sensíveis. Ele é feito de andiroba, tea tree, coco, jasmim manga, gardenia, damasco, lavanda, maçã, baunilha, jasmim, cravo, angélica, laranja, laranja doce, gengibre e cardamomo.

Entre as máscaras está a Máscara Facial Lavanda, da marca LCS. Em sua formulação é possível encontrar argila branca, lavanda, sálvia e óleo de lavandula. Ela promove uma renovação celular, garantindo uma pele luminosa e macia.

Agora que já sabe tudo sobre cosméticos veganos, conferiu as principais influencers do assunto e seus produtos favoritos, está na hora de correr e garantir o seu na Slow Beauty!

_________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas