Coronavírus: Cocaína não mata o vírus
Menu & Busca
Coronavírus: Cocaína não mata o vírus

Coronavírus: Cocaína não mata o vírus

Home > Lifestyle > Saúde > Coronavírus: Cocaína não mata o vírus

Desde o início da epidemia do Coronavírus, circulam muitos rumores sobre remédios para curar o vírus. As redes sociais estão se tornando o local ideal para os difusores de fake news e um deles despertou o interesse do governo francês, na Europa.

CORONAVÍRUS: ENTENDA O QUE É FATO E O QUE É FAKE

Cocaína não mata o vírus do coronavírus.
Cocaína não mata o vírus do coronavírus. | Foto: Reprodução.

Em 3 de fevereiro, Bizzle Osikoya, um empresário nigeriano, compartilhou uma imagem que deixou os internautas intrigados. O empresário compartilhou a imagem de um relatório falso que afirmava que a cocaína poderia matar o vírus.

Para combater a falsa notícia, o Ministério da Solidariedade e Saúde rapidamente compartilhou uma nota:

Não, a cocaína não protege contra o COVID19. É uma droga viciante que causa efeitos colaterais graves e prejudiciais à saúde das pessoas.

Afirma o Ministério da Solidariedade e Saúde

A fraude é o resultado de uma montagem em um gerador de Breaking News, conforme explicado pela associação austríaca Mimikama. Com essa ferramenta, o usuário pode criar um título e um banner e, assim, imitar a configuração de imagens dos canais de informação. Para dar mais credibilidade à fonte, Bizzle Osikoya fotografou a tela do computador.

A guerra do Twitter contra as fake news está longe de terminar. A rede social fez a aquisição da empresa Fabula AI, em 2019, para combater o fenômeno. No entanto, algumas publicações ainda conseguem passar pela análise ainda assim.

Na França, apenas informações falsas que possam perturbar a ordem pública e afetar a imparcialidade das pesquisas podem ser relatadas. Este mês, a plataforma lançou a rotulagem de conteúdos falsos e vários tweets já pagaram o preço por essa nova política.

Donald Trump chegou a ver uma de suas publicações rotulada como “mídia manipulada”, agora, com relação ao coronavírus COVID-19, o Twitter contacta o site do governo francês e as informações relacionadas ao vírus para delatar informações possivelmente falsas.

‘007 – SEM TEMPO PARA MORRER’ É ADIADO POR 7 MESES POR CORONAVÍRUS

No Brasil, a notícia de que o Loló, droga semelhante ao Lança-Perfume, curava o Coronavírus também circulou nas redes sociais durante o Carnaval. Um áudio começou a circular pelos aplicativos de mensagem.

Loló não cura o coronavírus..
Loló não cura o coronavírus. | Foto: Reprodução.

A droga é usada por inalação e, de acordo com a informação falsa, seria a cura para o coronavírus. Apesar de se parecer com uma piada, a mensagem ganhou grande repercussão. No entanto, a droga, uma mistura de éter e clorofórmio, além de não curar a doença, representa um grande risco para a saúde e é proibida pelas autoridades.

Tags mais acessadas