A Coréia do Norte intrigou o mundo ao revelar para a imprensa que não possui casos de coronavírus no país, e a informação foi confirmada pela OMS, organização mundial da saúde. No entanto, o país faz fronteira com China, que confirmou mais de 80 mil casos, e com a Coréia do Sul, que atualmente possui mais de 10.500 pessoas com a doença.

Entenda o motivo de a Coréia do Norte não ter casos de coronavírus
O regime fechado na Coréia do Norte reafirmou no último dia 12 que o país está livre do novo coronavírus, doença pandêmica que já afeta mais de 185 países ao redor do globo terrestre. O novo coronavírus já afetou mais de 2 milhões de pessoas no mundo, causando em torno de 115 mil mortes até agora.
Em janeiro, assim que o vírus foi detectado pelos chineses, a Coréia do Norte anunciou que estava fechando as fronteiras com a China e adotando medidas ainda rígidas de isolamento no país. No entanto, devido ao regime totalitário, sem liberdade de expressão e imprensa, é difícil saber o que ocorre no país.
Adotamos medidas preventivas e científicas, como inspeções e quarentenas, para todas as pessoas que chegaram no país. Desinfetamos os produtos, bloqueamos fronteiras e bloqueamos todas as rotas marítimas e aéreas.
Disse Pak Myong-Su, diretor do Departamentos de Epidemias da Coréia do Norte
De acordo com o jornal Estadão, especialistas demonstraram-se preocupados com a possibilidade do novo coronavírus adentrar a Coréia do Norte pois, devido a ditadura implementada no país, a população vive em situação de extrema pobreza, e o vírus poderia causar grandes danos a região. O ditador Kim Jong-un também comentou em março sobre “graves consequências” do coronavírus no país.