Copa São Paulo de Futebol Júnior: Confira grupos e sedes da competição
Menu & Busca
Copa São Paulo de Futebol Júnior: Confira grupos e sedes da competição

Copa São Paulo de Futebol Júnior: Confira grupos e sedes da competição

Home > Notícias > Esporte > Copa São Paulo de Futebol Júnior: Confira grupos e sedes da competição

O torneio está marcado para acontecer entre os dias 02 e 25 de janeiro

A taça e o novo logo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, de 2022.
A taça e o novo logo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, de 2022. | Foto: Divulgação/FPF.

Nesta segunda-feira (13), a Federação Paulista de Futebol anunciou todos os 32 grupos e sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que volta a ser disputada após um ano de intervalo. A divulgação aconteceu em uma transmissão ao vivo da própria federação pelo YouTube. A Copinha, como ela é mais conhecida, está programada para começar no dia 02 de janeiro de 2022, com a final marcada para 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, 128 clubes do Brasil inteiro disputam o torneio. O estádio da grande decisão ainda não está definido.

Saiba mais sobre a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do mundo

Principais equipes

Jogadores da equipe sub-20 do Corinthians comemorando um gol.
Jogadores da equipe sub-20 do Corinthians comemorando um gol. | Foto: Reprodução.

Por conta da não realização da competição em 2021, que não pode ser disputada devido a pandemia de Covid-19, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 será de categoria sub-21. Ou seja, atletas nascidos em 2001 poderão disputar esta edição, já que não tiveram a oportunidade de participar neste ano.

Dessa forma, equipes que possuem categorias de base fortes estarão com o elenco ainda mais fortalecido para a disputa da Copinha. É o caso do Flamengo, que irá reunir os destaques do time sub-17, como Matheus França, Victor Hugo, Petterson e Mateusão, com os ótimos atletas de uma categoria acima, caso do atacante Werton e do zagueiro Otávio.

O Fluminense também está trazendo uma equipe forte, com destaques para o lateral-esquerdo Jefté, o meia Arthur e os atacantes Matheus Martins e John Kennedy. Os meninos da Vila Belmiro vão buscar o tetracampeonato, contando com a experiência do meia Lucas Lourenço, do talento dos atacantes Renyer e Rwan Seco e uma pitada de espanhol com o zagueiro boliviano Leonardo Zabala e o meia venezuelano Matías Lacava.

O maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 10 títulos, o Corinthians, está no grupo 15, sediado em São José dos Campos, ao lado de Resende, River do Piauí e São José de Porto Alegre. Em busca da sua primeira taça, o Palmeiras ficou no grupo 28, em Diadema, junto com Água Santa, Assú-RN e Real Ariquemes-RO. Já o São Paulo, tetracampeão em 2019, está no grupo 21, com São Caetano (dono da sede), CSE-AL e Perilima-PB.

Atual detentor do troféu, o Internacional está no grupo 25, em Mogi das Cruzes, ao lado de União Mogi, Portuguesa e São Raimundo-RR. Já o seu rival Grêmio está situado em Jaú, no grupo 10, com o XV de Jaú, o Mixto-MT e o Castanhal-PA. Campeão da Copa do Brasil sub-20 neste ano, o Coritiba ficou no grupo 32, na capital paulistana, junto com Nacional-SP, Capivariano e Real Brasília.

Clássicos locais

Grupo 11, situado em São Carlos, apresenta dois clubes da cidade na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Grupo 11, situado em São Carlos, apresenta dois clubes da cidade na Copa São Paulo de Futebol Júnior. | Foto: Reprodução.

Em algumas equipes da Copinha, dois clubes da mesma cidade irão se enfrentar já na fase de grupos, prometendo confrontos equilibrados e com muita emoção envolvida. É o caso de São Carlos, sede do grupo 11, que irá abrigar o São Carlos Futebol Clube, fundado em 2004 e que já foi bicampeão da quarta divisão paulista (2005 e 2015), e o Grêmio Desportivo Sãocarlense, tradicional time criado nos anos 70 e refundado em 2016, que já teve jogadores marcantes vestindo a sua camisa, como Paulinho McLaren, Vagner Mancini, Marco Antônio Boiadeiro e Giovanni.

Outra situação semelhante acontece no grupo 26, com o Flamengo de Guarulhos, fundado em 1954 em homenagem ao seu homônimo do Rio de Janeiro, e a Associação Desportiva Guarulhos, também tradicional (de 1964), que disputarão o Derby Guarulhense. Por fim, no grupo 27, o Mauá Futebol Clube, fundado em 2017, rivaliza com o Grêmio Esportivo Mauaense, criado em 1981 e que já teve o ex-jogador Biro-Biro como seu treinador.

Novos projetos

Falcon Futebol Clube, do Sergipe, campeão estadual com apenas um ano de existência (Foto: Reprodução / Destaque Notícias)

Se a Copa São Paulo de Futebol Júnior é um torneio que reúne equipes centenárias e tradicionais do interior de São Paulo e do país inteiro, ela também abre espaço para novos clubes e projetos se mostrarem nacionalmente e provarem o seu valor.

É o caso do Falcon Futebol Clube, localizado na cidade Barra dos Coqueiros, no Sergipe. Fundado em 23 de novembro de 2020, ele conquistou o título do Campeonato Sergipano Série A2 no profissional, o que lhe rendeu um acesso à elite do estado em 2022, além de ter sido vice-campeão do mesmo torneio no sub-20.

Outro exemplo é o do Aster Brasil Futebol Clube, criado em 5 de setembro de 2018, na capital Vitória, no Espírito Santo. Neste ano, a equipe profissional foi vice-campeã da Copa Espírito Santo, passando muito perto de conseguir uma vaga na próxima Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Os capixabas garantiram vaga na Copinha após serem campeões estaduais sub-20.

Por fim, o Canaã Esporte Clube, fundado em 2018 na cidade de Irecê, na Bahia, é mais uma equipe de pouca idade a ascender do futebol nacional, já tendo disputado a segunda divisão do Campeonato Baiano em duas oportunidades.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Univeridades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas