quarta-feira, 24 abril, 24
HomeLifestylePor que 'Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis' não estreou na...

Por que ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’ não estreou na China?

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) a apresentar um herói asiático. Com produção de Kevin Feige, lançado em 4 de setembro, o filme da Fase 4 da Marvel introduz Shang-Chi, interpretado pelo ator sino-canadense Simu Liu.O herói, de origem chinesa, que após anos longe das suas origens é atraído por seu pai Xu Wenwu (Tony Leung), líder da organização Dez Anéis, de volta ao território chinês. A narrativa se desenvolve conforme Shang-Chi, sua irmã Xialing (Meng’er Zhang), e melhor amiga Katy (Awkwafina) buscam encontrar a vila natal da mãe do herói, Jiang Nan (Michelle Yeoh), antes de Wenwu.

Apesar da representação asiática na narrativa e no elenco, o filme não estreou na China. A produção já era alvo de críticas e desconfiança pelo mercado chinês devido aos quadrinhos originais do herói. Nas primeiras publicações, Fu Manchu, pai do personagem, foi construído de forma a reforçar estereótipos preconceituosos enfrentados pela população chinesa.

Kevin Feige, produtor executivo do filme e presidente da Marvel Studios, comentou o assunto em entrevista a Variety, em agosto deste ano. Ele deixou claro que o personagem não estaria no filme como pai de Shang-Chi, nem como outro personagem, e ainda reforçou o fato da Marvel não possuir os direitos sobre Fu Manchu e nem interesse em adquiri-los.

Feige ainda rebateu outra crítica constante sobre a narrativa, Shang-Chi ter abandonado o país de origem e recomeçado sua vida nos Estados Unidos. O produtor comentou sobre a como a decisão foi construída como uma falha do personagem, uma decisão equivocada, e não uma forma dele negar suas origens asiáticas.

Em setembro, a incerteza aumentou, surgiram falas de 2017 de Simu Liu sobre o país. O ator, em entrevista, compartilhou a memória de seus pais falando sobre a vida na China comunista, sobre as dificuldades e sobre pessoas morrendo de fome, o ator também chamou o país de “um país do terceiro mundo”.

Os comentários somados às dúvidas sobre a narrativa teriam fechado a decisão do mercado chinês de não estrear o filme do herói em seus cinemas locais, que hoje representam o maior mercado de cinema do mundo, superando os Estados Unidos.

Um dos maiores sucessos da Marvel, "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", não estreou na China.
Um dos maiores sucessos da Marvel, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, não estreou na China. | Foto: Reprodução.

O sucesso de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

A representatividade de um protagonista não ocidental, a incerteza sobre a estreia nos cinemas chineses e as críticas vindas da mídia do país, fizeram o filme ser apontado como um possível “flop” do ano da Marvel, mas a estreia foi o contrário.

O filme marcou 98% de aprovação do público e 91% da crítica com mais de 300 reviews, no Rotten Tomatoes, website que agrega críticas sobre cinema e televisão e é usado como métrica para medir o sucesso dos lançamentos. A bilheteria, mesmo sem contar com os números do mercado chinês, chegou a ser a maior arrecadação do ano, superando Viúva Negra, também da Marvel, e já acumulando mais de 430 milhões de dólares.

Na última segunda-feira, 6 de dezembro, a Deadline divulgou a confirmação da sequência de Shang-Chi, ainda sem previsão de estreia ou início da produção, com Destin Daniel Cretton de volta como roteirista e diretor.

_______________________________________________________

Por Isabelle Pelozzo – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS