Copa América será realizada no Brasil?
Menu & Busca
Copa América será realizada no Brasil?

Copa América será realizada no Brasil?

Home > Notícias > Esporte > Copa América será realizada no Brasil?

Dentre polêmicas e trocas de sedes, a Copa América vem causando discórdia nos bastidores e nas redes sociais, após trocarem 2 vezes de sede, o Brasil foi o lugar escolhido para sediar a competição. Porém, após polêmicas envolvendo a CBF, jogadores das seleções e o próprio presidente da república Jair Messias Bolsonaro (sem partido), a realização ficou por diversas vezes uma incógnita e ainda há o questionamento se o campeonato conseguirá ser realizado inteiramente no país. Entenda as polêmicas:

Covid-19 no Brasil  

O país é um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 no mundo, com quase 486 mil mortes ao todo, é o segundo lugar com maior número de mortes pela doença, somente atrás dos Estados Unidos. Além disso, o país ainda segue com um alto número de mortes diárias, atingindo quase 2 mil mortes por dia. O número de vacinados também é baixo se comparado a outras nações, somente 11,2 % da população tomaram as duas doses da vacina e 25,2% das pessoas tomaram pelo menos a primeira dose.

Presidente Bolsonaro 

Também há o envolvimento da política brasileira no caso, o presidente Jair Bolsonaro aceitou com prontidão o convite para sediar a Copa América. Fala-se muito sobre a intenção de desviar o foco da CPI da Covid, que busca entender quem são os principais culpados pelos números alarmantes da pandemia.

E nas últimas semanas, Bolsonaro está sofrendo uma pressão gigantesca, visto que, além de defender o uso de medicamentos que não têm comprovação de efetividade contra a doença e agora defender que não haja mais obrigatoriedade no uso de máscara para parcela da população, recusou, por diversas vezes, a compra de imunizantes para o país.

Copa América
A Copa América será realizada no Brasil? | Foto: AFP.

Polêmicas na CBF  

A maior entidade de futebol do país também vive um momento conturbado. O presidente da entidade, Rogério Caboclo, foi afastado do seu cargo após denúncia de assédio sexual e moral a uma funcionária, alguns jogadores e jogadoras da seleção brasileira, junto às comissões técnicas, manifestaram-se sobre o descontentamento e repulsa tanto sobre o caso quanto sobre a realização da copa.

Antes do amistoso contra a seleção da Rússia, a seleção feminina entrou com uma faixa escrita “Assédio Não” para mostrar seu posicionamento e repulsa aos atos cometidos pelo agora ex-presidente da CBF. A jogadora Marta, 6 vezes eleita a melhor jogadora do mundo, dada como a melhor de todos os tempos e uma grande figura na luta feminista, se posicionou publicamente sobre o caso:

Foi uma decisão em conjunto, a gente tem uma comissão que é muito alinhada com as atletas, então a gente resolveu mostrar a nossa opinião nesse sentido. Somos obviamente contra qualquer tipo de assédio. Sem fazer pré-julgamentos, os fatos estão aí para serem apurados, mas a gente necessitava mostrar nossa posição.

Disse Marta à Rede Globo.  

Jogadores de diversas seleções com receio de jogar a Copa América

Por diversas vezes, foi noticiado o descontentamento de jogadores, tanto da seleção brasileira quanto de outras seleções, com a realização da Copa América. Para eles, a realização não foi previamente organizada e que há um sério risco dos jogadores se contaminaram enquanto participam da competição.

O jogador Casemiro, capitão da seleção brasileira, falou após o jogo contra o Equador: “Todos sabem qual é o nosso posicionamento sobre a Copa América no Brasil. Mais claro, impossível. Queremos expressar nossa opinião depois do jogo contra o Paraguai. Não sou eu, não são os jogadores da Europa. São todos os jogadores, com o Tite…”.

Apesar disso, após o jogo contra o Paraguai, os boatos foram acalmados e os jogadores soltaram uma nota formulada pela assessoria de imprensa da seleção, confirmando a participação no torneio.  

Últimas notícias 

A seleção Venezuelana confirma que 13 pessoas da sua comissão, contando jogadores e corpo técnico, foram contaminados pela Covid-19 já aqui no Brasil, a equipe estava hospedada em Brasília para o confronto contra o Brasil, que ocorreu no domingo (13) às 18h, no horário de Brasília. Isso demonstra, de fato, como o país não estava preparado para a realização da competição.  

Mas, enfim, a Copa América está confirmada?  

A Copa América ocorrerá, sim, no país, porém não há a certeza se a competição conseguirá ser realizada integramente no Brasil. Mas tudo indica que sim, visto que o governo local não demonstrou preocupação com a propagação da doença, nem com a população brasileira.

__________________________
Por Murilo Frota Monforte – Fala! Cásper

Tags mais acessadas