Conteúdo: o que é, benefícios e principais estratégias de marketing para a criação
Menu & Busca
Saiba criar um conteúdo otimizado, entenda estratégias e melhore seu desempenho!

Saiba criar um conteúdo otimizado, entenda estratégias e melhore seu desempenho!

Home > Notícias > Mercado > Saiba criar um conteúdo otimizado, entenda estratégias e melhore seu desempenho!

Entenda como a criação de conteúdos relevantes pode ajudar na expansão de seus negócios, além da importância da estratégia de marketing de conteúdo para atrair novos clientes de uma forma prática e inovadora nas mídias sociais.

conteúdo o que é
A criação de conteúdos pode ser essencial para seus negócios. | Foto: Pexels.

O que é conteúdo?

Conteúdo pode ser definido como um grupo de conhecimentos, valores, habilidades ou informações que visam o desenvolvimento de algo, abordando conceitos e princípios. 

Também é o conjunto de ideias que apresenta alguma obra, sendo expressado a partir de um texto, composto a partir de diferentes temas e dados. Com o advento da internet e o desenvolvimento de estratégias de marketing, o termo passou a ser utilizado para se referir a conteúdos que são publicados nas mídias sociais, com o propósito de informar e atrair cada vez mais um número maior de clientes para sua marca ou serviço.

O que é marketing de conteúdo?  

conteúdo
Estratégias de marketing podem auxiliar na divulgação de seus conteúdos. | Foto: Pexels.

O conceito de marketing de conteúdo pode ser ilustrado como o combustível do inbound marketing ou estratégias de produção de conteúdos para um determinado público, onde você auxilia os usuários durante o processo da compra e os atrai de uma maneira espontânea e natural. Foi somente neste século que as ideias foram apresentadas e sua concepção começou a ser estudada e analisada. 

Sua definição equivale a informar o público para que se interessem pela sua marca e a reconheçam como referência, visando que se tornem seus futuros clientes. Porém, suas representações já eram aplicadas antes do início da ascensão da era digital, na qual sua estratégia já existia mesmo no offline. Para se preparar melhor ao criar estratégias é necessário: 

  • Trabalhar em torno de métricas tangíveis: demonstre como a criação de conteúdos através do marketing é eficiente para abrir oportunidades em seus negócios, visando aumentar as vendas e diminuir os custos de conquista de novos clientes; 
  • Neutralizar obstáculos: no mercado é necessário estar preparado para conviver com objeções e respectivamente com o tempo e o custo perdido com elas; 
  • Utilizar dados estratégicos:  sua marca pode ter menos custos na aquisição de mídia, pois o marketing de conteúdo direciona o tráfego orgânico para o site. Uma das principais vantagens de seu uso é a capacidade de gerar leads, onde quanto mais autoridade sobre um assunto, maior serão os leads;
  • Planejar as ações: organize um calendário para as postagens dos conteúdos. Com isso você poderá economizar e seus funcionários terão a oportunidade de conhecer melhor as particularidades de cada produto e do marcado para dissertar sobre o que é mais atraente para os consumidores.

Como surgiu a produção de conteúdo?

Surgiu em 1895 quando a empresa John Deere, que era líder no ramo de máquinas para agricultura, publicou a revista The Furrow, onde a divulgação ainda permanece em circulação até os dias atuais e hoje tem foco em conteúdos sobre agricultura. Com a The Furrow, a empresa começou a arriscar e ao invés de ficar criando muitos anúncios e forçando o consumo dos produtos e serviços oferecidos, optou por compartilhar conteúdos com as pessoas que tinham interesse no assunto. 

Sendo assim, a revista desenvolve todos os conceitos da proposta, como persuadir em uma futura decisão de compra dos produtos, educar o público-alvo a partir dos conteúdos e aprimorar sua autoridade no assunto abordado, gerando uma confiança em torno de sua marca ao divulgar conteúdo.

Qual a importância da criação de conteúdo?

Criar conteúdos significa ter a capacidade de afetar o público de diversas formas. Nos dias atuais, onde vivemos em um cenário de dominação do digital, as marcas que almejam se destacar precisam se preocupar com a criação de conteúdos, mas estes devem ser focados principalmente em qualidade e relevância. 

Dessa forma, os conteúdos têm que se adequarem de acordo com as tendências de mercado e se moldarem de acordo com os interesses de seu público-alvo, novos comportamentos do digital e os objetivos de sua empresa. 

Para não passar despercebido em meio a um grande fluxo de informações e conteúdos presentes nas mídias sociais, você precisa que seus produtos atinjam um grande público dos modos mais distintos possíveis. Assim, deverá garantir de que seus conteúdos foram distribuídos no melhor momento, para as pessoas certas e da forma que deseja. 

Em resumo, a criação de conteúdos faz com que as empresas se mantenham sempre visíveis ao mercado, para se aproximar e desenvolver uma identidade junto ao público.

Produção de conteúdo para blog

conteúdos
Produzir conteúdos em um blog é importante para uma boa estratégia de marketing. | Foto: Pixabay.

Desenvolver conteúdos para um blog de sua empresa é uma ação fundamental para criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. 

Mesmo podendo pensar que o blog pode ter se tornado ultrapassado com o advento das redes sociais, existem casos de muitos clientes que conseguiram expandir seus negócios através dele e cada vez mais tem se mostrado um caminho de eficácia. Tudo isso ocorre por causa que em um blog você pode ter o controle total em todas as etapas do marketing de conteúdo em seu domínio próprio. 

Também se trata da forma mais comum de atrair algo na internet, com a geração de bons conteúdos e SEO otimizado, o blog é um ótimo modo de conseguir tráfego, mas você também pode consegui-lo com um satisfatório relacionamento através das mídias sociais. 

O blog pode ser muitas vezes o segredo para atrair novos clientes. Dessa forma, é fundamental que ele ganhe a atenção do público com conteúdos relevantes para conquistar futuros clientes.

Conheça o Fala Content

O Fala Content é uma plataforma de marketing digital e criação de conteúdo online que entrega audiência e os melhores resultados para sua empresa através de autoridade e tecnologia. Preparam universitários do país todo para produzirem conteúdos estratégicos e com alto potencial de viralização na web, por meio de SEO. Dessa forma, seus negócios ganham destaque com o site de sua empresa na primeira página do Google, potencializando suas vendas. Não deixe de conferir e coloque sua empresa a frente com uma boa estratégia de conteúdo. 

___________________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas