Arteterapia: Entenda como a arte pode ser usada como terapia
Menu & Busca
Arteterapia: Entenda como a arte pode ser usada como terapia

Arteterapia: Entenda como a arte pode ser usada como terapia

Home > Lifestyle > Saúde > Arteterapia: Entenda como a arte pode ser usada como terapia

Todos sabem que a arte faz bem para a mente, além de ser um hobbie saudável e que muitas pessoas se tornaram adeptas. O que poucos sabem, contudo, é que ela pode se tornar meio de cura, sendo utilizada por muitos como um método de terapia. 

A seguir, saiba mais sobre a arteterapia, modalidade terapêutica que vem sendo utilizada cada vez mais na atualidade.

A arteterapia é uma modalidade terapêutica que mistura arte e saúde mental.
A arteterapia é uma modalidade terapêutica que mistura arte e saúde mental. | Foto: Freepik.

Você já ouviu falar sobre Arteterapia? 

A arte faz parte da vida das pessoas desde a antiguidade, mas como uma forma de terapia ela começou a ser usada a partir do século XIX. O arteterapeuta é a pessoa responsável por aplicar técnicas de arteterapia em crianças, adultos e idosos, em ambientes como escolas, clínicas e hospitais.

É uma modalidade terapêutica, que tem por objetivo estimular a expressão dos sentimentos em forma de arte, de uma maneira mais leve e espontânea, seja na pintura, no teatro, na música ou até mesmo na dança. É também uma boa maneira de resolver problemas internos com a ajuda de técnicas de expressões artísticas.

Muitas pessoas não conseguem se expressar com palavras, porém através da arte as chances aumentam, ela pode desenhar como se sente, o que está pensando. Isso pode ser feito também através da música para orientar as emoções e aprender a regulá-las. Por exemplo, se a pessoa está triste e escreve uma poesia, uma música, faz uma pintura ou até mesmo um artesanato, isso pode fazer a pessoa se sentir melhor, já que ela pode descontar sua raiva, ansiedade e outros sentimentos através desses meios e assim se sentir melhor. 

Então, a arte pode servir tanto para a pessoa expressar seus sentimentos, quanto para ela se sentir melhor.  Além disso, as crianças apresentam mais dificuldades para expressar o que sentem e a arteterapia pode ajudá-las a expressar essas dificuldades, frustrações e até mesmo afetos e assim aflorar o que a criança tem de melhor.

A arteterapia é um método muito importante e que ajuda milhares de pessoas que estão passando por dificuldades emocionais e psicológicas.

___________________________________________________

Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

Tags mais acessadas