sábado, 20 abril, 24
HomeLifestyleConheça quais foram as primeiras astronautas mulheres

Conheça quais foram as primeiras astronautas mulheres

Profissão que explora o espaço e estuda os planetas. Conheça, agora, as primeiras mulheres astronautas

Viver e trabalhar no espaço é, no mínimo, desafiador. Já ouvimos falar na cachorrinha Laika que foi enviada para o espaço e também no primeiro homem americano que pisou e colocou a bandeira dos Estados Unidos na Lua. Mas, nesta profissão tão difícil, é importante ressaltar a importância e o contexto histórico que essas mulheres enfrentaram ao se tornarem astronautas. Em 1963, a primeira mulher voou ao espaço, porém isso só foi se tornar comum depois da década de 80.

Primeiras astronautas mulheres. | Foto: Reprodução.

Primeiras astronautas mulheres

Valentina Tereshkova

De origem russa, Valentina foi a primeira mulher a ter ido para o espaço em 16 de junho de 1963. Nasceu em uma fazenda perto de Moscou (capital da Rússia), seu pai, que era motorista de trator, havia falecido na guerra contra a Finlândia em 1940.

Aos 16 anos, Tereshkova abandonou a escola para trabalhar em uma fábrica. Aos 22, entrou para uma escola de paraquedismo e realizou 200 saltos. Sua história como astronauta começou dois anos depois, quando os soviéticos decidiram mandar uma mulher ao espaço antes dos estadunidenses.

Militares encontraram Valentina em uma lista de membros de escola de paraquedismo, pois, nos primeiros voos, os pilotos tinham que sair da nave de paraquedas, devido ao risco de aterrissagem. Tereshkova se encaixou nos requisitos e foi convidada.

No total, foram 71 horas em órbita, ou seja, 48 horas ao redor da terra. Embora tenha continuado no programa espacial, seu papel era mais de apoiar a presença das mulheres na ciência e nunca mais saiu da terra.

Svetlana Savitskaya

Foi a segunda mulher a ir ao espaço, dezenove anos depois de Valentina. Foi também a primeira mulher a realizar duas viagens ao espaço e a primeira mulher a efetuar uma caminhada espacial. Seu pai foi um piloto condecorado durante a II Guerra Mundial, se tornou vice-comandante supremo da Defesa Áerea Soviética.

Sem conhecimento dos seus pais, começou a praticar o paraquedismo. Quando seu pai descobriu, a encorajou a ir adiante. Aos 17 anos, já tinha realizado 450 saltos. Graduou-se como instrutora de voo e, em 1979, participou de uma seleção para a criação do segundo grupo de cosmonautas femininas soviéticas.

No ano seguinte, foi oficialmente incorporada. Com duas missões realizadas e diversos elogios, Svetlana obteve muito sucesso em sua carreira.

Sally Kristen Ride

Nascida em Los Angeles, foi uma astronauta dos Estados Unidos e a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço. Formada em Física e Inglês pela Universidade de Stanford, Ride foi uma das oito mil mulheres que responderam a um anúncio da NASA para selecionar o primeiro grupo de astronautas femininas em 1978. Ela completou o curso de qualificação no ano seguinte e atuou como CAPCOM (o comunicador com a nave e a tripulação em voo direto de Houston).

Em junho de 1983, Ride entrou para a história como a primeira americana a subir ao espaço, na missão STS-7, que colocou dois satélites de comunicação e realizou experimentos farmacêuticos a bordo de um ônibus espacial.

Assim como as três mulheres citadas, outras diversas também obtiveram sucesso em suas carreiras como astronautas. Antigamente, mulheres na ciência não eram algo comum, mas, hoje, podemos dizer que essa tendência cresceu, pois as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço de acordo com as suas capacidades e devemos reconhecer que tanto na ciência, quanto em outras áreas, é necessário o respeito.

Toda profissão é digna e todo o conhecimento é valido. Seja entre homens e mulheres, direitos são iguais para todos.

Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul