26 podcasts produzidos por mulheres para ouvir no Spotify
Menu & Busca
26 podcasts produzidos por mulheres para ouvir no Spotify

26 podcasts produzidos por mulheres para ouvir no Spotify

Home > Lifestyle > 26 podcasts produzidos por mulheres para ouvir no Spotify

O podcast está em ascensão no Brasil. De acordo com uma pesquisa promovida pela plataforma de streaming Deezer, em 2019, o consumo da mídia cresceu 67% no país, levando em conta dados de reprodução de agregadores específicos do formato, assim como de outras plataformas de streaming como Spotify, Apple e Google. Novos dados confirmam que, em 2020, os podcasts ganharam ainda mais audiência.

Segundo a nova pesquisa da Deezer, 43% dos brasileiros afirmam terem entrado em contato com o formato pela primeira vez durante a quarentena causada pelo Covid-19. Dessa forma, em homenagem ao Dia Nacional do Podcast, celebrado em 21 de outubro, esta matéria traz uma lista com 26 dos melhores podcasts brasileiros, para saudar os antigos e novos ouvintes da mídia em expansão.

A seleção, porém, além da qualidade, levou também em consideração um recorte de gênero, em apoio a #MulheresPodcasters. A campanha, criada por Ira Croft, do podcast Ponto G, tem por objetivo unir e divulgar os trabalhos de mulheres brasileiras que encontraram no formato uma nova e simples forma de exercer sua liberdade de expressão e fazer circular seus conhecimentos, vivências, pautas e ideias. A partir do bot do Twitter @MulheresPod e de outras mídias como o telegram, a iniciativa busca criar comunidades de trocas a partir dos podcasts feitos por mulheres tanto no âmbito virtual quanto para além dele.

A lista, a seguir, apresenta, assim, indicações de conteúdos dos mais diversos tipos veiculados por essas mulheres no Spotify, o mais popular serviço de streaming, que pautam desde política até sexualidade, a fim de  incentivar a produção e a audiência da podosfera feminina e feminista brasileira. 

Podcasts produzidos por mulheres no Spotify

Cultura

Feito por elas
Podcast Feito por elas. | Foto: Reprodução.

Feito por elas tem como objetivo debater, divulgar e criticar os trabalhos feitos por mulheres no cinema.

As Mathildas
As Mathildas. | Foto: Reprodução.

As Mathildas é um podcast sobre arte, cultura, audiovisual e entretenimento, que traz como pilar principal o olhar das mulheres.

podcasts
Méxi-ap. | Foto: Reprodução.

No Méxi-ap, a cada episódio, Glênis conversa com pessoas criativas sobre o que elas estão lendo, assistindo, ouvindo e pensando.

Podcasts Tinha que ser mulher
Podcast Tinha que ser mulher. | Foto: Reprodução.

Tinha que ser mulher propõe a desconstrução da literatura feita por mulheres em debates quinzenais.

Quarta Parede
Quarta Parede. | Foto: Reprodução.

A cada episódio, o Quarta Parede debate a fundo um personagem fictício, numa conversa descontraída e intimista que, como dizem as apresentadoras, quase poderia ser um áudio do WhatsApp.

Mulheres que escrevem
Mulheres que escrevem. | Foto: Reprodução.

Mulheres que escrevem é um programa de leitura e debate de literatura feita por mulheres.

Política

podcasts de política
Grifa. | Foto: Reprodução.

Com o slogan “Feminismo fora da estante”, o Grifa se propõe a ser um clube do livro feminista. Nos episódios, livros clássicos do feminismo marxista são debatidos de forma aprofundada e, ao mesmo tempo, leve.

podcasts Feminismo e Marxismo
Feminismo e Marxismo. | Foto: Reprodução.

Uma iniciativa do jornal Esquerda Diário e do grupo de mulheres Pão e Rosas, Feminismo e Marxismo traz debates importantes acerca do tema.

Grada Kilomba
Kilombas. | Foto: Reprodução.

Comandado por três mulheres negras, o Kilombas, inspirado na obra da teórica portuguesa Grada Kilomba, traz debates sobre negritude e feminismo sob a perspectiva descolonial da mulher negra.

Isa Penna podcasts
Uma sobe e puxa a outra. | Foto: Reprodução.

Uma iniciativa da Mídia NinjaUma sobe e puxa a outra traz entrevistas com mulheres diferentes sobre as pautas específicas de suas comunidades e realidades.

podcasts olhares
Olhares. | Foto: Reprodução.

O podcast Olhares tem como objetivo descontruir a visão da sociedade sobre as mulheres e, a partir do feminismo, atribuir novos olhares.

podcasts mais famosos
Outras Mamas. | Foto: Reprodução.

No Outras Mamas, Babi Miranda e Thais Goldkorn conversam sobre diversos assuntos caros ao feminismo sob uma perspectiva anticapitalista e vegana.

Saúde

podcasts de saúde
Ginecologia Natural, um dos podcasts focados em saúde. | Foto: Reprodução.

Em Ginecologia Natural, a médica ginecologista Bel Saide ensina sobre essa importante visão sobre a saúde da mulher, ainda tão pouco conhecida.

Ventre Nós
Ventre Nós. | Foto: Reprodução.

Em Ventre Nós, duas jornalistas entrevistam especialistas e recolhem relatos para debater sobre a saúde física e mental do corpo feminino, de forma a promover autoconhecimento e autoestima de mulheres.

podcasts de saúde mental
Acenda sua Luz. | Foto: Reprodução.

Em Acenda sua Luz, Carol Rache traz reflexões profundas e honestas sobre diversos temas relacionados à saúde mental e emocional.

Sexualidade

Vênus em Leão
Vênus em Leão. | Foto: Reprodução.

O podcast Vênus em Leão tem como objetivo quebrar o tabu sobre a masturbação feminina por meio do amor próprio, autocuidado, bem-estar e um pouco de misticismo.

podcasts sobre sexualidade
Calcinha Larga, um dos podcasts sobre sexualidade. | Foto: Reprodução.

Depois de uma primeira temporada sobre maternidade, o Calcinha Larga traz ao debate a sexualidade e os relacionamentos, sempre com convidadas, muito bom humor e nada de tabus.

podcasts sobre sexualidade
Lasciva Lua. | Foto: Reprodução.

Comandado pela escritora, terapeuta sexual e especialista em sexualidade positiva, Lua, o podcast Lasciva Lua fala sobre prazer, orgasmo e autoconhecimento.

Diversos

Mamilos
Mamilos, um dos podcasts mais conhecidos. | Foto: Reprodução.

Em Mamilos, as jornalistas Ju Wallawer e Cris Bartis fazem o denominado “jornalismo de peito aberto”. A partir dos tema quentes do momento, propõem, com diversos convidados, aprofundamentos sobre os assuntos.

podcasts de jornalismo
Angu de Grilo. | Foto: Reprodução.

Em Angu de Grilo, a jornalista Flávia Oliveira e sua filha Bela Reis, também jornalista, debatem em um clima leve e intimista sobre os mais diversos assuntos da atualidade.

gordacast
Gordacast. | Foto: Reprodução.

A cada episódio de Gordacast, a jornalista Thamiris Rezende conversa com um convidado acerca de temas que envolvem o universo de pessoas gordas ou que se consideram fora do padrão de beleza imposto pela sociedade.

podcasts Linn da Quebrada
Transmissão. | Foto: Reprodução.

As cantoras trans Linn da Quebrada e Jup do Bairro comandam o talk show Transmissão, falando sobre carreira, amor, música, arte e cinema.

podcasts no Spotify
Siriricas Co. | Foto: Reprodução.

A partir das vozes de 9 mulheres negras, o Siriricas Co debate maternidade, autoconhecimento, carreira e sexualidade.

Sapataria
Sapataria. | Foto: Reprodução.

Liderado por cinco amigas, o podcast Sapataria tem por objetivo promover conteúdo lésbico de e para mulheres lésbicas.

Afetos
Afetos. | Foto: Reprodução.

Em Afetos, Gabi Oliveira e Karina Vieira conversam sobre tudo que as afeta enquanto mulheres negras, buscando aproximar pessoas por meio do que as sensibiliza.

podcasts
Podcast Bom dia, Obvious. | Foto: Reprodução.

Em Bom dia, Obvious, Marcela Ceribelli recebe convidados para conversar sobre os mais atuais e diversos assuntos relacionados ao universo feminino.

___________________________
Por Carolina Torres – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas