quinta-feira, 25 abril, 24
HomeEntretenimentoA Fazenda 12: programa traz público não habitual à Record TV

A Fazenda 12: programa traz público não habitual à Record TV

Estamos vendo familiares, amigos e colegas, que raramente ou nunca assistiam à Record, falando e comentando sobre A Fazenda 12. Além disso, em números absolutos, a Record está se sobressaindo muito nos índices de audiência do programa, em um horário que era muito difícil de se alcançar sequer 7 pontos. Agora, está conseguindo quase 14 pontos de média e algumas vezes ficando na liderança, mas por que esse números estão aumentando tanto, e quem é esse novo público da Record?

A Fazenda 12
A Fazenda 12: programa traz público não habitual à Record TV. | Foto: Reprodução.

A Fazenda 12 traz público não habitual à Record TV

Para entendermos melhor esse fenômeno, é preciso saber qual era o público fiel da Record TV. Basicamente, era compostos por religiosos, que são fãs das novelas bíblicas, e por uma população mais velha e mais popular, que se identifica muito com programas jornalísticos como Cidade Alerta e Balanço Geral.

Em resumo, a Record é uma emissora com um foco nas camadas mais conservadoras do país. A Fazenda trouxe para a emissora um público muito diferente, composto por jovens.

A Record conseguiu esse feito, graças a três motivos. O primeiro é o sucesso do BBB20, que trouxe vários telespectadores da Globo, que possui um viés mais progressista. O segundo foi a própria pandemia do Covid-19, que aumentou a audiência de reality shows, porque tais programas possibilitam que o espectador veja uma realidade diferente da atual, na qual, devido à quarentena, não pode viver sua vida como era normalmente e esses programas funcionam como uma forma de auto projeção. O último motivo foi a escolha dos participantes, que são conhecidos por grande parte do  público jovem como Jojo todynho, Mirella e a ex-participantes de reality De Férias com o Ex Brasil, que é muito popular, como foi o caso de Stéfani Bays.

Outro grande ponto é saber se a Record conquistou este público, ou se este público só vai assistir à emissora por este reality. De um lado, vemos que a televisão já não é muito popular entre o público jovem, além de que os programas citados acima dificilmente agradariam a esse novo público, seja pela linguagem ou pela temática e viés da atração. Mas, de outro lado, a Record pode aproveitar o sucesso de A Fazenda 12 para engatar outros reality shows, como foi o caso do Top Chef, que  aumentou muito sua audiência, que foi exibido após A Fazenda.

___________________________________
Por Francisco Procópio – Fala! UFRJ