quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCinema e SériesConheça os programas mais antigos da televisão brasileira

Conheça os programas mais antigos da televisão brasileira

programas que só de escutar a abertura, você identifica qual é. Existem aqueles que passam sempre no fim de semana e viraram clássicos da televisão brasileira. Outros já completam mais de 50 anos no ar e continuam com seu público fiel.

A maioria desses programas de televisão caiu na graça popular e é recorde de audiência até os dias de hoje. Não é coincidência que muitos integram a lista dos programas mais antigos da televisão brasileira, estando há décadas no ar e conquistando cada vez mais público. Vamos conhecer esses programas que fazem história na televisão?

Programas mais antigos da TV brasileira

1- Mosaico na TV (um dos programas de televisão mais antigos)

O programa mais antigo da televisão brasileira completa 60 anos em 2021! Destinado à comunidade judaica, o Mosaico contém em sua programação filmes, reportagens, documentários, além de divulgar os eventos judeus que ocorrem no país e no mundo. Com sua estreia na TV Excelsior em 16 de julho de 1961, a atração já foi transmitida por mais de cinco emissoras, estando, atualmente, disponível para assinantes Net Claro e Vivo, podendo ser assistida também pela internet.

programas
Voltado à comunidade judaica, o programa mais antigo da televisão é comandado atualmente por Lais Louver. | Foto: Reprodução/Mosaico na TV.

2- Programa Silvio Santos

Olha o aviãozinho! Completando 58 anos no ar, esse clássico da televisão brasileira é o programa mais antigo da televisão aberta. Comandado pelo icônico apresentador Silvio Santos, que dá nome à atração, ele oferece aos seus telespectadores muita descontração, músicas, brincadeiras e até premiações. Batendo recorde de audiência e até de duração, já tendo sido exibido por mais de 10 horas, o Programa Silvio Santos fez sua estreia na TV Paulista em 1963 e, atualmente, pode ser conferido todos os domingos no SBT, emissora de seu apresentador.

Programa Silvio Santos
O programa de auditório é comandando há quase 60 anos por Silvio Santos. | Foto: Divulgação/SBT.

3- Jornal Nacional

O telejornal mais popular do país fez sua estreia na televisão brasileira em setembro de 1969. Em sua primeira edição, os responsáveis por comandar o noticiário foram Cid Moreira e Hilton Gomes e, desde sua estreia, o programa é exibido pela Rede Globo. Completando 52 anos no ar, o Jornal Nacional é apresentado, atualmente, por William Bonner, à frente da bancada desde 1998, e Renata Vasconcellos, sendo exibido todos os dias às 20h30. Responsável por atualizar os telespectadores sobre as principais notícias do país e do mundo, esse clássico telejornal, mesmo depois de anos, ainda mantém a qualidade e segue conquistando alta audiência.

Jornal Nacional
William Bonner e Renata Vasconcellos são os âncoras do Jornal Nacional. | Foto: Reprodução/Globo.

4- Jornal Hoje

O noticiário matinal da Globo completa cinco décadas no ar. Sua primeira edição foi transmitida pela Rede Globo, emissora na qual o programa continua sendo exibido, e teve como âncoras Léo Batista e Luís Jatobá. Atualmente, Maria Julia Coutinho é a responsável por comandar o telejornal e apresentar as principais notícias da semana. Desde sua estreia em 1971, a atração continua sendo exibida de segunda a sábado na Globo, tornando-se, assim, um dos programas mais antigos da televisão brasileira que ainda estão no ar.

programas brasileiros
O noticiário matinal é comandado por Maju Coutinho, que fez sua estreia em setembro de 2019. | Foto: Reprodução/Globo.

Por Isadora Diniz – Fala! UFRJ