Conheça os 5 árbitros de futebol mais famosos do mundo
Menu & Busca
Conheça os 5 árbitros de futebol mais famosos do mundo

Conheça os 5 árbitros de futebol mais famosos do mundo

Home > Notícias > Esporte > Conheça os 5 árbitros de futebol mais famosos do mundo

O futebol é o esporte mais popular do mundo e suas origens remontam há 5 mil anos na China. O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX. Porém, nos primórdios do esporte, não havia nenhum árbitro em campo, e as faltas eram acertadas entre os dois times, por meio de um acordo.

A figura do árbitro apareceu no século XIX, por volta de 1868 e, mesmo assim, ele quase não exercia nenhuma função. Ficava de fora do campo e não tinha autonomia para marcar infrações. Tudo precisava ser decidido junto com os capitães dos times. Sua autoridade somente passou a ser reconhecida a partir da década de 1890, com a modernização das regras do esporte.

Atualmente, em 2021, a figura do juiz de futebol tornou-se essencial para a disputa de uma partida oficial. Mas você sabe quais são os árbitros mais famosos do mundo? A seguir, conheça 5 dos árbitros mais famosos do futebol.

5 árbitros de futebol famosos

Na última temporada, muitos juízes se destacaram nas competições europeias. Daniele Orsato, da Itália, foi eleito o melhor árbitro do mundo pela IFFHS, Federação Internacional de Estatística e História do Futebol, apitando 31 jogos e aplicando mais de 150 cartões amarelos.

O árbitro Daniele Orsato está entre os árbitros mais famosos do mundo.
O árbitro Daniele Orsato está entre os árbitros mais famosos do mundo. | Foto: Reprodução.

Na segunda colocação, está o alemão Felix Brych, de 46 anos. Além de estar na lista dos melhores árbitros da temporada 2020/21, ele integra o seleto grupo dos melhores da última década. Neste período, ele apitou 427 partidas, entre Liga dos Campeões, Liga Europa, Eurocopa e Bundesliga.

Na sequência, completando o Top 5, aparecem o holandês Björn Kuipers, também nos melhores da década, o esloveno Damir Skomina, além do espanhol Antonio Mateu Lahoz. Este último, inclusive, apitou a última final da Liga dos Campeões, disputada entre Manchester City e Chelsea, na qual os londrinos levantaram o caneco.

Mateus Lahoz apitando uma partida de futebol.
Mateus Lahoz apitando uma partida de futebol. | Foto: Reprodução.

O Brasil já teve nomes frequentes nestas listas, com importância indiscutível em Copas do Mundo, como Arnaldo César Coelho, José Roberto Wright, Renato Marsiglia e Carlos Eugênio Simon. Porém, atualmente, os árbitros do país, no entanto, não figuram mais entre os melhores do mundo. Esperamos, então, que em um futuro próximo, algum juiz brasileiro apareça no topo do futebol mundial.

__________________________________________________

Por Gustavo Vasco – Fala! Cásper

Tags mais acessadas