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Conheça o processo de internacionalização de uma empresa

A grande maioria das empresas se inicia de forma pequena e, com o passar do tempo, vão investindo em melhorias e acabam aumentando o seus lucros até alcançar um nível de estabilização. Quando isso acontece, é momento de iniciar o processo de internacionalização

A internacionalização, que é o ato de levar uma empresa nacional para um país estrangeiro, aumenta a área de influência do negócio e, consequentemente, também aumenta os lucros. Além disso, expandir o mercado também é uma forma de acabar com as crises de sazonalidade.

O avanço da globalização facilitou o processo de internacionalização de empresas
O avanço da globalização facilitou o processo de internacionalização de empresas. | Foto: Freepik.

As etapas do processo de internacionalização

Existem, nesse sentido, algumas etapas gerais que devem ser seguidas por empresas que querem passar pelo processo de internacionalização. É preciso alertar, porém, que elas podem mudar de acordo com a realidade do negócio. 

Estudo sobre o país escolhido

A escolha do país para qual uma empresa irá se internacionalizar depende de várias variantes. Dessa forma, para fazer a escolha (e depois da decisão também), é crucial a realização de um estudo completo sobre esse país. 

Neste estudo, é importante que se faça um levantamento sobre a situação do mercado de lá, da situação política e econômica e todos os outros aspectos que possam impactar direta ou indiretamente a implementação de uma empresa naquele ambiente. 

Adaptação da empresa

Após a finalização do estudo, em que todos os dados importantes serão anotados e interpretados, é necessário fazer um levantamento do modo de trabalho atual da empresa, anotando, novamente, todas as informações relevantes. 

A partir daí, é necessário fazer uma análise de quais são os métodos de funcionamento que podem interferir no bom fluxo dessa empresa em terra estrangeira para, a partir daí, adequar a empresa à necessidade da nova realidade. 

Procura por uma organização de apoio

A verdade é que é muito difícil internacionalizar uma empresa sem ajuda de órgãos competentes. No Brasil, existem alguns que podem ajudar bastante nesse caminho. 

A  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, as Embaixadas e Consulados Brasileiros e os Setores de Promoção Comercial no Mundo são bons exemplos de órgãos governamentais. Existem, ainda, alguns programas de internacionalização oferecidos por empresas estrangeiras e outras empresas especializadas no serviço de internacionalização de negócios. 

Adequação aos requisitos técnicos e legislativos

Existem alguns aspectos técnicos e legislativos que irão se distinguir de um país para o outro. Essa é uma informação que deve ser considerada e anotada ainda no período de pesquisa. 

Após o levantamento, é preciso correr atrás da adequação desses requisitos técnicos e legislativos para que nada de âmbito legal interfira na internacionalização da empresa.

Configuração do plano de ação

Com tudo pronto (principalmente com todas as adequações feitas), é necessário começar a montagem do plano de ação empresarial que irá ser colocado em vigência após o projeto de internacionalização. 

Para sua montagem, é crucial escolher qual será a estratégia de internacionalização usada. Para isso, é importante conhecer as necessidades e os pontos fortes e pontos fracos da empresa em questão.

O que é preciso para que ocorra a internacionalização da empresa

Em primeiro lugar, é preciso definir se esse é o momento ideal para a internacionalização da empresa (não sendo o tamanho do negócio um requisito válido, mas sim a estabilização de lucros). A partir daí, é necessário ter ao lado órgãos e profissionais capacitados que trabalham para internacionalizar a empresa. 

Com esses itens já organizados, é preciso escolher uma estratégia de internacionalização. Somente com essa definição, será possível traçar um plano de ação que seja realmente coerente, faça sentido na prática e gere resultados positivos reais.

Saiba mais:

Elaborar um plano de internacionalização

O plano de internacionalização (última etapa do processo) deve ser construído a partir de uma das estratégias de internacionalização, que devem ser escolhidas com base nas condições favoráveis da empresa.

Exportação

A exportação é uma das formas de internacionalização mais comuns e fáceis de todas. A sua facilidade, primordialmente, se dá pelo fato de que não é preciso sair do território nacional para levar o produto para outros países. 

Assim, a exportação é caracterizada, na maioria das vezes, pelo contrato entre duas empresas (uma nacional e outra estrangeira) em que um produto de uma é vendido para a outra, saindo de um país e indo para outro. 

Franchising

O franchising é, na prática, uma forma de abrir uma franquia de uma empresa em outro país. Assim, um negócio nacional vende para uma pessoa jurídica os direitos administrativos dele em troca dos royalties.

Nesse sentido, o comprador deve instalar essa empresa em seu país de uma forma que ela funcione nas mesmas diretrizes da empresa original, fazendo com que ela seja uma franqueada padrão e passe para os clientes do novo país toda a sua essência. 

Joint Venture

O joint venture é mais uma estratégia de internacionalização. Nele, duas empresas (geralmente uma nativa e outra no país escolhido) se juntam como parceiros para trabalhar em determinado projeto, isso com o principal intuito de aumentar os lucros gerados. 

É importante, nesse sentido, explicar que essa parceria não costuma ser duradoura, muito pelo contrário, permanece somente na execução de 1 ou poucos mais projetos. Assim, se esse for o caminho escolhido, muito provavelmente o plano de internacionalização precisará ser continuado de uma outra forma. 

Investimento Direto

O investimento direto significa simplesmente abrir uma empresa no país de escolha. Para ser caracterizada como uma estratégia de internacionalização, é importante que a empresa aberta seja uma outra sede da empresa nacional, ou seja, trabalhe em conformidade no raciocínio de expansão, não correspondendo a abertura de um novo projeto. 

Essa é, nesse sentido, a estratégia de internacionalização mais complexa de todas, uma vez que é preciso contratar muitos outros funcionários. A montagem completa de uma outra empresa demanda altos investimentos de tempo e de dinheiro. 

Seja qual for a estratégia escolhida para o processo de internacionalização, dominar a língua do país de expansão é imprescindível. No Lingopass, mais do que aprender o novo idioma, sua empresa conseguirá entender a forma de funcionamento do país escolhido, considerando todos os aspectos de nacionalidade.

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Por Amanda Chaves – Fala! Universidade Federal de Goiás

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