quarta-feira, 1 maio, 24
Homecuriosidades5 alquimistas famosos ao longo da história

5 alquimistas famosos ao longo da história

Apesar de parecer o contrário, a alquimia não é um assunto novo: as evidências históricas apontam para o passado do Egito e da Mesopotâmia (região onde é hoje o atual Iraque). Muito menos os alquimistas.

Em linhas gerais, a alquimia é traduzida como sendo uma prática mística. Você com certeza já deve ter ouvido falar no ‘Elixir da Vida’ e na ‘Pedra Filosofal’ (não, não é aquela do Harry Potter). Todos esses são grandes objetivos que alquimistas tentaram alcançar no decorrer dos anos.

O interesse pela origem e composição de tudo o que existe no mundo trouxe ainda mais fôlego para as tentativas de alquimia, em uma época onde a Química e o conhecimento científico se desenvolviam gradualmente.

Mas, você conhece quais são os alquimistas mais famosos que já existiram? Continue a leitura para descobrir quem eles são e seus principais feitos!

5 alquimistas famosos ao longo da história
5 alquimistas famosos ao longo da história. | Foto: Reprodução.

1. São Tomás de Aquino

Um clássico. São Tomás de Aquino foi filósofo, teólogo (área de onde muitas pessoas o conhecem) e também alquimista!

Sua obra mais memorável se chama “Tratado da Arte da Alquimia”, e é dividida em oito capítulos. Como sugere o título, o livro trata sobre a alquimia e assuntos como manipulação da matéria, estudos químicos laboratoriais e a composição do elemento químico mercúrio.

2. Hermes Trimegisto

Esta é uma das mais importantes figuras da Ciência e da Mitologia Grega.

Hermes é um ser mítico, que tem sua origem atribuída à fusão entre o deus egípcio da sabedoria, Thot, e o deus grego mensageiro dos deuses olímpicos, Hermes.

Trimegisto é o ‘responsável’ pela criação da alquimia e alguns de seus princípios como polaridade, correspondência, vibração, causa e efeito, entre outros.

3. Nicolás Flamel

Escriba, copista e alquimista, o francês dedicou sua vida aos mistérios da alquimia durante a Guerra dos Cem Anos.

Acreditava-se que Flamel era capaz de criar a tão desejada Pedra Filosofal, que transformava qualquer objeto em ouro.

Sua influência vai além da alquimia, chegando também à estudos científicos, como os do estudioso Foucault, e à literatura, como a principal referência para a elaboração do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (agora sim).

O conhecido ‘Livro das Figuras Hieroglíficas’ é o texto ocidental mais famoso sobre alquimia, de autoria de Flamel.

4. Edward Kelley

Médium e alquimista, Edward Kelley é um grande nome da alquimia. Por ter colaborado com John Dee (astrólogo, navegador e matemático), dizia-se que Kelley era capaz de contatar espíritos, e, por isso, descobriu os segredos da transformação de coisas normais em ouro.

Existem testemunhas oculares de que Kelley realmente conseguiu o feito de converter metais em ouro, usando poções e pós. Uma dessas testemunhas, Nicolás Barnaud, relatou que Kelley converteu meio quilo de mercúrio em ouro na frente do Rei Rodolfo II de Praga!

5. Abu Ali al-Husayn ou Avicena

É o autor do ‘Livro dos Remédios’, que é nada mais do que um estudo classificatório de elementos como rochas, metais e minerais.

Foi muito criticado pela sociedade e amigos porque acreditava que a transformação de metais em ouro, proposta pela alquimia, apenas mudava a aparência deles, e não sua composição química.

Viu só que interessante? Não deixe te acompanhar o Fala! para mais conteúdos!

Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul