sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e SériesConheça cinco filmes com protagonistas surdos para assistir

Conheça cinco filmes com protagonistas surdos para assistir

Os filmes nos proporcionam viajar para outras dimensões, mergulhar em outras culturas e conhecer um pouco mais de outras realidades, tão próximas e, às vezes, tão invisíveis para quem não está atento. Pensando nisso, vale a pena adentrar no mundo da surdez e se deixar ser cativado ao dar uma chance aos filmes centrados em protagonistas surdos.

filmes
Filmes que têm protagonistas surdos. | Foto: Montagem/Reprodução.

Conheça 5 filmes com protagonistas surdos

Hamill (2010)

Hamill é inspirado na vida do lutador de MMA Matt Hamill, que, sendo surdo de nascença, se tornou um astro do esporte e foi o primeiro atleta surdo a vencer um campeonato universitário nacional, feito que se repetiu outras duas vezes.

O filme acompanha a trajetória de superação do atleta que é um ícone para a comunidade surda e para os fãs de MMA. Além disso, a presença do ator surdo Russel Harvard no papel principal e da coprodutora Catherine Mackinnon agregam ainda mais veracidade e sensibilidade à história, contribuindo para que o filme se destaque dentre os outros deste gênero.

A Família Bélier (2014)

Dirigido por Eric Lartigau, A Família Bélier é um comédia dramática, evolvida por mais que um toque musical, visto que a música é um dos centros da vida da protagonista Paula. A garota é uma jovem como as outras, enfrentando e descobrindo os dilemas da adolescência. A diferença é que Paula é a única ouvinte em uma filha de surdos, sendo a intérprete dos pais e do irmão e responsável por cuidar dos negócios da família.

Tudo estava em ordem até que uma nova perspectiva se abre na vida da garota quando ela descobre seu talento para o canto, tendo a possibilidade de estudar em uma renomada escola parisiense. Paula então precisará lidar com uma difícil escolha: permanecer junto à sua família ou seguir seu sonho.

Crisálida (2020)

Dividida em quatro capítulos de trinta minutos cada, Crisálida é a primeira série brasileira produzida para ser bilíngue, em português e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao longo dos quatro episódios são retratadas situações diversas do universo da comunidade surda, abordando temas que vão desde o amor e preconceito até a luta pelo direito de ser quem é em uma sociedade moldada para pessoas ouvintes.

A primeira temporada da série estreou em maio de 2020 no catálogo da Netflix, tanto no Brasil quanto em Portugal, e tem previsão para produção da segunda temporada em meados de 2021.

E Seu Nome é Jonas (1979)

Uma obra que se tornou referência na temática da surdez, o filme conta a história de Jonas, um menino surdo que foi erroneamente diagnosticado como doente mental e passou anos de sua vida internado em uma clínica psiquiátrica. Uma vez reparado o erro, o garoto e seus pais iniciam uma jornada em meio ao universo da surdez, na tentativa de reparar os erros do passado e de oferecer o melhor tratamento para Jonas.

O filme se torna extremamente necessário à medida que consegue retratar de forma delicada os desafios, as questões e as polêmicas da surdez, especialmente quanto ao confronto entre oralidade e sinalização. Todas essas situações serão desafiadoras para o convívio e a estabilidade dessa família que precisar lidar com uma nova realidade.

Hush – a morte ouve (2016)

Do mesmo diretor de Ouija – A origem do mal, Hush – A morte ouve acompanha a escritora surda Maddie, que vive de forma reclusa no campo desde que perdeu sua audição, ainda na adolescência. A tranquilidade e a segurança de Maddie passam a ser ameaçadas quando um assassino mascarado aparece em sua janela, fazendo com que ela precise ir além dos seus limites para conseguir sobreviver.

___________________________
Por Millena Paz – Fala! UFPE