Conheça cinco comidas tradicionais da Malásia
Menu & Busca
Conheça cinco comidas tradicionais da Malásia

Conheça cinco comidas tradicionais da Malásia

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça cinco comidas tradicionais da Malásia

A Malásia é um dos destinos gastronômicos mais interessantes de conhecer no mundo, visto que, embora seus ingredientes sofram grande influência das culinárias indianas e chineses, os povos locais os ressignificam para que os pratos se adequem às suas próprias tradições. Portanto, a comida malasiana, além de muito gostosa, ainda consegue ser capaz de refletir a cultura local do país e dos povos que lá habitam.

Para conhecer mais desta culinária tão singular e saborosa, que tal seguir-nos neste guia das 5 comidas tradicionais da Malásia e descobrir qual aquela que mais se encaixa ao seu paladar?

Comidas tradicionais da Malásia

1- Nasi Lemak

Nasi Lemak
Nasi Lemak. | Foto: Ajinomoto.

Prato símbolo da Malásia, o Nasi Lemak pode ser servido em qualquer refeição do dia. É encontrado desde os mais baratinhos, geralmente em barraquinhas de rua, até os mais requintados em restaurantes.

O arroz é o ingrediente que traz a autenticidade da receita, devido ao seu cozimento na água com leite de coco e folhas de Pandan (altamente perfumadas com cheiro floral). Tradicionalmente, o prato também é servido com sambal (molho de pimenta com pasta de camarão), ovo cozido, pepino, amendoins tostados e anchovas fritas. O acompanhamento, geralmente, varia entre tofu, frango frito ou lulas fritas.

2- Apam Balik

malásia
Apam Balik. | Foto: The Lotus and the Artichoke.

Uma sobremesa bem doce e tradicional da Malásia, bastante encontrada nos mercados noturnos, é o Apam Balik. Trata-se de uma panqueca bem fina feita à base de ovo, normalmente recheada com amendoins torrados, manteiga e açúcar.

Diferentes versões da receita também podem ser encontradas, como aquelas feitas com massa mais grossa ou com recheios de chocolate, leite condensado, milho doce cremoso, entre outros.

3- Roti Canai 

malásia comidas
Roti Canai. | Foto: Food panda.

Prato típico indiano e absorvido pelo culinária malasiana, o Roti Canai consiste em um pão folhado e amassado, feito à base de ovo, farinha e água. Grande experiência para turistas é degustá-lo nas barraquinhas de rua, geralmente no período da manhã, enquanto se observa os vendedores estenderem a massa até ficar bem fininha, quase rasgada.
O prato também é acompanhado de diferentes molhos a base de curry e chutney, variando em intensidades de pimenta.

Outras versões do Roti podem ser ser encontradas, como aquelas com recheio de chocolate, ovo, banana, leite condensado e muitos outros.

4- Cendol

culinária malásia
Cendol. | Foto: Wikipedia.

O Cendol é uma sobremesa gelada muito popular em todo o Sudeste Asiático, sobretudo na Malásia. Preparada à base de leite de coco e gelo raspado, ainda leva noodles verdes (feitos a partir das folha de Pandan), xarope de açúcar de palma, gelatina e feijões vermelhos, sendo muito vendida em pequenas bancas de rua.

A receita, por vezes, acompanha sagu e geleia verde, como na Tailândia, e ervilhas, como no Vietnã. 

5- Nasi Kerabu

gastronomia
Nasi Kerabu. | Foto: Asian Inspirations.

O Nasi Kerabu é uma comida muito colorida e saborosa da Malásia. O arroz azul, cozido junto com as pétalas da flor da ervilha borboleta, passa a chamar muita a atenção daqueles que o degustam. Este ainda é acompanhado de vegetais ralados, como broto de feijão, feijão comprido, repolho e pepino, temperados generosamente com ervas frescas.

O prato também leva ovos cozidos, peixe ou frango frito empanado com capim limão, sambal, pasta de peixe fermentada, coco ralado, pimenta verde e biscoitos de peixe, muito encontrados na costa lesta da Península da Malásia.

________________________________
Por Matheus Thomeu Toaldo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas