sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e SériesConheça 5 filmes dirigidos por mulheres que você deve assistir

Conheça 5 filmes dirigidos por mulheres que você deve assistir

O cinema se tornou um lugar diverso e, a cada dia que se passa vemos filmes feitos por mulheres e pessoas LGBTQIA+. Além disso, muitas dessas histórias abordam temas da comunidade ou pautas feministas, discussões fundamentais para o debate público. Os filmes, contudo, podem falar sobre tudo e muitos clássicos do cinema são dirigidos por mulheres e nem sabiamos. Pensando nisso, separamos 5 filmes de sucesso que foram produzidos por mulheres.

Confira 5 filmes dirigidos por mulheres.
Confira 5 filmes dirigidos por mulheres. | Foto: Montagem/Reprodução.

5 filmes dirigidos por mulheres

1. Que Horas ela Volta? (Anna Muylaert, 2015)

O filme, protagonizado por Regina Casé, retrata a história de Val, uma empregada doméstica que trabalha em uma casa de classe alta, apresentando críticas à desigualdade social. A protagonista, além disso, precisa lidar com a criação de uma filha que viveu anos longe dela.

Em 2015 o filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar de não ter sido escolhido, o filme foi eleito pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como um dos 100 melhores filmes brasileiros.

2. Selma: Uma Luta pela Igualdade (Ava DuVernay, 2014)

Contando a história de Martin Luther King durante os protestos na cidade de Selma, em 1965, o filme mostra como o ativista negro era um militante guiado pela razão. Com quatro indicações ao Globo de Ouro, mas vencendo em apenas uma (Melhor Canção Original), o filme também ganhou na mesma categoria do Oscar em 2015.

Com narração de momentos históricos daquela época, a diretora retrata com precisão o poder de Martin Luther King em seus discursos e em seus chamados para os protestos e lutas da comunidade negra.

3. Matrix (Lana Wachowski e Lilly Wachowski,1999)

Com efeitos visuais diferentes para a época, o filme mostra um mundo controlado por máquinas, em os humanos viviam alheios a essa situação, apenas algumas pessoas não eram controladas. Com elenco que conta com Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss, o trio foi perpetuado com os três filmes da franquia inovadora.

Com cenas inesquecíveis como o “Bullet Time”, em que os personagens desviam de balas, o filme se tornou um marco do cinema, inclusive ganhando quatro Oscar.

4. O Piano (Jane Campion, 1993)

Ambientado no século 19, o filme mostra uma escocesa muda que se muda com sua filha para cumprir um casamento arranjado. Por não falar, a forma que a protagonista encontrou de se expressar foi através do piano. Com a recusa do novo marido de levar o piano para casa, um homem surge para ajudar a mulher assim formando um triângulo amoroso.

Com orçamento de 7 milhões, o filme arrecadou mais de 140 milhões de dólares, em 1993 a diretora foi a primeira mulher a ganhar o Palma de Ouro no Festival de Cannes e ainda ganhou 3 Oscars.

5. Psicopata Americano (Mary Harron, 2000)

Com a temática de terror, baseado em um livro homônimo, o filme conta a história de um homem bem sucedido em Wall Street, mas que esconde um segredo,sua vontade de matar.

Após anos do seu lançamento, o filme se tornou um clássico e um dos filmes mais conhecidos. Com arrecadação de 34 milhões de dólares, Psicopata Americano também manteve ao longo dos anos uma boa aprovação, certa de 69% no Rotten Tomatoes.

__________________________________________________

Por Leticia Rodrigues – Fala! Anhembi