A representatividade LGBTQIA+ é muito relevante e, ao longo dos anos, ela vem se tornando pauta em diversos meios de comunicação.
A arte é um desses meios, visto que, além disso, ela ainda facilita na abordagem e na compreensão de temas importantes e, até mesmo, essenciais. Dentre seus 11 ramos, o cinema se destaca por conceder grande espaço para contar histórias homoafetivas e transsexuais através de seus gêneros de filmes.
O gênero de drama é muito atual e, em diversos casos, retrata vivências de muitos membros dessa comunidade. Por isso, conheça 5 dramas que contam histórias indispensáveis de pessoas LGBTQIA+.
5 dramas LGBTQIA+ indispensáveis
5. Ammonite (2020) – de Francis Lee
O longa se passa em 1840 e conta a história da caçadora de fósseis Mary Anning (Kate Winslet), que trabalha sozinha para uma companhia. Com o fim de sua fama, ela procura por fósseis comuns para vender e, assim, sustentar sua mãe doente. Após um homem rico lhe oferecer trabalho, ela começa a criar laços com sua esposa e a desenvolver sentimentos por ela.
4. Come as You Are (2018) – de Desiree Akhavan
No filme, a jovem Cameron Post (Chloe Grace Moretz) é flagrada tendo uma relação homossexual em pleno baile de formatura. Então, sua família, contra sua vontade, decide enviá-la para uma escola cristã que tem como objetivo converter jovens gays.
3. Love, Simon – de Greg Berlanti
O filme conta a história de Simon Spier (Nick Robinson), um garoto que está no ensino médio, mora com seus pais e esconde que é gay. No entanto, tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um garoto com quem troca e-mails anonimamente.
2. Moonlight (2016) – de Barry Jenkins
A obra acompanha a vida turbulenta de Chiron, durante sua infância até sua fase adulta. O jovem afro-americano, desde pequeno, vive em um bairro violento em Miami e, enquanto isso, tenta encontrar seu lugar no mundo.
1. The Danish Girl (2015) – de Tom Hooper
O longa é uma cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), a primeira pessoa a realizar uma cirurgia de redesignação sexual. O enredo foca em sua descoberta como mulher e em seu relacionamento com Gerda (Alicia Vikander).
__________________________________________________
Por Giovanna Pavan – Fala! Anhembi