sábado, 20 abril, 24
HomeCulturaConheça 5 curiosidades sobre a chegada do rádio ao Brasil

Conheça 5 curiosidades sobre a chegada do rádio ao Brasil

Que tal conhecer um pouco mais sobre o amigo de todas as manhãs de milhares (e porque não milhões) de brasileiros? Seja a pé, de bicicleta, no ônibus, no metrô, no carro ou em casa, o rádio tem uma inquestionável importância no dia a dia da população. É através dele que acompanhamos notícias, programas jornalísticos, de entretenimento e humorísticos, além das novidades da música e de vários outros segmentos.

Apesar do avanço tecnológico que proporcionou o aparecimento de outros meios de comunicação, inclusive a convergência desses mesmos meios para a internet, o rádio foi capaz de se reinventar e atravessou décadas. Hoje, às vésperas de completar um século de vida, que tal sintonizar com a gente e conhecer 5 curiosidades sobre a chegada do rádio ao Brasil? Então não saia daí que agora está no ar a sua Fala! Universidades.

Confira 5 curiosidades sobre a chegada do rádio ao Brasil.
Confira 5 curiosidades sobre a chegada do rádio ao Brasil. | Foto: Unsplash.

5 curiosidades sobre o rádio no Brasil

1. A primeira experiência com o rádio no País

As primeiras experiências em radiodifusão no Brasil datam de 1892, graças ao Padre, de origem gaúcha, Roberto Landell de Moura, na cidade de Campinas, São Paulo.

2. A chegada ao Brasil

O surgimento do rádio no Brasil não poderia ter acontecido em uma data mais especial, 7 de setembro de 1922. Comemorava-se à época o centenário da Independência do País, e nada melhor do que celebrar com tecnologia de última ponta. A transmissão à distância e sem o uso de fios marcou a inauguração da radiotelefonia brasileira através da fala do Presidente Epitácio Pessoa. O discurso foi veiculado através de oitenta alto falantes.

3. 1 ano sem rádio

Contudo, ele só passou a operar diariamente a partir de 30 de abril de 1923, por meio de um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, instalado pela Escola Politécnica em Brasília.

4. Galena

“Galena” era o nome dado aos pequenos e artesanais receptores a base de sulfeto de chumbo ao natural, que por meio de uma antena feita a partir de arame fino captavam vozes e sons vindos pelo ar.

5. Propagandas

Foi a partir de 1º de março de 1932, por intermédio de um decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas, que a veiculação de propagandas pelo rádio passou a ser permitida.

Bônus

O programa Repórter Esso foi ao ar pela primeira vez em 1941, com transmissão pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e pela Rádio Record, de São Paulo. Baseado na versão estadunidense do programa Your Esso Reporter, foi o primeiro noticiário de radiojornalismo no Brasil que não se limitava apenas a ler notícias do jornal impresso. Ele simplesmente era “O Primeiro a Dar as Últimas e Testemunha Ocular da História”.

E aí gostou? Que tal degustar um pouco mais sobre o rádio e a sua belíssima história? Para aqueles que não perdem a oportunidade de colar os ouvidos em todas as novidades, a Rádio Senado tem programações incríveis para os amantes da trajetória do rádio e uma dica é acompanhar o programa Hora de Ouro, que ocorre todos os sábados, bem cedinho, às 7h. Nele você tem acesso aos grandes clássicos da era de ouro do rádio. É ouvir para crer.

__________________________________________________

Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá