Internet em área rural: opções no país com a Fuga pras Colinas
Menu & Busca
Como funciona a internet em cada região rural do Brasil

Como funciona a internet em cada região rural do Brasil

Home > Notícias > Urbano > Como funciona a internet em cada região rural do Brasil

Um dos desafios que a população residente de áreas rurais no Brasil enfrenta é a dificuldade de acesso à internet. Segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017, 71,8% dos 5,07 milhões de estabelecimentos localizados em zonas rurais no Brasil não possuem conexão à internet.

Esse é um dado preocupante, visto que, enquanto a parte urbana aguarda a chegada do 5G, a parte rural não tem quase sinal disponível. As pessoas que moram nessas áreas precisam da internet para ter acesso à informação, assistência técnica, para se comunicar com pessoas que moram em locais distantes e também para estudar.

Em relação aos estudos, as escolas que ficam em zonas rurais, muitas vezes, dependem da internet para enviar tarefas, avisos, conteúdos e atividades aos alunos que residem nessas áreas. Além disso, a internet pode auxiliar os produtores rurais a aprimorar o uso de tecnologias nas fazendas.

internet rural
IBGE internet em áreas rurais e urbanas. | Foto: Freepik. 

Diante dessas dificuldades, é possível afirmar que as áreas rurais do Brasil possuem bem menos opções de internet do que as áreas urbanas. Os planos de internet para áreas rurais são diferentes dos planos para as áreas urbanas, pois não são todos os tipos de rede de conexão que possuem disponibilidade nas zonas rurais.

Existem entre os tipos de rede de conexão de internet, a via Cabo, ADSL, fibra óptica, rádio, satélite e celular (3G e 4G). A fibra óptica e a ADSL são as opções mais utilizadas no meio urbano, enquanto nas zonas rurais as mais disponíveis são internet a rádio, via satélite e 3G/4G. Explicamos, abaixo, um pouco sobre o funcionamento de cada uma delas.

  • ADSL: Tecnologia mais antiga, mas ainda presente em centros urbanos, que funciona via cabo telefônico. Oferece ao navegador uma conexão estável e com velocidade razoável. A ADSL não é comum em zonas mais afastadas.
  • Fibra: Tem um custo mais alto para o cabeamento, essa tecnologia é a responsável por oferecer altas velocidades de internet. É mais restrita a grandes centros urbanos ou áreas mais populosas.
  • Rádio: É uma tecnologia que oferece velocidades mais baixas. Porém, é mais flexível e acessível em zona rural e, algumas operadoras, não possuem franquia.
  • Satélite: Costuma ser cara para ser instalada, porém oferece a vantagem de possuir maior abrangência. Para aqueles que buscam uma conexão simples e limitada em área rural, funciona.
  • Celular 3G/4G: Esse tipo de conexão é oferecido pelas operadoras via chip de celular e modem Wi-Fi. A velocidade depende da torre local da operadora, mas pode ser mais rápida que a via satélite e a via rádio. Os planos também são mais flexíveis, tendo desde ofertas pré-pagas, até planos com uso ilimitado.
dificuldade de conexão à internet em áreas rurais df
Escolas usam internet em áreas rurais. | Foto: Freepik.

Qual é a melhor internet em áreas rurais?

A melhor internet em área rural depende da localização da propriedade, por isso a dificuldade dos proprietários em escolher uma forma de conexão.

Propriedades que ainda não tem disponibilidade de conexão via cabo ou fibra, dependem de disponibilidade de sinal via rádio, via celular (3G/4G) ou via satélite. Nem todas as propriedades do país estão localizadas em áreas com cobertura de uma ou mais dessas soluções.

Se analisarmos cada tecnologia, a via satélite atualmente é a mais cara, limitada e com menor qualidade dentre todas as opções. Ela deve ser usada apenas em último caso, quando nenhuma outra solução está disponível!

A internet rural via celular (3G/4G) necessita que o sinal da operadora chegue até a propriedade, pois ele deverá ser captado por um roteador interno ou uma antena externa. O roteador ou a antena serão os responsáveis por capturar o sinal de 3G ou 4G e distribuí-lo via cabo ou Wi-Fi.

Já a internet via rádio também necessita que o sinal da operadora chegue até a propriedade, principalmente com visada direta da antena de transmissão, o que muitas vezes é um desafio. Os planos são menos flexíveis que os planos via celular, porém muitas vezes são ilimitados.

Você já entendeu que existem diferentes tipos de conexão à internet em área rural. Separamos em duas listas as vantagens e desvantagens de cada uma. Confira os tópicos!

Vantagens

  • Disponibilidade: a via satélite é a que tem a maior cobertura nacional.
  • Velocidade: a via celular (3G/4G), seguida da via rádio, tem as maiores velocidades.
  • Custo: a via celular (3G/4G) tem os planos mais flexíveis, seguida da via rádio.
  • Acesso ilimitado: depende do plano, é mais comum na via rádio, mas também existe no via celular (3G/4G), dependendo da operadora.

Desvantagens

  • Disponibilidade: via rádio e via celular (3G/4G) dependem de torres de transmissão, tendo a cobertura reduzida em relação à via satélite.
  • Velocidade: via satélite tem limite de velocidade.
  • Custo: via satélite tem o maior custo de instalação e maior mensalidade.
  • Acesso limitado: via satélite tem franquias reduzidas, o que prejudica um uso mais intensivo da internet, como assistir vídeo/séries e aplicativos de streaming/vídeo-chamada. Via celular (3G/4G) também pode ter franquias reduzidas, de acordo com o plano escolhido. 

Qual é a melhor internet rural?

Para definir qual é a melhor internet para uma propriedade rural, devemos avaliar a disponibilidade dentro da área em questão, pois nem todas as tecnologias chegam a todos os lugares. É preciso conhecer as possibilidades e saber as vantagens e desvantagens de cada uma.

Se precisar de ajuda para decidir qual a melhor internet para sua propriedade, clique aqui e preencha esse formulário de análise gratuita: AJUDA COM INTERNET RURAL! Já ajudamos mais de 1.500 famílias em áreas rurais do país a ter conexão e podemos ajudar você também!

Se gostou desse conteúdo, dá uma conferida na página do Fuga pras Colinas, que tem muito mais material para você se inteirar sobre o tema!

________________________________
Por Juliany Rodrigues – Fala! Cásper

Tags mais acessadas