Conheça as 5 cidades brasileiras com as praias mais bonitas
Menu & Busca
Conheça as 5 cidades brasileiras com as praias mais bonitas

Conheça as 5 cidades brasileiras com as praias mais bonitas

Home > Lifestyle > Viagens > Conheça as 5 cidades brasileiras com as praias mais bonitas

Areia, sol, mar! As praias brasileiras se tornaram grandes atrativos turísticos durante a alta temporada e muitas cidades litorâneas se configuraram como destinos famosos para aqueles que desejam passar férias curtindo a brisa do mar. Desse modo, listamos 5 cidades praianas brasileiras para quem está à procura de indicações para curtir o litoral com a família e amigos nesse final de ano.

5 cidades brasileiras com praias

1- Trancoso

Trancoso
Trancoso é um ótimo destino e muito procurado. | Foto: Reprodução/Vou na janela.

Destino queridinho dos famosos para a virada de ano, Trancoso localiza-se no litoral sul da Bahia e encanta com sua beleza natural e seu charme de vilarejo. As praias são as grandes atrações da cidade, dando destaque às mais movimentadas, praia dos Nativos e praia dos Coqueiros, localizadas próximo ao centro da cidade, além da famosa praia do Espelho, conhecida como uma das mais bonitas da Bahia e, portanto, imperdível. O Quadrado é o centro histórico de Trancoso e cativa todos que o visitam. Ao redor da praça, há as famosas casas coloridas que antigamente eram as moradias dos pescadores e, hoje, abrigam bares e restaurantes da cidade, além, claro, da simples mas famosa Igreja de São João Batista. Falésias, água cristalina, belos coqueiros e piscinas naturais também abrilhantam a paisagem de Trancoso e compõem cenários únicos e inesquecíveis para os visitantes do município. 

​2- Jericoacoara

 Os visitantes da Lagoa do Paraíso usam as famosas redes de Jeri para relaxar enquanto contemplam o lindo visual.
Os visitantes da Lagoa do Paraíso usam as famosas redes de Jeri para relaxar enquanto contemplam o lindo visual. | Foto: Reprodução.

Um dos destinos do Nordeste mais disputado no verão, a Vila de Jericoacoara, localizada a 300 km de Fortaleza,  encanta a todos com suas praias, dunas e lagoas de água transparente que ressaltam a beleza natural da região. Uma das suas principais atrações é a praia de Jericoacoara, que é muito usada para a prática de windsurf e costuma ter mar calmo, além de atrair muitos turistas pelo lindo pôr-do-sol no final da tarde. Considerada uma das melhores praias do Brasil, outro ponto turístico bastante procurado é a Lagoa do Paraíso. O nome é em homenagem a grande massa de água cristalina, nos tons verde e azul, que, junto com a faixa de areia bem clara, torna o cenário  paradisíaco. A Pedra Furada, Mangue Seco e a Duna do Pôr-do-Sol também são atrações imperdíveis para quem visita Jericoacoara. 

​3- Balneário Camboriú

Praias brasileiras.
A cidade de Balneário Camboriú vista de cima. | Foto: Diego Grandi/iStockphoto.

Conhecida por muitos pelas festas de Réveillon da cidade, Balneário fica no litoral norte catarinense e atrai muitos turistas no verão pelas lindas paisagens. Os grandes arranha-céus, a roda-gigante, o aquário e as trilhas estão sempre presentes no roteiro de viagem daqueles que visitam a cidade, mas claro que as praias e os passeios aquáticos são os grandes atrativos para aqueles que escolhem esse destino. A praia do Estaleirinho é a mais recomendada pelos turistas, principalmente pela sua água cristalina e pela presença de excelentes beach clubs que agitam as tardes de verão. 

A praia Central é a que beira a grande orla da Avenida Atlântica e, por isso, é a mais movimentada da cidade. Com bares, restaurantes e quiosques próximos, a parte central é sempre mais movimentada, a ponta esquerda mais indicada para aqueles que desejam curtir a praia com mais tranquilidade e a parte sul é a mais bonita para os amantes de fotografias, em razão do Molhe da Barra sul. Para aqueles que puderem passear de barco pela região, também vale a pena. Paisagens e banho de mar mais exclusivos são alguns dos benefícios para aqueles que podem desfrutar desses passeios.

4 – Ilhabela

 As praias de Ilhabela estão entre as mais bonitas de São Paulo e de todo o País.
As praias de Ilhabela estão entre as mais bonitas de São Paulo e de todo o País. | Foto: Reprodução.

Localizado no litoral norte de São Paulo, a cidade se destaca por seus deslumbrantes cenários naturais que já são possíveis de serem vistos durante o passeio de balsa necessário para chegar à região. Procurada por muitos turistas na alta temporada, esse destino tem como estrela principal suas praias com águas transparentes. Tem para todos os gostos, desde praias mais urbanas e movimentadas, de fácil acesso, como praias mais reservadas e distantes, que exigem o uso de barcos ou viagens de carro para chegar até elas. 

Se destacam a Praia dos Castelhanos, sendo recomendável um passeio de Jeep até o local, e a Praia de Barreiros, que impressiona pela grande extensão e pelo lindo visual de coqueiros. A Cachoeira do Paquetá também é um dos pontos turísticos mais amados de Ilhabela. Sua borda infinita e vista para o mar encantam todos os seus visitantes. Entretanto, é preciso tomar cuidado. Para aqueles que desejam passar as férias neste destino, fiquem atentos aos borrachudos. Se proteja, para que você possa curtir e aproveitar da melhor maneira possível o seu descanso nesse paraíso.

5- Armação de Búzios

praias brasileiras.
Muito frequentada na alta temporada, a praia de Geribá é um dos principais pontos turísticos de Búzios. | Foto: Reprodução.

Essa famosa vila de pescadores no estado do Rio de Janeiro é hoje um dos locais que mais recebe turistas no verão. A alta procura por esse destino é justificada pela beleza das suas praias, pelas ótimas casas noturnas e por sua excelente gastronomia. Entre as mais de 20 praias, a praia de Geribá é a mais famosa da região. Com uma extensa faixa de areia e água calma, ela é muito procurada pelos turistas, assim como a praia da Ferradurinha, que fica bem próximo de Geribá. A praia da Ferradura, mais distantes das demais, também é muito frequentada pelas famílias em razão da pouca correnteza e da possibilidade de fazer passeios de pedalinho e caiaque. Para os surfistas, a melhor opção é a praia Brava, que devido ao mar agitado, tem ondas maiores. A famosa Rua das Pedras em Búzios também é imperdível para os visitantes, pois reúne os melhores bares e restaurantes da região, além do comércio local para aqueles que gostam de levar lembranças da viagem.

___________________________________________________

Por Isadora Diniz – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas