As vantagens e benefícios sociais que o esporte traz
Menu & Busca
As vantagens e benefícios sociais que o esporte traz

As vantagens e benefícios sociais que o esporte traz

Home > Notícias > Esporte > As vantagens e benefícios sociais que o esporte traz

Que praticar esporte ou quaisquer outros exercícios físicos faz bem à saúde todo mundo sabe, não é novidade alguma, certo? Mas quanto aos benefícios e valores sociais que o esporte proporciona, você saberia elencar alguns deles? Que tal discutirmos um pouco sobre isso em um momento tão atípico experimentado pela humanidade, como a pandemia de Covid-19, neste início de século?

A seguir, saiba as vantagens que o esporte traz para sua saúde e para sua vida em todos os aspectos.

O esporte ajuda com a saúde física, mental e com habilidades sociais.
O esporte ajuda com a saúde física, mental e com habilidades sociais. | Foto: Freepik.

Quais os benefícios sociais que o esporte possui?

Não foi a primeira vez que passamos por momentos difíceis quando se fala de epidemias e pandemias. Há pouco mais de um século atrás, o mundo passou por uma situação semelhante com a proliferação e os altos índices de mortalidade provocados pela Gripe Espanhola. Os processos preventivos eram basicamente os mesmos, já que se tratava de uma ameaça biológica viral: uso de máscaras e demais protetores das vias aéreas e isolamento social. Estima-se que a Gripe Espanhola foi responsável pela morte de 50 milhões de pessoas no mundo todo.

Com a Covid-19, a experiência foi bastante semelhante. Contudo, em plena era da comunicação digital em tempo real, que permite que pessoas se comuniquem à distância com a mesma eficiência e eficácia de uma comunicação feita presencialmente, permanecer em isolamento social foi mais difícil do que o esperado. Dentre algumas das alternativas surgidas como forma de manter a boa saúde física e mental durante o afastamento é a prática de esportes.

Além de oferecer a manutenção da saúde e da boa forma física, a prática de esportes e exercício físico também é responsável pela promoção de benefícios e valores sociais.  Disciplina, respeito, empatia e sentimento de união são apenas alguns dos pontos evidenciados pelos esportes de maneira geral e que muito nos ajudam na concepção e na vivência da vida prática no dia a dia.

É também filosofia de qualquer esporte o bom caráter, isso é indiscutível. É preciso saber ganhar, mas é igualmente importante saber reconhecer quando se perde para que, com garra e perseverança, seja possível alcançar a vitória de maneira justa e honrada. O esporte nos dá todos os dias a oportunidade de recomeçarmos em busca de resultados cada vez melhores, e isso não vale apenas para aqueles que são atletas profissionais, mas também para os atletas de fim de semana, para aqueles que praticam esportes e exercícios físicos por amor, por estética, por lazer ou em busca de melhorias na saúde.

Praticar esporte é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental, é socializar, é uma forma de gerar aproximação com o outro, é conhecer gente nova, de fazer novos amigos. Praticar esporte é um modo de nos desafiarmos todos os dias a melhorarmos um pouquinho mais, seja esticando a corrida até o próximo quarteirão, ou alongando o pedal até a próxima curva, ou mesmo acelerando um pouco mais a caminhada.

Praticar esportes ou fazer exercícios físicos não necessariamente demanda investimento de grandes somas de dinheiro.  É possível se exercitar fora de academia de musculação ou centros de treinamento funcional ou de crossfit.  Na verdade, tudo o que precisamos é de tempo, disposição e disciplina. É possível correr em parques, praças e afins; caminhar pelo quarteirão do bairro; e até fazer alongamentos e isometrias em casa. Então qual é a sua desculpa? 

Que tal reservar uma hora do seu dia para se dedicar a algum esporte ou exercício físico que lhe dê prazer? A sua saúde agradece.

_______________________________________________________

Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá

Tags mais acessadas