Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana
Menu & Busca
Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana

Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana

A Era Vitoriana, época em que o romantismo estava à flor da pele, que os mestres da música clássica lançavam suas obras, que guerras estouravam em diversos cantos do mundo, que cientistas revolucionavam a ciência e que escritores lançavam suas obras que ecoariam pela eternidade.

Ainda que viver em tal período fosse ruim, a era Vitoriana (1837 – 1901) foi um tempo em que surgiram muitos dos que chamamos, hoje em dia, de “gênios”. E por que não descobrir mais sobre isso a partir dos filmes?

Não há forma melhor de visualizar e descobrir mais dessa época! Agora, chega de tanta enrolação e vamos direto às indicações:

Era Vitoriana
Confira cinco filmes que se passam na Era Vitoriana. | Foto: Montagem/Reprodução.

Filmes que se passam na Era Vitoriana

1- Cold Mountain

O longa de 2004, dirigido por Anthony Minghella, se passa durante a Guerra de Secessão Americana que estourou em 1861 e conta a história de como um jovem casal, formado por Ada Monroe e W.P. Inman, que se conheceu em um vilarejo chamado Cold Mountain e teve que passar pela distância da guerra por anos para poder, finalmente, se reencontrar e ficar junto. Mas será que isso acontece? Isso você pode conferir no filme (não vou dar spoilers aqui). 

O filme conta com um elenco de arrasar. Entre os nomes, temos Nicole Kidman (Ada Monroe), Jude Law (W.P. Inman), Natalie Portman (Sara) Renée Zellweger, que interpretou a personagem Ruby Thewes, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

2- Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula)

O filme dirigido por Francis Ford Coppola, de 1992,  baseado no famosíssimo livro Drácula, de Bran Stoker, de 1897, conta a história de Vlad, o Conde Drácula (Gary Oldman), um guerreiro da Sagrada Ordem de Dracul da Romênia que prometeu vingança, rompeu com a igreja e jurou apenas beber sangue, após descobrir que não poderia enterrar sua amada esposa, Elizabetha, que tinha se jogado em um rio por achar que ele estava morto.

Por séculos, Drácula ficou à procura da reencarnação de sua amada até que, no século XIX, a encontra em Londres, mas agora conhecida como Mina (Winona Ryder), então noiva de Jonathan Harker (Keanu Reeves).

O filme conta com um elenco extraordinário. Além dos nomes mencionados, temos Anthony Hopkins e Tom Waits.

3- Jane Eyre

O filme de 2011, baseado na obra da escritora Charlotte Crontë e dirigido por Cary Fukunaga, conta a história de Jane Eyre, uma jovem que ficou órfã ainda criança e que trabalha com governanta em uma mansão.

O drama é recheado de reviravoltas, romance e muita emoção. O longa conta com a atuação de Mia Wasikowska, conhecida por seus papéis como Alice, em Alice no País das Maravilhas, Edith, em A Colina Escarlate, e Emma Bovary, em Madame Bovary.

4- Um Homem de Sorte (A Fortunet Man)

O filme de 2018, baseado no livro de Henrik Pontoppidan, vencedor do Nobel de Literatura, e dirigido por Bille August, conta história de Lykke-Per, um jovem engenheiro dinamarquês que está à procura de alguém para patrocinar a sua ideia. Cheio de reviravoltas, uma pitada de romance e aquela pegada vitoriana, o longa fez por merecer a indicação à premiação mais importante do cinema. 

Além de ter um enredo ótimo, também conta com um elenco de cair o queixo. Entre os nomes, podemos destacar Esben Smed, que atuou como o protagonista. O ator conseguiu incorporar o personagem de tal forma que faz você sentir raiva do personagem.

O filme está disponível na Netflix.

5- A Jovem Rainha Vitória (The Young Victoria)

Nada melhor do que falar da Era Vitoriana com um filme que fala sobre a própria rainha Vitória, não é mesmo? O longa conta a história de como foi a chegada da rainha Vitória ao trono mais cobiçado da Europa e como foram seus primeiros meses de seu reinado.

O filme de 2009, dirigido por Jean-Marc Vallée e produzido por Martin Scorsese, está disponível no Amazon Prime Video. Além disso, conta com as ilustres atuações de Emily Blunt (Rainha Vitória) e Rupert Friend (Príncipe Albert).

Espero que tenham gostado das indicações!

______________________________
Por Eduarda Knack – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas