Confira algumas dicas sobre como cuidar de uma pele seca
Menu & Busca
Confira algumas dicas sobre como cuidar de uma pele seca

Confira algumas dicas sobre como cuidar de uma pele seca

Home > Lifestyle > Saúde > Confira algumas dicas sobre como cuidar de uma pele seca

Nossa pele, tanto do corpo todo quanto do rosto especificamente pode ser caracterizada como normal, oleosa, mista ou seca. Definir essa característica depende da maneira como as glândulas sebáceas se comportam em cada pele. Cada tipo de pele possui suas características e exige diferentes cuidados.

A pele seca sofre com a carência na produção de óleos pelas glândulas sebáceas. Dessa forma, precisa de cuidados especiais para amenizar o aspecto sem luminosidade, esbranquiçado e escamoso. A pele seca também pode apresentar descamação, coceira, sensibilidade, ardor e manchas vermelhas.

Mas, afinal, como cuidar da pele seca?

Como cuidar da pele seca

Hidratação

hidratação
A hidratação é fundamental no cuidado de uma pele seca. | Foto: Reprodução.

Para a pele seca, hidratação é um cuidado muito importante. O melhor é utilizar produtos que estimulem a hidratação natural. A hidratação vai proteger a pele, incentivar a renovação celular e trazer luminosidade. Por isso, tomar água com frequência e usar hidratantes potentes diariamente, no mínimo duas vezes, é fundamental.

Esse tipo de pele necessita de produtos mais pesados, hidratantes com fórmulas mais densas.

Cuidados no banho ou ao lavar o rosto

pele seca
Cuidados no banho ajudam no cuidado da pele seca. | Foto: Reprodução.

Evite água quente, pois altas temperaturas favorecem o ressecamento da pele, ou reduza o tempo de banhos quentes. Opte por sabonetes líquidos, os sabonetes em barra normalmente são menos hidratantes do que os líquidos.

Prefira sempre sabonetes muito hidratantes e evite usar sabonete várias vezes ao dia.

Vitaminas C e E

Vitaminas
Fontes de vitaminas C e E. | Foto: Reprodução.

A vitamina C é hidratante e iluminadora, ela devolve o viço à pele e o brilho natural. Ela pode ser utilizada através de séruns ou hidratantes com ela na composição. Além disso, possui ação antioxidante que previne as rugas e limpa a pele sem ressecar.

A vitamina E possui também ação antioxidante, ajuda na proteção solar, reduz a sensibilidade e age contra os efeitos do frio e do calor na pele.

Cuidado com a esfoliação

esfoliação de pele seca
A esfoliação é um dos cuidados que deve ser tomado com moderação. | Foto: Reprodução.

Esfoliar a pele uma vez a cada duas semanas é mais do que suficientemente, pois não retira tanto as camadas superficiais mais protetoras da pele. Não utilize buchas esfoliantes em uma pele ressecada, prefira esponjas macias.

Ácido Hialurônico

ácido hialurônico
O ácido hialurônico proporciona a elasticidade e hidratação. | Foto: Shutterstock.

O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células, o que mantém a elasticidade e a hidratação. Além de contribuir para a hidratação natural, pois a substância atrai as moléculas de água, evitando o ressecamento e mantendo a hidratação natural

Use protetor solar todos os dias

protetor solar
O uso de protetor solar é essencial no dia a dia. | Foto: Reprodução.

A pele seca não deve se expor ao sol com tanta frequência, mas, quando exposta ao sol, o melhor é usar um protetor solar com ação hidratante para hidratar a pele, ao mesmo tempo que protege. Usar protetor solar todos os dias, inclusive em dias chuvosos, nublados ou em ambientes fechados é muito importante. Os raios UV, emitidos pelo sol, e também os raios da luz visível contribuem para o ressecamento e envelhecimento cutâneo.

Algumas pessoas não possuem a pele seca, mas sofrem com o ressecamento dela no inverno ou após longo tempo se expondo ao sol, caso que é muito frequente no verão, com as idas à praia ou à piscina. Essas medidas podem ser tomadas nesses casos, pois as peles ressecadas precisam desses cuidados também.

_________________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

Tags mais acessadas