Em época de quarentena, muitos universitários estão com a necessidade de reinventar suas rotinas de estudo. Entretanto, isso não é tão fácil quanto parece. Por isso, o Fala! reuniu algumas dicas que poderão te ajudar a estudar melhor em casa!
Para começar, é importante que você tenha um local mais tranquilo para não desviar a sua atenção. De preferência, longe da televisão e de maiores ruídos. Além disso, separe todos os materiais que vai precisar: livros, apostilas, resumos, cadernos, canetas, entre outros. Crie um ambiente prático e organizado e não se esqueça de checar as luzes: para não ficar com sono, evite lugares onde os raios são fracos ou amarelos.
Com o cômodo definido, comece a pensar no conteúdo dos seus estudos. Escreva antes quais são as suas tarefas do dia no bloco de notas do celular ou em uma agenda: coloque metas realistas, que você realmente tenha condição de cumprir. É importante que exista uma rotina, ou seja, que um hábito de estudo seja criado. Para colocar em prática, tente intercalar as matérias: o indicado é que você troque de 30 em 30 minutos.
Por fim, não se esqueça do mais importante: ter uma boa noite de sono. As horas necessárias de descanso variam de acordo com a pessoa. Em relação a alguns dados científicos, o indicado são oito horas de sono por dia. Em média, a maior parte dos indivíduos descansa mesmo após sete ou oito horas dormindo.
Referências: “Aprendendo a estudar: um olhar científico sobre as formas de estudo” – CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA – UNI-FACEF.