Quando o assunto é salada, muita gente ainda confunde legume, verdura e vegetal. Para você não errar mais estes termos, confira as principais diferenças entre estes alimentos!
Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos por cima ou por baixo da terra, com apenas suas folhas expostas. Eles são divididos, basicamente, em: frutos, tubérculos, leguminosas, raízes, oleaginosas e cereais. As suas quantidades de carboidrato podem variar bastante: abobrinha, chuchu e palmito, por exemplo, têm baixo teor em carboidratos. Entretanto, outras variedades, como a batata, podem chegar a 20% de amido em suas composições.
As verduras são em formato de folhas ou flores e também podem ser chamadas de hortaliças. Alguns exemplos de folhas são o agrião, o alface, a acelga, o espinafre e a couve. Brócolis, alcachofra e couve-flor são flores muito consumidas no Brasil. São reconhecidas pela baixa quantidade de calorias e carboidratos.
Vegetal é um termo muito amplo. Define os seres vivos que pertencem a um único reino, o Plantae. Na linguagem popular, pode ser sinônimo de apenas planta. Diferentemente de hortaliça, nome para denominar plantas cultivadas em hortas como as leguminosas, raízes, verduras e tubérculos.
Referências: “Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de São Paulo” – Revista de Nutrição