Veja os 5 melhores livros brasileiros para adolescentes
Menu & Busca
Veja os 5 melhores livros brasileiros para adolescentes

Veja os 5 melhores livros brasileiros para adolescentes

Home > Entretenimento > Cultura > Veja os 5 melhores livros brasileiros para adolescentes

A literatura é responsável por grande parte do desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas, além de ser uma forma de lazer prazerosa. Em tempos atuais, ocupar a mente é necessário até mesmo para o controle da ansiedade. E o estímulo desde a juventude é essencial para formar adultos críticos e que pensam.

A literatura brasileira é de uma riquíssima carga poética, sendo algo único. Tendo isso em vista, aqui vão algumas sugestões de obras brasileiras que são dicas excelentes para adolescentes.

Melhores livros brasileiros para adolescentes

1) Dom Casmurro

Livro Dom Casmurro
Livro Dom Casmurro. | Foto: Reprodução.

Uma das obras mais famosas do mundo, escrita por Machado de Assis, é sem dúvida uma das maiores construções já feitas. Embora antiga e de uma linguagem mais rebuscada, é o estopim para o desenvolvimento do apego aos clássicos brasileiros. 

A história se baseia na vida de Dom Casmurro (ou Bentinho) e sua paixão pela emblemática Capitu, a famosa “olhos de ressaca” e uma das personagens femininas que mais se destacam na literatura.

O enredo começa desde a infância de Bentinho e sua revolta por não querer se tornar padre, assim como desejava sua mãe, até a descoberta do amor, tendo momentos únicos com Capitu e terminando em sua velhice, aparecendo já como Dom Casmurro. 

O livro trata assuntos como o primeiro beijo, amizade, traição e o crescimento como pessoa.

2) Luna Clara e Apolo Onze

melhores livros
Livro Luna Clara e Apolo Onze. | Foto: Reprodução.

Embora seja mais infantojuvenil, escrito por Adriana Falcão, conta a história de Doravante e Aventura, pais de Luna Clara, que se perdem e se encontram e, nesses desencontros, Luna Clara conhece Apolo Onze. 

Há uma forte presença de mitos gregos e histórias populares que ajudam a costurar o enredo. É uma história fácil de ler e com uma unicidade própria. 

Luna Clara, assim como Apolo, tem uma personalidade marcante, o que torna o leitor mais envolvido ainda. É uma boa sugestão para quem procura algo mais leve e fantasioso.

3) O Alquimista

Livro O Alquimista
Livro O Alquimista. | Foto: Reprodução.

O Alquimista é um best-seller do famoso Paulo Coelho, sendo o livro brasileiro mais traduzido do mundo.

É um romance alegórico, seguindo um jovem pastor chamado Santiago que segue viagem pelo Egito após ter vários sonhos dos quais encontrava um grande tesouro na região. No meio do caminho, o garoto encontra um inglês que estava em busca de um Alquimista e o acompanha durante suas viagens.

O lema central se baseia na frase “Quando você quer algo, todo o universo conspira para ajudá-lo a alcançá-lo”. O tema principal do livro é sobre encontrar seu próprio destino e é ideal para a fase da adolescência pelo fato de ser uma das idades de maior dúvida e inquietação sobre o futuro.

4) Fazendo meu filme

melhores livros brasileiros
Livro Fazendo meu filme. | Foto: Reprodução.

Da famosa Paula Pimenta, é uma coleção de quatro livros que conta a história de Fani, uma adolescente apaixonada por cinema e todo o universo teen que envolve ela. Temas típicos da idade como, por exemplo, os primeiros amores, amizades e dramas típicos marcam presença.

É uma literatura simples e, mesmo com os clichês, tornam a coleção apaixonante. É díficil não encontrar alguém que fique extremamente entretido com o romance entre Fani e Leo e todas as confusões que envolvem o casal.

5) Capitães de Areia

Livro Capitães de Areia
Livro Capitães de Areia. | Foto: Reprodução.

Autoria de Jorge Amado, é outro clássico brasileiro. Retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem em Salvador, na Bahia, e vivem roubando para sobreviver.

Embora antigo, mostra como funciona a questão da desiguldade social e cada menino tem um traço extremamente marcante em si. Cada criança se desenvolve de um jeito conforme a narrativa vai passando, contexto do qual muitos amadurecem antes do tempo e não aproveitam sua infância de uma forma digna. Decerto, é um dos mais memoráveis livros da língua portuguesa.

______________________________________
Por Izabella Giannola – Fala! Cásper

Tags mais acessadas