terça-feira, 23 abril, 24
HomeUniversidadesConfira 7 dicas para você parar de procrastinar

Confira 7 dicas para você parar de procrastinar

Um dos maiores desafios dos brasileiros, em especial dos estudantes, é não deixar tudo para a última hora. Postergar, deixar para outro dia ou deixar para depois, adiar, delongar, protrair. Qualquer uma dessas palavras têm o mesmo significado: Procrastinar.

procrastinar o que é
7 dicas para evitar a procrastinação.

Procrastinar tarefas pode resultar em noites mal dormidas, trabalhos mal feitos e até dependências (as famosas DPs). Portanto, evitar deixar as coisas para a última só trás benefícios. E nem é tão díficil assim.

ESTÁGIO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR O SEU

Veja 7 dicas que vão te ajudar a parar de procrastinar:

1 – Faça uma lista de tarefas diárias

listas planner
Usar um planner ou agenda para listar as tarefas diárias é essencial para evitar deixar tudo para a última hora.

Fazer uma lista com todas as tarefas que deverão ser realizadas ao longo do dia pode ajudar a não esquecer tudo o que deve ser feito, auxilia a definir a ordem de prioridades, além de dar uma sensação de alívio na hora de colocar um ‘ok’ ao lado das tarefas concluídas.

Muitas pessoas usam um planner para ajudar a organizar essas listas.

2 – Estabeleça prazos

Estabelecer um prazo para a execução de uma tarefa também é outra dica valiosa. Além de definir o dia que algo precisa ser feito, estipular um tempo limite para fazê-lo é o ideal. Por exemplo, fixar um período de estudo ajuda a evitar distrações e fazer disso um hábito.

3 – Mantenha o foco

Ao inicar a execução de uma tarefa, seja ela qual for, mas principalmente quando for estudar, é fundamental manter o foco. Evite distrações, indo para o local mais quieto possível. Tenha tudo o que vai precisar ao seu alcance, para evitar interrupções e pausas desnecessárias.

4 – Cuidado com as amizades

Alguns amigos podem ajudar no seu plano de estudos, enquanto outros podem atrapalhar e ser seus futuros companheiros de DP. Assim, é essencial ser honesto com os amigos, e explicar o seu desejo de não deixar tudo para a última hora.

Quem sabe eles também passem a ter uma plano de ‘não-procrastinação’ junto com você.

5 – Faça uma coisa de cada vez

multitarefa
Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo só resulta em frustração. | Foto: Reprodução.

Quem tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo acaba não concluindo nada e o resultado é frustração. Então, anote o que há de mais importante para ser feito e se concentre nessa tarefa e apenas nela. Quando acabar, siga para a próxima.

TRABALHAR E ESTUDAR – COMO CONCILIAR AS DUAS ATIVIDADES?

6 – Crie recompensas

Em uma empresa, quem bate as metas ganha prêmios. Essas ‘comissões’ estimulam os funcionários. Da mesma forma, criar recompensas na conclusão de casa tarefa pode encorajá-lo a fazer as demais com mais empenho.

7 – Faça a tarefa mais difícil primeiro

Concluir primeiro a tarefa menos agradável vai dar o ânimo necessário para realizar as outras. Por exemplo, estudar para uma prova difícil ou resolver assuntos complicados no banco costumam ser tarefas deixadas para a última hora. Colocá-las no topo da lista de prioridades é a melhor opção.

_______________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!