sexta-feira, 19 abril, 24
HomeUniversidadesTrabalhar e estudar - Como conciliar as duas atividades?

Trabalhar e estudar – Como conciliar as duas atividades?

Conciliar o trabalho com os estudos pode não ser uma tarefa, mas nem de longe é algo impossível. Veja 10 dicas para trabalhar e estudar sem stress:

Trabalhar e estudar - Como conciliar as duas atividades?
Trabalhar e estudar – Como conciliar as duas atividades?

PRIMEIRO EMPREGO? COM O QUE TRABALHAR QUANDO NÃO TENHO FORMAÇÃO?

10 dicas para conciliar o trabalho e os estudos

1- Confira a rota do seu trabalho até seu curso

Saber a melhor rota para ir do trabalho até a faculdade ou vice e versa pode poupar tempo do seu dia e evitar atrasos. Pesquise e conheça os melhores atalhos para onde deseja ir.

2- Tenha uma agenda

Com muitos afazeres pode ser difícil lembrar todas as tarefas a serem cumpridas e uma agenda pode ajudar você a organizar e honrar seus compromissos.

Para quem curte escrever no papel, uma agenda básica pode ser adquirida pelo preço de 9,99 reais em qualquer papelaria. Para quem é mais tecnológico, existem inúmeros aplicativos como DigiCal, Google Agenda, Cal Calendar, Wave Calendar, Tiny Calendar, que fazem a função de uma agenda virtual.

COMO MANTER UM FÍSICO SAUDÁVEL DURANTE A FACULDADE

3- Calcule o tempo livre

Saber quanto tempo livro te resta após assumir as responsabilidades com um trabalho e com seus estudos é essencial para fazer bem as duas tarefas.

Concilie o tempo do sue novo emprego com o período do curso escolhido na faculdade: optar por um curso noturno ou um curso EAD pode facilitar sua luta contra o tempo.

4- Estabeleça prioridades

Talvez não dê tempo de realizar tudo o que gostaria durante a semana, por isso, é importante estabelecer prioridades entre os seus afazeres.

Apesar de que estabelecer um rotina fixa seja algo bom, a vida é constante e irão existir algumas semanas que você terá responsabilidades de mais urgência a resolver, seja uma demanda da empresa ou um trabalho da faculdade que pesará muito na média final.

Sendo assim, estabelecer prioridades entre os seus afazeres tornará mais fácil saber qual dele você irá sacrificar no caso de necessidade.

5- Poupe seu dinheiro

Pagar a faculdade, transporte, roles e ainda bancar o lanche diário da tarde pode fazer o seu dinheiro desaparecer rapidamente. Organize seus gastos e poupe uma quantia por mês para poder investir em seu futuro posteriormente.

FACULDADE: BACHAREL, ENSINO TÉCNICO OU TECNÓLOGO? SAIBA PRÓS E CONTRAS

Se controlar para não gastar em coisas que não são necessárias pode te ajudar a exercer a disciplina e principalmente a economizar. Sentir o dinheiro render pode motivar você a trabalhar.

6- Otimize o tempo no transporte público

Principalmente para quem mora na cidade grande, o tempo gasto para ir de um lugar para outro pode levar embora preciosas horas do seu dia. Nesse caso, otimizar o tempo que você passa no transporte público é essencial, seja lendo, escutando um podcast ou revisando a matéria escolar.

7- Tenha um cronograma para organizar sua rotina

Após entender o tempo necessário a dedicar, para os estudos, trabalho, lazer e descanso, é importante organizar todas as áreas da vida, para não se sentir sobrecarregado e manter o equilíbrio.

8- Tenha disciplina

Depois de estabelecer uma rotina saudável, leve e equilibrada, é importante cumprir o que foi proposto, para que a ação de resultado.

9- Peça ajuda a colegas e professores

Caso você não de conta de tudo o que precisa fazer, saiba que seus educadores e amigos sempre estarão lá para ajudar você. Seus colegas podem te passar o conteúdo atrasado e seus professores podem ser bem compreensíveis se você explicar a situação.

10- Descanse

Não se deixe sobrecarregar e descanse sempre que possível.