Confira 5 países para realizar um roteiro gastronômico
Menu & Busca
Confira 5 países para realizar um roteiro gastronômico

Confira 5 países para realizar um roteiro gastronômico

Home > Lifestyle > Viagens > Confira 5 países para realizar um roteiro gastronômico

Há quem diga que viajar é a melhor coisa da vida. E nada melhor do que aprimorar ainda mais essa experiência comendo bem durante a viagem. Alguns países são conhecidos como verdadeiros paraísos gastronômicos por sua rica culinária, eles não desapontam quando a questão é satisfazer o apetite do turista.

Conheça os países que devem estar no seu roteiro gastronômico.
Conheça os países que devem estar no seu roteiro gastronômico. | Foto: Unsplash.

Se você está pensando em viajar e comer bem, nossa lista pode ajudar bastante. Reunimos, a seguir, países de diversos continentes que possuem destaque no campo da culinária e que com certeza irão surpreender suas papilas gustativas. Por isso fica com a gente e anota os 5 países que devem constar no seu roteiro gastronômico.

5 países que são paraísos gastronômicos para visitar

Itália

As massas são o destaque da culinária italiana.
As massas são o destaque da culinária italiana. | Foto: Unsplash.

O primeiro país da nossa lista é um nome já esperado. Afinal, a culinária italiana é uma das mais apreciadas mundo afora. As receitas do país são simples, no entanto, possuem sabores inconfundíveis. Um passeio pelo país europeu garante belas fotos, muita animação, cultura, história e um apetite satisfeito.

Na mesa dos italianos não faltam massas, sobremesas, queijos e vinho. Entre os pratos mais conhecidos e procurados pelos turistas estão o tradicional gelato, a carbonara, o risotto allo zafferano, o tiramisú, a pizza napolitana, o spaghetti allo scoglio e cannolo. Além desses, existem muitas outras delícias típicas da península italiana.

México

 O México não desaponta e é um dos países que deve estar no seu roteiro gastronômico.
O México não desaponta e é um dos países que deve estar no seu roteiro gastronômico. | Foto: Unsplash.

O segundo país da nossa lista de países gastronômicos fica na América do Norte e também é bastante conhecido por sua culinária característica. Aliás, em 2010, a gastronomia do México tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A viagem pelo país latino rende um roteiro repleto de praias exuberantes, sítios históricos preservados e pratos picantes.

Nos pratos mexicanos não podem faltar ingredientes como milho, feijão e pimentas. Cabe lembrar que a culinária do país vai muito além dos famosos tacos e burritos. Vale provar pratos como enchiladas (tortilhas de milho recheadas de carne, feijão, cebola e tomate), chili com carne (prato preparado com carne, pimenta e feijão) e tamales (massa de milho de recheio doce ou salgado).

Turquia

 A gastronomia é uma atração a parte do país euroasiático.
A gastronomia é uma atração a parte do país euroasiático. | Foto: Unsplash.

Talvez um nome que muitos não esperavam em uma lista sobre gastronomia. Contudo, se engana quem acha que a Turquia não é conhecida por seus pratos. É no território turco que a cozinha europeia encontra o Oriente Médio. Portanto, ao visitar o país, além de conhecer belas sinagogas e majestosas praias, você provará ótimas refeições.

Com forte influência árabe, o prato mais conhecido e apreciado dos turcos é o kebab. Ele consiste em carne de cordeiro, carneiro, boi ou frango grelhada em um espeto. Contudo podemos citar pelo menos mais dois pratos emblemáticos da culinária turca: o pide (um pão achatado assado servido com queijo e carne de cordeiro) e a baklava (doce de massa fina encharcada de mel).

China

A invenção do yakisoba é disputada entre chineses e japoneses.
A invenção do yakisoba é disputada entre chineses e japoneses. | Foto: Unsplash.

Muitos associam a culinária chinesa com ingredientes peculiares como barbatana de tubarão, carne de cachorro ou escorpião. Contudo, existe muito mais diversidade no prato dos chineses. Conhecer a China é ter a oportunidade de desbravar sabores espalhados por um território imenso e repleto de diferentes influências culinárias.

A culinária chinesa costuma usar bastante vegetais, além de dar espaço especial para as aves e o arroz. Um dos pratos mais conhecidos é o yakisoba, ainda que exista divergência com os japoneses sobre quem criou a refeição. Além desse, outras dicas culinárias de um dos países gastronômicos mais inusitados são o frango xadrez, os rolinhos primavera e o pato à Pequim.

Marrocos

O Marrocos vai te surpreender com sabores exóticos e deve estar entre os países de seu roteiro gastronômico.
O Marrocos vai te surpreender com sabores exóticos e deve estar entre os países de seu roteiro gastronômico. | Foto: Unsplash.

Fechamos nossa lista de roteiros gastronômicos com um país do norte da África conhecido por seu visual exótico. As areias do deserto marroquino guardam uma das melhores gastronomias do mundo, fortemente influenciada pelos hábitos alimentares dos povos berberes. Ser turista no país significa comer bem e vislumbrar belezas naturais espetaculares.

Um dos pratos mais famosos da culinária marroquina é o tajine, uma espécie de cozido feito com uma panela específica. Para surpresa de alguns, por lá também come-se cuscuz. Outras dicas de pratos típicos são o pão berbere e a harira, sopa de lentilhas e especiarias. Enquanto que os mais corajosos podem provar a babouche, sopa feita com caracóis.

Então, agora que já conhece alguns dos países com as culinárias mais interessantes do mundo, está na hora de criar seu roteiro gastronômico para sua próxima viagem.

_______________________________________________

Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

Tags mais acessadas