5 curiosidades sobre a Macedônia, um lugar único no mundo
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a Macedônia, um lugar único no mundo

5 curiosidades sobre a Macedônia, um lugar único no mundo

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre a Macedônia, um lugar único no mundo

​A Macedônia é conhecida entre os brasileiros por ser um lugar atrativo, principalmente no verão, por causa das suas praias. Mas também é um lugar que traz consigo algumas curiosidades bem antigas. A seguir, confira 5 curiosidades sobre a Macedônia que poucos conhecem!

5 curiosidades sobre a Macedônia

1. Macedônia nas civilizações antigas

Ouve-se falar na Macedônia desde as primeiras civilizações. A primeira civilização registrada na história é a civilização egípcia. Isso mais ou menos há 4.000 a.C., e durante esse período, uma figura ficou bastante conhecida na história mundial. Trata-se do rei Alexandre III, também conhecido como “O Grande”. Filho do rei Filipe II. Alexandre III reinou durante o período de 336 a.C. até 323 a,C., ele também foi um dos Faraós do Egito e rei da Pérsia.

A estátua do rei Alexandre, O Grande, está localizada na capital Skopje. | Foto: Reprodução.

2. Macedônia presente nos versículos bíblicos

A Macedônia também é conhecida por ser concomitantemente citada no livro sagrado. Todas as suas aparições na Bíblia estão no Segundo Testamento. Podemos encontrar grande parte das citações nos livros dos Atos dos Apóstolos: 16:5; 16:9; 16:10; 16:12; 18:5; 19:21; 19:22; 19:41; 20:1 e 20:3. Ela também aparece nos livros de Romanos 15:26; I Coríntios 16:5; II Coríntios 1:16; 2:13; 7:5; 11:9; Filipenses 4:15; I Tessalonicenses 1:7;1:8; 4:10 e em I Timóteo 1:3.

3. Domínio por diferentes colonizações

A Macedônia, durante muito tempo, sofreu com as colonizações. Foi assim durante o séc.VI, tendo sido dominado pelos Eslavos, no séc. VII foi a vez dos búlgaros conquistarem o território, mais tarde, no séc. XIV, foi conquistada pelos bizantinos e pela Sérvia, e por muito tempo, o território foi dominado pelo Império Otomano. 

No séc. XX, após a guerra dos Bálcãs, a Macedônia ficou dividida entre três países: Bulgária, Grécia e Sérvia. Durante um longo período do séc. XX, o local fez parte do Reino da Iugoslávia, sendo fortemente dominada pelos sérvios. Somente em 1991 se tornou um país independente.

4. Foi o local onde nasceu a Madre Teresa de Calcutá

Pois é, uma das curiosidades que poucas pessoas conhecem é sobre a origem da Santa. A Santa Madre Teresa carrega consigo o nome da região da Índia, porém ela nasceu na capital da Macedônia, Skopje, em 1910.

Madre Teresa, uma das figuras mais importantes para a Igreja Católica, nasceu na Macedônia.
Madre Teresa, uma das figuras mais importantes para a Igreja Católica, nasceu na Macedônia. | Foto: Reprodução.

5. Além de ser um país, Macedônia é uma língua

Essa é outra curiosidade que poucos sabem. A língua macedônia é um dos idiomas mais antigos do mundo e é falada nos países Bálcãs, como parte da região da Grécia, Albânia e, em maior parte, no próprio país.

______________________________________________________

Por Henrique Macouzet – Fala! Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas