terça-feira, 16 abril, 24
HomeCinema e SériesConfira 5 filmes que todo aluno de Cinema deveria assistir

Confira 5 filmes que todo aluno de Cinema deveria assistir

Se você é estudante de Cinema, pensa em entrar na área ou é simplesmente um cinéfilo de plantão, o Fala! Universidades traz, hoje, algumas dicas e recomendações para você.

Além do conhecimento acadêmico ou objetivo sobre categorias, como direção de arte e fotografia, assistir a filmes constantemente – especialmente de diretores que você admira ou seguem a mesma estética cinematográfica que você – é um ótimo exercício diário para a construção de sua identidade no meio.

5 filmes que todo aluno de Cinema deveria assistir

A lista foi construída com base em recomendações renomadas de diversos cineastas e pesquisadores da área, como Martin Scorsese – responsável pela direção de filmes clássicos como Taxi Driver (1976), Ilha do Medo (2010) e O Lobo de Wall Street (2013), que também fazem parte das indicações especiais para os estudantes de Cinema. Confira, abaixo, nossa seleção e uma breve resenha sobre cada filme:

O Iluminado – Stanley Kubrick (1980)

O Iluminado
Filme O Iluminado. | Foto: Reprodução.

Um clássico para todo amante da sétima arte, o filme O Iluminado, em título original, The Shinning, foi lançado em 1980 e mostra o diretor Kubrick em uma de suas melhores fases: em um thriller psicológico baseado no livro do mesmo nome de Stephen King, o personagem Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson, dá um show de atuação e performance durante toda o enredo que acontece durante um inverno isolado no Hotel Overlook, onde o mesmo acompanha sua família – a esposa Wendy e o filho Danny, que é perturbado constantemente com visões e premonições.

Sem mais spoilers, o filme é extremamente necessário aos estudantes de Cinema que possuem interesse em aprimorar técnicas como a criação de roteiros, filmagem e direção. Assim como em clássicos de Kubrick como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) e Laranja Mecânica (1971), O Iluminado é uma boa pedida.

Bacurau – Kleber Mendonça Filho (2019)

Bacurau
Bacurau. | Foto: Reprodução.

Afinal, não só de produções estrangeiras vive o estudante de Cinema, especialmente em um contexto social, cultural e político como o Brasil. O lançamento de Bacurau fará dois anos em agosto e ainda se mostra relevante e atemporal pra entender o que estamos vivenciando no cenário político dos últimos dias: em um cenário de thriller distópico, moradores do pequeno povoado do sertão brasileiro descobrem que sua comunidade, simplesmente, não está mais no mapa.

A partir disso, o filme se desenrola em um trama envolvente e cativante onde, juntos, eles buscam encontrar a raiz do problema e o inimigo responsável pelo apagamento de sua cidade. Tendo várias indicações e prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo, o filme não poderia deixar de ser citado nessa lista. Fica a recomendação!

Cidade dos Sonhos – David Lynch (2001)

cinema
Cidade dos Sonhos. | Foto: Reprodução.

Se você é daqueles que adora quebrar a cabeça quando assiste a um filme, essa recomendação é especial para você. O diretor David Lynch é conhecido por seus dramas psicológicos, surrealistas e cheios de simbologia para aqueles mais atentos.

O filme inicia com uma jovem atriz que viaja para Hollywood em busca de seu lugar ao sol, mas, imediatamente, algumas coisas estranhas começam a acontecer. O roteiro é envolvente e aguça a criatividade e senso crítico do público, que, ao final, se vê em frente de diversas teorias e suposições do que o filme pode, ou não, ter significado.

Outras de suas obras, como A Estrada Perdida (1997) e Veludo Azul (1986), seguem o mesmo ritmo, assim como a série Twin Peaks (1990), que é considerado um marco na história do cinema e de sua carreira.

Persona – Ingmar Bergman (1966)

melhores filmes do cinema
Persona. | Foto: Reprodução.

Em um roteiro e direção de arte totalmente em preto e branco, Ingmar Bergman mostra ao público o porquê de seu reconhecimento no mundo do cinema: através de um enredo dramático, nos é apresentado a enfermeira Alma, que é escolhida para cuidar da atriz Elisabeth Vogler.

O filme nos leva a conhecer a verdadeira essência e personas das personagens por meio de diálogos e monólogos profundos que envolvem diversas temáticas que as mesmas partilham, mesmo sem ter a percepção imediata disso.

O filme é uma boa pedida para os que se aventuram no Cinema e Fotografia, pois, além da direção impecável, a estética do longa é um bom exercício para trabalhar técnicas, como o uso de luz e sombra, assim como o de temas relacionados à Psicologia.

O Poderoso Chefão – Francis Ford Coppola (1972)

alunos de cinema
O Poderoso Chefão. | Foto: Reprodução.

Um clássico do cinema que rendeu uma trilogia, o filme O Poderoso Chefão não poderia estar de fora desta lista. Baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo, a trama é estrelada por atores consagrados, como Marlon Brando Al Pacino, e possui como um de seus principais arcos o cotidiano do personagem Don Corleone, chefe de uma família mafiosa e italiana em Nova York.

A partir disso, o roteiro nos leva a diversos conflitos e reflexões acerca de temáticas como poder, confiança, vingança e dinheiro, e, claro, tudo isso com uma direção de arte e fotografia impecável, tal qual a trilha sonora. Se você ainda não assistiu, já anota na listinha!

E aí, gostaram das indicações? Para você, faltou algum filme? Continue ligado no portal para maiores recomendações do mundo da Arte e do Cinema!

______________________________
Por Tainara Fantin – Fala! Unioeste