Confira 5 filmes que foram adaptados para a Broadway
Menu & Busca
Confira 5 filmes que foram adaptados para a Broadway

Confira 5 filmes que foram adaptados para a Broadway

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Confira 5 filmes que foram adaptados para a Broadway

Nova York é uma cidade mundialmente conhecida por seus pontos turísticos, e quem já visitou a cidade, seja pessoalmente, seja pelas telinhas, sabe que não há atração mais emocionante para uma noite na metrópole do que assistir a uma peça na famosa Broadway. Com 4 teatros localizados na avenida de mesmo nome e um total de 41 espalhados pela cidade, a Broadway é o coração do teatro musical estadunidense, com espetáculos que servem de inspiração para todo o mundo.

E apesar de tradicional, a Broadway não parou no tempo, exibindo, hoje, além de produções clássicas como O Fantasma da Ópera e Amor, Sublime Amor, novos musicais, além de adaptações de filmes de sucesso. Aqui, estão 5 das adaptações mais populares:

Filmes adaptados para a Broadway

1. O Rei Leão 

O Rei Leão
O Rei Leão. | Foto: Reprodução.

O que teve início com uma animação lançada pela Disney em 1994 é hoje um dos musicais mais populares da Broadway. Vencedor de 6 prêmios Tony – o maior prestígio do teatro musical – e em exibição desde 1997, O Rei Leão tornou-se um dos musicais mais consagrados da história.

A trama acompanha a emocionante vida do leão Simba, filhote de Mufasa e herdeiro de seu cobiçado trono, do qual Scar, irmão do rei, não pretende abrir mão sem protestos. A envolvente trilha sonora composta por Elton John e Tim Rice conta com cinco canções originais na animação e outras três escritas especialmente para o musical. 

As máscaras e pinturas corporais adicionam cores vibrantes à peça e trazem ainda mais vida à produção tão aclamada, considerada, ao redor do mundo, o musical mais bem-sucedido de todos os tempos.

2. Aladdin

Aladdin
Aladdin. | Foto: Reprodução.

Ainda no universo Disney, Aladdin foi mais uma animação musical adaptada para a Broadway. Em cartaz na cidade de Nova York desde 2014, a produção é uma das maiores bilheterias da história e, nos últimos anos, já foi adaptada para outros idiomas e exibida em pelo menos 7 países.

Focada em Aladdin, um ladrão que vive na companhia de seu macaco Abu, a história mostra os desdobramentos do encontro do jovem com um gênio que lhe concede três desejos. Ao mesmo tempo, Jasmine, princesa do reino de Agrabah, luta para provar que é capaz de governar sem casar-se com o repulsivo Jafar.

Os gracejos do gênio se juntam às canções envolventes e são suficientes para tornar a peça leve e divertida como a animação, mas com a experiência de ver ao vivo a cena do tapete voador, que é emocionante como nenhuma tela pode proporcionar.

3. Harry Potter

Broadway
Harry Potter na Broadway. | Foto: Reprodução.

E para quem pensava que o universo Disney seria o único mundo mágico adaptado para a Broadway, pode vir como uma surpresa a existência da versão musical de Harry Potter. A franquia que conquistou o mundo, inicialmente como livro e posteriormente com suas versões cinematográficas, teve sua estreia nos palcos nova-iorquinos em 2018.

Dessa vez, o roteiro não foi igual à história original, mas sim, uma versão musical da vida de Harry, 19 anos após a derrota de Valdemort. A peça se inicia com a cena final de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, onde Harry, Gina, Rony e Hermione despedem-se, na plataforma 9 ¾, de seus filhos, que estão prestes a iniciar seus estudos em Hogwarts. Quando Alvo, filho de Harry, quebra a tradição da família e é enviado à Sonserina, dá-se início a Harry Potter and the Cursed Child, a produção que trouxe músicas ao mundo mágico que conquistou milhares de fãs.

4. Moulin Rouge!

peças broadway
Moulin Rouge!. | Foto: Reprodução.

Estrelado por Ewan McGregor e Nicole Kidman, o musical foi um sucesso nas telonas em 2001 e teve sua estreia na Broadway em 2019. Recheado de canções populares como Your Song, de Elton John, Like a Virgin, de Madonna, e The Show Must Go On, da banda Queen, o longa antecipou tendências que surgiriam ao longo das últimas décadas, com isso, tornando-se vencedor de três prêmios Globo de Ouro.

Tendo como pano de fundo o famoso cabaré parisiense Moulin Rouge!, o filme se passa no ano de 1900, durante a Belle Époque, e conta a história de Christian, escritor que narra os acontecimentos que transformaram sua vida um ano antes, quando mudou-se para Paris. Após comprometer-se a ajudar um grupo de boêmios a terminar sua peça “Espetacular, Espetacular”, Christian é apresentado a Satine, uma cortesã de Moulin Rouge que sonha em tornar-se atriz. Quando os jovens se apaixonam, devem esconder seu amor do dono do cabaré e do duque que prometeu financiar a peça em troca do amor da cortesã.

Em uma mistura de comédia, drama e muito romance, Moulin Rouge! trouxe para os palcos todas as emoções despertadas pelo tão aclamado longa e incluiu sucessos atuais como Rolling in the Deep, da cantora britânica Adele, e Shut Up And Dance, da banda Walk the Moon. Um musical que, mesmo ambientado no início do século XX, consegue tornar-se mais moderno em cada nova versão.

5. Meninas Malvadas

melhores peças da broadway
Meninas Malvadas. | Foto: Reprodução.

Lançado em 2004, o filme protagonizado por Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Lacey Chabert e Amanda Seyfried marcou uma geração e foi um grande sucesso de bilheteria, tornando-se um dos filmes adolescentes mais aclamados até hoje.

A versão musical resgata a história de Cady Heron, adolescente que se muda da África para os Estados Unidos e deve se adaptar à escola pela primeira vez, após anos de ensino doméstico. Quando finalmente encontra amigos que lhe ensinam a sobreviver ao Ensino Médio, Cady é abordada pelas meninas mais populares da escola, conhecidas como “As Poderosas”, trio comandado pela implacável Regina George. Junto a seus amigos, a protagonista bola um plano para tornar-se amiga do grupo e destruí-lo por dentro, mas tudo desanda quando Cady passa a gostar de sua nova posição social.

Assim como o filme, a peça foi idealizada por Tina Fey, a professora Norbury na versão das telonas. As canções adicionam diversão à história que foi uma redefinição cultural, trazendo todas as famosas citações e criando uma atmosfera que torna a experiência ainda mais completa. Em janeiro de 2021, após 833 performances, foi anunciado o encerramento da produção, que teve em seu elenco participações notáveis como Sabrina Carpenter no papel de Cady Heron, Ashley Park como Gretchen Wieners e Cameron Dallas interpretando Aaron Samuels, interesse romântico da protagonista.

Bônus: O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada
O Diabo Veste Prada. | Foto: Reprodução.

Outro filme aclamado que está com a estreia marcada nos palcos da Broadway é a inovadora comédia O Diabo Veste Prada, originalmente estrelada por Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt. A versão musical da aventura da jornalista Andy como assistente da intimidadora Miranda Priestly na revista de moda Runway estava cotada para ter sua estreia em 2021, mas foi adiada para 2022 devido ao Covid-19 – até lá, esperaremos ansiosamente. 

____________________________________
Por Bia Morrone – Fala! Cásper

Tags mais acessadas