Confira 10 indicações de livros de autores brasileiros
Menu & Busca
Confira 10 indicações de livros de autores brasileiros

Confira 10 indicações de livros de autores brasileiros

Home > Entretenimento > Cultura > Confira 10 indicações de livros de autores brasileiros

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a população brasileira lê em torno de cinco livros por ano. Isso significa que o país tem menos 4,6 milhões de leitores em comparação a 2015. Essa conjuntura, somada às constantes tentativas de taxação no valor dos livros, propicia para que o hábito da leitura não seja uma das prioridades da população brasileira. 

Em contrapartida, são inúmeros os autores nacionais que publicam suas histórias angariando visibilidade e cativando leitores em todo país. Atrelado a isso, com a flexibilidade de novas plataformas de leitura, como é o caso do Kindle, Wattpad, Spirit, Skoob, dentre outros, nota-se um movimento cada vez maior de jovens autores alavancando suas histórias e agregando para o alcance da literatura no Brasil.

Tendo isso em vista, preparamos uma lista de indicações de autores nacionais, que você pode ou não conhecer, que estão a cada capítulo de suas histórias ou livro publicado, mantendo viva a tradição mágica da leitura em um cenário de sucateamento constante. 

Livros e autores brasileiros

1. Traços – Eduardo Cilto

livros brasileiros.
Traços. | Foto: Reprodução.

Beatriz e Matheus foram amigos durante a vida inteira, os dois são praticamente inseparáveis, enquanto ela é mais despojada e aventureira, as únicas aventuras nas quais ele embarca estão nas páginas de suas HQs.

Mas, recentemente, o garoto percebe que nutre um sentimento maior pela amiga. Inseguro e acanhado, ele resolve ignorar o sentimento, até que uma festa na escola faz com que tudo mude. Em uma busca por autoconhecimento, Beatriz parte em uma jornada peculiar, e Matheus, aproveitando para fugir de seus próprios dramas familiares, embarca junto à amiga em uma viagem que mudará suas vidas para sempre.

Esse é o primeiro romance do escritor e booktuber Eduardo Cilto, de 24 anos. O ritmo leve mesclado à atmosfera sútil que é construída em torno da relação dos protagonistas orquestra uma história envolvente que prende o leitor do início ao fim. A obra encontra-se nas melhores livrarias. 

2. Em Todos os Lugares – John Oak  

livros
Em Todos os Lugares. | Foto: Reprodução.

Vini, Carla, Fred e Diego são quatro amigos de longa data em uma viagem rumo ao sul do país. Quando Vini conhece Júlia, uma garota solitária cuja vontade era evitar lidar com a carga emocional de um reencontro com o pai, no hotel em que estavam hospedados, ele imediatamente desenvolve uma afinidade por ela e não perde tempo em chamá-la para se juntar a ele e aos amigos no percurso.

Assim, tem início uma aventura leve e intimista que, através de personagens bem desenvolvidos, cada um com sua contribuição sentimental para o enredo, faz com que o leitor se veja em uma jornada pelo sul do país no carro do grupo, batizado de Gimli, e ainda seja surpreendido por reviravoltas de tirar o fôlego que tornam a leitura ainda mais prazerosa.

Esse é o primeiro livro de John Oak, pseudônimo utilizado por João Victor de Jesus Carvalho, jataiense, estudante de jornalismo na UFG, que no auge de seus 19 anos, através de muita coragem e astúcia, trouxe sua história ao mundo. O romance está atualmente disponível na Amazon.

3. O Mundo que habita em nós – Liliane Prata 

O Mundo que habita em nós
O Mundo que habita em nós, um dos livros mais famosos da jornalista. | Foto: Reprodução.

O oitavo livro da jornalista, youtuber, filósofa e escritora, Liliane Prata, se diferencia dos demais por ser o primeiro de não-ficção da autora. Nele, o leitor se encontra imerso em reflexões de profundo teor filosófico que traduzem temas pertinentes aos assuntos contemporâneos, tais como medo, pressa, ansiedade, e outros.

Através de relações com elementos didáticos, como música, livros e outros textos, as reflexões são democratizadas em uma linguagem deliciosa de se acompanhar. O livro está à venda nas melhores livrarias.

4. Pó de Estrelas – Felippe Carvalho

livros nacionais
Pó de Estrelas. | Foto: Reprodução.

Pó de Estrelas é a coletânea de poesias e versos de Felippe Carvalho, estudante do curso de Letras na UFG, que criou esse espaço para poder transformar sua imensidão de sentimentos em arte. Por meio de um compilado majestoso de poesias individuais, o livro se completa recheado de teor emocional ao versar sobre assuntos como insegurança, solidão, isolamento, corações quebrados e reconstrução.

A obra é de profundidade imensa e abre convite ao leitor para que abrace a vulnerabilidade e se deixe estar submerso pelos sentimentos. O livro está disponível no Wattpad.

5. Tá todo mundo mal – Jout Jout  

Jout Jout
Tá todo mundo mal, um dos livros mais comentados atualmente. | Foto: Reprodução.

A youtuber Julia Tolezano, niteroiense, de 29 anos, conquistou o público com as reflexões que propunha em seu canal: Jout Jout prazer. Os vídeos da moça, que abordavam temas como machismo, desilusões amorosas, conflitos existências, abusos e processos de crescimento, logo caíram no gosto popular.

Isso, fez com que Jout Jout, como ficou conhecida, lançasse um livro estendendo as questões propostas em seu canal. Em Tá todo mundo mal: O livro das crises, Jout Jout convida o leitor, através de histórias da sua vida, para entrar nesse universo de autoquestionamentos e desmistificações através de histórias sobre as próprias crises pelas quais passou em sua vida, desmistificando a ideia de uma vida cor de rosa e mágica ao aceitar que nem sempre estamos bem, e como ela mesmo diz: “Tá bem? Então, tá bem!”.

O livro é ótimo para ser lido de uma só vez, tamanha a flexibilidade de sua escrita. O livro está disponível nas melhores livrarias.

6. Conectadas – Clara Alves 

Conectadas
Conectadas. | Foto: Reprodução.

O livro sútil e envolvente da autora Clara Alves conta a história de Raíssa e Ayla, duas garotas com uma paixão em comum, o mundo dos games. Através de um jogo adorado pelas duas, uma conexão virtual é formada imediatamente.

Mas, ao usar um avatar masculino para jogar, Raíssa deixa Ayla no escuro sobre com quem realmente está conversando. Em um mix de emoções, dramas e corações partidos, a autora nos convida a observar e torcer para que o amor vença todas as barreiras.

O livro se encontra nas melhores livrarias.

7. Quinze Dias – Vitor Martins 

Quinze Dias
Quinze Dias. | Foto: Reprodução.

A narrativa perspicaz de Vitor Martins traz ao leitor a história de Felipe, um jovem inseguro e tímido que aguarda ansiosamente o início de suas férias. O desejo pela paz de tardes maratonando filmes e a imersão em seus livros já são desejos de longa data.

Entretanto, quando a mãe do rapaz o informa que vai convidar o vizinho Caio, cujos pais estão viajando, para passar quinze dias em sua casa, o que deveriam ser férias tranquilas se transformam em uma série de dramas que envolvem o leitor do início ao fim.

O romance pode ser encontrado nas melhores livrarias.

8. Shadow Creatures – Black Banshee 

As vidas de Phoebe, Sophie e Elizabeth são viradas do avesso quando elas se conhecem, de repente. O que ambas possuem em comum não é somente o fato de estarem na universidade, mas suas habilidades sobrenaturais. As três, agora, têm que enfrentar uma força do passado que surge para se vingar.

Shadow Creatures é uma obra contemporânea que consegue envolver leitores de qualquer geração. Com personagens marcantes, o universo criado por Black Banshee, pseudônimo para Eduardo Augusto, envolve tudo que um bom livro precisa: um romance doloroso, empoderamento feminino e, é claro, muita bruxaria. O enredo leve consegue nos fazer viajar para outro mundo, graças à minuciosa caracterização dos lugares e das personagens. Black Banshee carrega muito de si, em sua primeira obra, a personalidade do autor e suas batalhas interiores transparecem em toda a trama. Com seus 21 anos, o autor cursa Jornalismo e parece se destacar cada vez mais no ramo da literatura. Se você gosta de Chilling Adventures of Sabrina, ou do universo de Dezesseis Luas, provavelmente vai amar Shadow Creatures. Um ótimo romance para se ler durante uma madrugada chuvosa na companhia de um gatinho dengoso e um café.

John Oak.

O romance está disponível no Wattpad. 

9. Over the rainbow: Um livro de contos de fadxs 

Over the rainbow: Um livro de contos de fadxs
Over the rainbow: Um livro de contos de fadxs, um dos livros de destaque atual. | Foto: Reprodução.

Essa coletânea de aventuras audaciosa e inovadora traz, de forma reinventada, os principais contos de fadas que marcaram a infância de muitas gerações em um formato onde os protagonistas são personagens LGBTQI+.

O livro é uma parceria de youtubers LGBTS e ativistas do movimento. Foi escrito por Eduardo Bressanim, Maicon Santini, Milly Lacombe, Lorelay Fox, Renato Plotegher Jr e está à venda nas melhores livrarias do país.

10. Submerso – Eduardo Cilto

livros
Submerso. | Foto: Reprodução.

O segundo livro de Eduardo Cilto é o seu mais recente romance. A história conta a trajetória de Dimitri, que não consegue mais reconhecer a si mesmo, em uma ocasião com os amigos, o garoto acaba sofrendo um grande gatilho emocional que o leva a passar um tempo em um acampamento para jovens desajustados no intuito fazê-lo voltar aos eixos. A escrita suave e atrativa do autor, mais uma vez, nos faz entrar na experiência de cabeça e ficarmos aprisionados na narrativa convidativa durante toda leitura.

E aí, vamos apoiar a literatura nacional? Para mais assuntos culturais ou outros temas, continue navegando no site! 

______________________________
Por Eduardo Augusto – Fala! UFG

Tags mais acessadas