O Instagram é uma excelente rede social para passar o tempo e promover negócios. No início, o canal era voltado apenas para relações pessoais, fora do âmbito profissional. Mas mesmo nessa época, as pessoas já entendiam que se tratava de um canal extremamente visual, por isso que a preocupação de saber como organizar o feed do Instagram não é de agora.
Acontece que, na medida em que as marcas foram descobrindo como organizar o Instagram e ver seu potencial para a atração e conversão de público, os próprios administradores da rede começaram a enxergar e incentivar esse seu lado, lançando ferramentas para os empreendedores que decidem estabelecer presença no Instagram. A função de arrastar para cima e o Instagram Shopping são alguns dos frutos desse esforço da rede para incentivar as empresas.
Quer aprender como deixar o feed do Instagram organizado para aproveitar toda vantagem competitiva que essa rede oferece? Continue a leitura!
Para que organizar o feed do Instagram?
Segundo o Valor Econômico, uma pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers) revelou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora das compras. Isso quer dizer que mais da metade das pessoas afirmam comprar algo por causa de informações obtidas a partir desses canais.
Ainda, 43% dos indivíduos que responderam a pesquisa alegaram descobrir marcas desconhecidas por meio das redes sociais e 39% disseram que seguem as marcas preferidas nesses canais. Isso só mostra o quanto ter uma presença reforçada nessas mídias é importante para a divulgação e o consequente crescimento de uma companhia.
Por isso, organizar o feed no Instagram, que é uma prática do marketing digital, pode significar uma economia enorme com marketing tradicional, visto que o simples fato de reforçar seu profissionalismo nessa rede pode fazer com que milhares de pessoas notem sua marca e pensem nela na hora que estiver procurando por determinado produto.
Para que serve organização em redes sociais?
Organizar o feed é o mesmo que organizar suas postagens. Isso não vale apenas para o Instagram, mas para todas as redes sociais de sua marca. Apostar nessa organização pode te trazer muitos benefícios que até ultrapassam o mundo virtual. Afinal, uma empresa que sabe se posicionar corretamente demonstra profissionalismo, tem mais chance de permanecer na memória do público, além de se destacar dos concorrentes. Confira cada uma dessas vantagens detalhadas a seguir!
Demonstração de profissionalismo
Estar bem posicionado na internet vai muito além de ter um blog e abrir contas em diferentes redes sociais, como o Instagram. Para construir uma presença on-line de valor, é necessário saber vender sua empresa. E, fazer isso no mundo virtual, em que várias empresas estão competindo por atenção, não é uma tarefa fácil.
Por esse motivo, é interessante investir na organização das redes sociais da companhia. Pois quando suas redes passam a imagem de arrumadas, quem as vê de fora percebe que a empresa se preocupa em oferecer bons conteúdos em vez de só postar o que bem entende. Por isso, organizar os canais da companhia demonstra profissionalismo.
Fortalecimento da identidade da marca
Quando você organiza suas postagens e faz isso pensando na mensagem que quer transmitir para o público, elas passam a funcionar como cartões de visita da marca. Isso porque ao encontrá-las em qualquer lugar, as pessoas que já conhecem a identidade da companhia ligarão imediatamente o conteúdo a ela.
Portanto, ter o Instagram da sua empresa organizado certamente irá fortalecer sua identidade. É só você pensar na identidade visual do Nubank e em como as postagens do banco a reforçam, por exemplo. A empresa faz questão de transparecer seus valores em todas as redes sociais, seja pela cor das artes, estilo de letra utilizado ou, até mesmo, a forma de escrever. A junção desses elementos faz com que a marca seja lembrada imediatamente no instante em que nos deparamos com algo parecido.
Ganho de vantagem competitiva
Quando sua empresa inspira confiança e tem uma identidade forte, automaticamente se destaca das concorrentes. Por isso, uma companhia que dedica tempo para organizar suas redes sociais tem mais chance de ampliar seu alcance e conseguir mais clientes, além de engajar os que já seguem a marca.
Como organizar seu feed do Instagram pode te ajudar a melhorar suas vendas
Cada rede social tem seu foco. Então, da mesma forma que o LinkedIn é voltado para relações profissionais, o Instagram tem um imenso apelo visual. Por isso, a rede social exige empenho dos que querem crescer, assim, a beleza/organização do feed do Instagram é grande parte dessa exigência.
Quando o usuário se depara com postagens visualmente mais atraentes e um feed coerente, a probabilidade de ele simpatizar com aquele perfil e resolver curtir algumas postagens, ou até mesmo segui-lo, é muito maior. Um feed bem organizado conta uma história. Por isso, as chances de encantar os que vêm de fora são altas.
E, por esse motivo, perfis mais bem organizados costumam ter mais engajamento. Pois, além de ter mais chance de as pessoas curtirem e compartilharem, pelo fato de ele contar uma história, a probabilidade de atrair fãs assíduos é enorme.
Por exemplo, digamos que você tem uma loja de bolos e doces e ela tem um perfil no Instagram. É possível conquistar o público com postagens coerentes e de boa frequência, com dicas sobre confeitaria, intercalando com trabalhos seus, fotos e vídeos de doces. Essa estratégia funciona melhor do que fazer postagens esporádicas com suas encomendas apenas quando dá na telha, pois as pessoas seguem o perfil sabendo que ele tem algo a acrescentar.
10 dicas de como organizar o feed do Instagram
Existem várias formas de organizar um feed no Instagram, por cores, blocos, estilos, etc. Tudo vai depender da sua marca, da imagem que você quer passar e de como quer fazer isso. Às vezes, até uma organização mesclada pode funcionar, mas isso vai de cada um e da criatividade do time de marketing.
Entretanto, algumas dicas são universais e servem para qualquer tipo de organização. Por isso, se você quer saber como organizar o Instagram, confira a seguir 10 dicas para você arrumar de uma vez por todas seu feed e conseguir mais seguidores:
1. Arquive as fotos indesejadas
Muitas pessoas se perguntam como organizar o feed do Instagram com fotos já postadas. Pode ser que você ache que a única opção é apagar tudo e começar do zero. Mas existe uma solução menos extrema que contribui para a sua organização sem que você precise deletar as fotos.
Essa solução é a opção de arquivar os conteúdos que estão atrapalhando o visual do feed. Fazendo isso, caso se arrependa futuramente, você ainda tem o poder de desarquivar essas fotos quando quiser, a fim de que elas voltem a aparecer em sua página.
2. Padronize as cores
Independente se você organizar seu feed por cores ou não, um feed do Instagram deve ser formado por postagens de cores coerentes a fim de que os tons não briguem entre si, deixando seu perfil com a aparência de desarrumado ou desleixado.
Por isso, um dos primeiros passos em uma estratégia de marketing é definir a paleta de cores da empresa. Pois, desta forma, fica muito mais fácil padronizar todas as peças publicitárias para qualquer canal, seja na internet ou fora dela.
Existem alguns softwares, como o Adobe Color, que auxiliam nessa tarefa. O Adobe é gratuito, on-line e fácil de utilizar. Basta acessar o site da ferramenta, fazer login, criar sua paleta de cores e salvá-la. Feito isso, você terá no que se basear para criar suas postagens e caminhará rumo a um feed harmônico e bem organizado.
3. Utilize filtros semelhantes
O Instagram oferece uma infinidade de filtros. Existem ainda diversos outros aplicativos com opções variadas para a personalização de fotos. Mas é preciso ser muito seletivo na hora de selecionar os filtros certos, de modo que seu feed não fique bagunçado.
Pois, assim como no caso das cores, filtros muito diferentes podem acabar com a harmonia do feed do Instagram. Para que as coisas não saiam do controle, a dica é utilizar filtros que combinem com a paleta de cores da empresa. Dessa forma, as fotos do seu feed ficarão perfeitamente organizadas.
Além disso, é interessante avaliar bem a necessidade do filtro, pois algumas fotos ficam muito melhores sem ele. Portanto, além de se atentar para manter a harmonia de cores no feed, é interessante repensar a necessidade de edições adicionais nas imagens, visto que, em alguns casos, elas podem até perder um pouco da qualidade.
4. Defina o estilo das postagens
Para organizar o feed, é interessante definir o estilo das postagens. Isso não vale só para o Instagram, mas para todas as outras redes sociais, pois é importante que todas elas falem a respeito da mesma empresa, ou seja, passem a mesma mensagem, mesmo que para públicos diferentes.
Além da cor, estilo refere-se às fontes utilizadas e ao estilo das fotos, ou desenhos, se for o caso. Também, é a forma como todas essas coisas são organizadas. Por isso, para que um feed do Instagram seja harmônico, é preciso que todos esses aspectos sejam definidos no início do planejamento, antes mesmo de criar um perfil.
Mas, se ele já está criado, não tem problema. Se você quer saber como organizar o feed do Instagram com fotos já postadas, saiba que existe sempre a possibilidade de arquivar as imagens indesejadas e começar do zero, assim como foi falado na primeira dica.
5. Aposte em imagens de qualidade
Como já foi dito aqui, o Instagram é uma rede social extremamente visual. Por isso, é muito importante pensar na qualidade das imagens que você postará em seu feed. Imagens de qualidade ruim não costumam ter muito engajamento, portanto, não alcançam muita gente. Além disso, um feed cheio de fotos de má qualidade não passa uma boa impressão.
6. Programe seus posts
Em qualquer área da vida, um dos princípios da organização é a programação. Quando você programa o seu dia a dia, está organizando sua rotina. Assim como quando você programa suas postagens, está organizando seu feed do Instagram.
Nem é preciso pensar muito para chegar a essa conclusão. Afinal, postar o que quiser, quando quiser, sem seguir um cronograma de postagens, é um sinal claro de falta de organização. Por isso, programe seus conteúdos e siga as datas e horários à risca.
7. Padronize as bordas das imagens
Uma forma interessante de organizar o feed do Instagram é padronizando as bordas das imagens. Isso é uma dica geral porque pode funcionar muito bem em vários estilos de feed. Às vezes, uma simples padronização de bordas pode passar uma mensagem de continuidade e chamar a atenção de quem visita o perfil.
8. Abuse da criatividade
Seja qual for a sua ideia de organização, utilize a criatividade. O Instagram está cheio de perfis de marcas que querem se destacar e é muito provável que você tenha vários concorrentes na rede. Por isso, fazer mais do mesmo não é legal.
Abrace a originalidade da sua marca e invista nisso. Você pode sempre utilizar perfis alheios como inspiração, mas não copiar. O feed do seu Instagram precisa ser único e representar muito bem a sua marca, de forma que as pessoas identifiquem sua identidade sem muito esforço. Pois, quando você faz isso e seus conteúdos carregam os valores da companhia, as chances de sua estratégia funcionar crescem bastante.
9. Tire fotos pensando no feed
Claro que sempre existe a opção de editar as imagens e deixá-las da forma que você quiser, antes de publicá-las nas redes sociais. Mas quando você já tira essas fotos pensando em como elas vão se encaixar no feed, as coisas ficam muito mais fáceis.
Isso porque na etapa de captura você pode ajustar a iluminação, posição e até o cenário, de modo que todas essas coisas conversem com a identidade visual da marca. Caso a principal cor da sua paleta seja a azul, vale utilizar algum elemento dessa cor no cenário, por exemplo.
10. Utilize aplicativos
Por fim, a última dica para você que quer aprender como organizar o Instagram é utilizar aplicativos. Existem vários deles que auxiliam na organização do perfil. Desde os que servem para a edição de fotos, até os que mostram uma prévia do feed. Conheça alguns a seguir:
- Preview: aplicativo que permite a pré-visualização do feed antes de realizar as postagens;
- VSCO: o VSCO tem ganhado fama recentemente por ser um excelente app de edição com várias opções de filtros e efeitos gratuitos;
- Planoly: app que oferece uma série de funcionalidades para facilitar a organização do Instagram, como o agendamento de posts e a criação de hashtags em grupo.
Portanto, agora que você sabe como organizar o feed do Instagram, essa tarefa pode parecer um pouco complicada, e realmente é. Mas é possível ganhar muito com essa organização, desde mais engajamento na rede até mais clientes fiéis.
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Por Bianca Sousa – Fala! Faculdade Paulista de Comunicação