quinta-feira, 28 março, 24
HomeUrbanoComo, onde e por que fazer trabalho voluntário?

Como, onde e por que fazer trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é um trabalho sem remuneração, que tem por objetivo ajudar outras pessoas. As atividades praticadas podem ser em diversas áreas, tais como hospitalar, creches, asilos, ONG’s ou em qualquer outro lugar em que haja necessidade de ajuda social. Qualquer um pode fazer parte de projetos voluntários, mas quais são as vantagens do voluntariado?

Tudo o que você precisa saber para começar em um trabalho voluntário.

Por que fazer trabalho voluntário?

1- Adquirir experiência na área de formação e atuar dentro da carreira pretendida

Exercer uma prática voluntária em sua área agregará experiência prática

2- O voluntariado pode ser uma oportunidade de desenvolver novas habilidades

Caso você não atue na área que está acostumado. Habilidades diferentes podem ser um diferencial útil na hora de análise de currículo.

3- A possibilidade de inserção no mercado de trabalho

As empresas valorizam muito quem atua ou já atuou como voluntário. Além de criar uma imagem de alguém que toma iniciativa e proatividade, o voluntariado garante experiência prática no que você faz, o que é bom para sua imagem caso deseje uma inserção rápida no mercado de trabalho.

4- O valor do trabalho voluntário no currículo

Caso você tenha feito um trabalho prolongado como voluntário, isso pode ter grande valor no currículo. É importante ser sincero e humilde, para que esse diferencial não seja mal interpretado.

5- Ajudar o próximo

Contribuir com um mundo melhor faz bem a nós mesmos e nos ajuda a crescer. Doar tempo sem esperar nada em troca é remar contra a maré do que geralmente estamos acostumados, o que pode ser uma prática muito saudável para mente e para a alma.

6- Desenvolvimento pessoal e experiência com outras realidades

Praticar o voluntariado nos permite vivenciar experiências em lugares que dificilmente teríamos contato, expandindo nossos horizontes e permitindo que nossa mente compreenda os fatos de uma perspectiva diferente devido ao contato com outras realidade.

7- Networking com profissionais da área

Ao trabalhar como voluntário na sua área é possível vivenciar contato com profissionais sua e a oportunidade de ver como eles aplicam o conhecimento para solucionar problemas práticos

8- Diferencial na seleção para universidades no exterior

As experiências em voluntariado e em projetos que se revertem em benefícios à comunidade demonstram maior proatividade e uma preocupação com o que está à volta, que é um diferencial para ser selecionado para universidades no exterior.

Nós buscamos estudantes que vão fortalecer a universidade no futuro, sendo ex-alunos notáveis e engajados que passam esses valores adiante

Resume Yamilet López-Medina, responsável pelas admissões na Universidade do Sul da Califórnia, em entrevista ao Estudar Fora

9- É possível conhecer o mundo fazendo trabalho voluntário

Além do trabalho voluntário local, é possível realizar voluntariado no exterior, proporcionando contato com diversos lugares e culturas.

10- Aquisição de contatos com pessoas da sua área e de outros diversos lugares e vivência de trabalho em equipe

A convivência ajudando outras pessoas ajudará você a lidar com o trabalho em grupo de forma mais leve, além de te proporcionar contatos na sua área que podem ser úteis em outras ocasiões

Como funciona o trabalho voluntário?

É possível trabalhar como voluntário em quase todas as áreas e lugares: Desde hospitais, creches, asilos até cuidando de sites e tesouraria. Pesquise e confira o voluntariado ideal para você!

É uma experiência fora do comum. Capacita o voluntário de uma forma que te deixa pronto para qualquer eventualidade profissional. Na prática, parece um mini-intercâmbio. Pois você conhece diversas culturas, fala outras línguas, se vira e desvira para fazer acontecer aquilo que te colocaram responsável. Desde saber como se portar diante do primeiro ministro de um país até limpar o chão do local de jogo. Não só pela atividade extra no seu currículo, é uma experiência de curto prazo que faz você sair da sua zona de conforto

Entrevista com o Quero Bolsa: Lilian Tomioka participou como voluntária em um evento esportivo internacional, as Olimpíadas de 2016

Onde fazer trabalho voluntário?

Confira alguns lugares onde é possível realizar prática voluntária:

Trabalho voluntário no exterior

Para quem deseja fazer trabalho voluntário em outros países