Como o TDAH pode afetar a vida de uma pessoa?
Menu & Busca
Como o TDAH pode afetar a vida de uma pessoa?

Como o TDAH pode afetar a vida de uma pessoa?

Home > Lifestyle > Saúde > Como o TDAH pode afetar a vida de uma pessoa?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um transtorno reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem como principais sintomas: desatenção excessiva, inquietação e impulsividade. A seguir, saiba mais sobre esse transtorno e como ele afeta a vida das pessoas que convivem com essa doença.

O TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema que afeta a milhares de brasileiros.
O TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema que afeta a milhares de brasileiros. | Foto: Reprodução.

Conheça o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH

Todas as crianças e adultos sofrem com algum nível de inquietação, desatenção e impulsividade, contudo, isso não quer dizer que elas tenham TDAH. Para identificar casos é importante que seja feita uma avaliação sobre vários aspectos da vida da pessoa. O diagnóstico demanda que os sinais ocorram sendo destoante de pessoas da mesma faixa etária, sejam prolongados e prejudiquem consideravelmente a vida da pessoa.

Os sintomas desse transtorno surgem na infância e na maioria dos casos acompanham a pessoa até a fase adulta, embora os sintomas diminuam ao longo do tempo. As pessoas com TDAH tendem a possuir um funcionamento diferente na região do córtex frontal do cérebro, ele costuma ser menor do que o de pessoas sem esse déficit e exibem neles menos ativações do que seria esperado em algumas regiões.

Quem tem TDAH sofre um grande impacto nas atividades diárias, tem muitas dificuldades para fazer coisas do dia a dia. O que para muitas pessoas é algo simples, como por exemplo, prestar atenção em uma conversa e organizar tarefas ao longo da semana, para um paciente com TDAH essas são tarefas muito complexas. Elas têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização, também apresentam dificuldade em cumprir prazos e se esquecem de eventos importantes.

Todas essas dificuldades que os pacientes lidam no seu dia dia trazem uma série de dificuldades para suas vidas. Com isso, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode afetar psicologicamente a vida das pessoas por se sentirem inferiores, incapazes e sem ter autonomia e confiança para exercer atividades ou tarefas importantes 

No Brasil, cerca de 2.000.000 de brasileiros adultos sofrem os sintomas do TDAH, em grande parte pelo não reconhecimento do transtorno, o que impede o seu diagnóstico e tratamento corretos. Por isso a importância de se manter informado, quanto mais informado você estiver sobre o seu problema mais você estará preparado para lidar com as dificuldades diárias.

_____________________________________________________

Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

Tags mais acessadas