Red Bull Bragantino e Fortaleza: As duas maiores surpresas do Brasil
Menu & Busca
Red Bull Bragantino e Fortaleza: As duas maiores surpresas do Brasil

Red Bull Bragantino e Fortaleza: As duas maiores surpresas do Brasil

Home > Notícias > Esporte > Red Bull Bragantino e Fortaleza: As duas maiores surpresas do Brasil

Comandados por Mauricio Barbieri e Juan Pablo Vojvoda, os dois times vem se colocando entre os gigantes no futebol brasileiro

Último confronto entre Red Bull Bragantino e Fortaleza, válido pelo Brasileirão.
Último confronto entre Red Bull Bragantino e Fortaleza, válido pelo Brasileirão. | Foto: Reprodução.

Como grande parte dos torcedores já esperavam, os times mais ricos do Brasil, Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, são os favoritos aos títulos das competições nacionais e continentais. Mas dois times muito bem treinados vem se colocando entre eles e ganhando força no cenário nacional e também fora do Brasil, o Red Bull Bragantino e o Fortaleza.

O time de Bragança, comandado por Maurício Barbieri desde setembro de 2020, vem fazendo uma campanha muito boa no Brasileirão, onde ocupa a 5ª posição, e também está na semifinal da Copa Sul-Americana, enfrentando o Libertad. Já o Fortaleza, sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, está na 4ª colocação no campeonato brasileiro, e ontem, garantiu uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Com campanhas bem positivas sem o mesmo investimento dos gigantes do futebol brasileiro, ambos os times apostaram em técnicos relativamente novos, com um estilo de futebol ofensivo. Barbieri tem 39 anos e passou por outros 4 times no Brasil antes do RB, entre eles o Flamengo, já Vojvoda, tem 46 anos e teve destaque na sua passagem pelo Talleres, quando eliminou o São Paulo na pré-Libertadores.

Conheça o Red Bull Bragantino e o Fortaleza, as grandes surpresas da temporada

O RB Bragantino de Maurício Barbieri

Artur é o grande destaque do RB Bragantino na temporada.
Artur é o grande destaque do RB Bragantino na temporada. | Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino.

Com o investimento da empresa de energéticos desde 2019, o time que teve destaque no Brasil no começo da década de 1990, onde conquistou seu único título paulista e ainda chegou na final do campeonato brasileiro, voltou a figurar entre os grandes do futebol paulista. O time de Bragança Paulista conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão após o título da segunda divisão em 2019, sob o comando de Antônio Carlos Zago.

Em seu ano de reestreia na primeira divisão, o RB Bragantino terminou na 10ª posição, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana e terminando na frente de times como Ceará e Corinthians. Seus principais jogadores na última edição do Brasileirão foram Claudinho, que foi eleito melhor jogador, artilheiro e revelação da competição, e o centroavante Ytalo, que terminou o torneio com 5 gols e 7 assistências.

Maurício Barbieri assumiu o comando do Red Bull Bragantino há pouco mais de um ano.
Maurício Barbieri assumiu o comando do Red Bull Bragantino há pouco mais de um ano. | Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino.

Mas o verdadeiro brilho do time de Bragança veio na atual temporada, com as contas em dia mesmo durante a pandemia, o time comandado por Maurício Barbieri chegou a liderar a competição por 5 rodadas no Brasileirão. Atualmente, se encontra na quinta posição, mas se destacou em excelentes vitórias, contra o Flamengo no Maracanã e contra o Palmeiras no Nabi Abi Chedid, seu estádio pessoal.

Na Copa Sul-Americana, o time se classificou na fase de grupos com 12 pontos em 6 jogos, em um grupo bem complicado, com Emelec, Talleres e Tolima, carrascos de times brasileiros em um passado recente. Nas oitavas de final, o Massa Bruta passou pelo Independiente Del Valle por um placar agregado de 3×1, vencendo por 2×0 fora de casa, com gols de Fabrício Bruno e Eric Ramires, e empatou por 1×1 em Bragança, quem fez o gol foi Tomás Cuello.

Nas quartas de final, o Bragantino eliminou o Rosario Central num placar agregado de 5×3, no jogo de ida, na Argentina, o time de Barbieri venceu por 4×3, com 3 gols de Artur e um gol de Praxedes, com assistência do camisa 7, no jogo de volta, uma simples vitória por 1×0, o gol novamente foi marcado por Artur. Já na Copa do Brasil, o time acabou sendo eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final.

O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda

Éderson vem sendo o principal jogador do Fortaleza. | Foto: Xandy Rodrigues/Fortaleza.
Éderson vem sendo o principal jogador do Fortaleza. | Foto: Xandy Rodrigues/Fortaleza.

Time que se destacou com Rogério Ceni no comando desde 2018, conquistando a Série B do Brasileirão no ano de seu centenário, o Fortaleza é mais um dos times “pequenos” que vem se colocando entre os grandes no futebol brasileiro. O atual tricampeão cearense se encontra na 4ª posição no campeonato brasileiro e ontem (15) confirmou sua vaga na semifinal da Copa do Brasil, após bater o São Paulo por 3×1, no Castelão.

No seu primeiro ano na elite do futebol brasileiro, o Fortaleza comandado por Rogério Ceni conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense, em cima do Botafogo-PB e do Ceará, respectivamente. No campeonato brasileiro, o time teve o lendário goleiro no comando até a 14ª rodada, quando o mesmo foi contratado pelo Cruzeiro. Mas 7 rodadas depois, após uma campanha fraca pelo time mineiro, o treinador voltou ao Fortaleza, terminando o campeonato na 9ª posição, garantindo uma vaga na Sul-Americana de 2020.

No ano de 2020, o Fortaleza conquistou novamente o Campeonato Cearense, mais uma vez em cima do seu maior rival Ceará, pelo placar agregado de 3×1. Em sua estreia em campeonatos internacionais, o Leão do Pici acabou sendo eliminado na primeira fase pelo Independiente, com um gol contra de Bruno Melo nos últimos instantes do jogo. No Brasileirão, o time teve Rogério Ceni no comando até a 20ª rodada, quando o treinador foi contratado pelo Flamengo, onde acabou conquistando o título. 

Ao fim da competição, o Fortaleza teve outros dois treinadores, Marcelo Chamusca assumiu depois que Ceni saiu, mas acabou sendo demitido na 28ª rodada, quando Enderson Moreira foi contratado no seu lugar. Sob o comando do treinador mineiro, o time cearense acabou o campeonato na 16ª posição, com os mesmos 41 pontos do Vasco, o time carioca acabou rebaixado pelo saldo de gols (-19 contra -10 do time cearense).

Vojvoda assumiu o time há pouco tempo e já encanta o futebol brasileiro. | Foto: Aurelio Alves.
Vojvoda assumiu o time há pouco tempo e já encanta o futebol brasileiro. | Foto: Aurelio Alves.

No ano de 2021, Enderson Moreira continuou no clube até maio, quando Juan Pablo Vojvoda assumiu, o treinador argentino de 46 anos já chegou conquistando o Campeonato Cearense em cima do maior rival, o Ceará. No Brasileirão, o Leão do Pici começou com tudo, chegou a liderar a competição por 3 rodadas e até agora, na 20ª rodada, sua pior colocação foi a quinta.

Na Copa do Brasil, o time entrou logo na primeira fase, onde eliminou o Caxias, do Rio Grande do Sul, por 1×0. Na segunda fase, o Fortaleza venceu o Ypiranga, também do RS, por 1×0 novamente, Na 3ª fase, enfrentou seu maior rival Ceará, onde se classificou por 4×1 no placar agregado, com um sonoro 3×0 na partida de volta. 

Nas oitavas de final, o time comandado por Vojvoda enfrentou o CRB, que havia eliminado o atual campeão Palmeiras na fase anterior. E o Leão conseguiu duas vitórias, com um placar agregado de 3×1. Já na semifinal, o Fortaleza enfrentou o São Paulo, e após sair perdendo por 2×0 no Morumbi, conseguiu empatar o jogo com dois gols no fim do jogo. Na partida de volta, o time conseguiu uma excelente vitória por 3×1, se garantindo na semifinal pela primeira vez em sua história, onde enfrenta o Galo.

O Athletico conquistou dois títulos importantes nos últimos anos. Foto: Digue Cardoso/Agencia Freelancer.
O Athletico conquistou dois títulos importantes nos últimos anos. Foto: Digue Cardoso/Agencia Freelancer.

Além desses dois, outros excelentes times vêm se colocando entre os grandes no cenário nacional, como por exemplo o Athletico, que já conquistou a Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019, e agora está na semifinal dos dois torneios novamente. Ou também o Cuiabá, que estreou na Série A esse ano, e com Jorginho no comando, se encontra na 8ª posição.

Mas com certeza, na atual temporada, os dois que mais se destacaram foram Red Bull Bragantino e Fortaleza, que fazem ótimas campanhas e ambos tem tudo para garantir uma vaga nas competições internacionais, como a Libertadores ou a Sul-Americana. Quem vai ter um final de temporada melhor? Veremos em breve, mas até aqui, os dois fazem uma temporada muito boa.

________________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas