Como o estresse pode provocar problemas de saúde?
Menu & Busca
Como o estresse pode provocar problemas de saúde?

Como o estresse pode provocar problemas de saúde?

Home > Lifestyle > Saúde > Como o estresse pode provocar problemas de saúde?

Saiba mais sobre o impacto do estresse no organismo e suas consequências

Com a correria do dia a dia, excessivas jornadas de trabalho, preocupações com a saúde e, até mesmo, obrigações familiares, é possível perceber que muitas pessoas andam mais estressadas. Mas, qual será o impacto dessa reação nervosa no organismo?

O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo de lutar ou fugir, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas – como adrenalina, cortisol e norepinefrina – para preparar o corpo para a ação física.

Atualmente, o estresse está presente em quase todos os lugares. Em níveis baixos, não oferece grandes riscos à saúde, mas, em grandes quantidades, pode agravar qualquer pessoa para um quadro de desgaste físico e mental.

estresse
Veja como o estresse pode provocar problemas de saúde. | Foto: Reprodução.

Sinais de estresse

De acordo com o Dr. Denis Bernardi Bichuetti, especialista em neurologia, em entrevista para o portal Médico em Casa, o corpo pode se manifestar com alguns sintomas no indivíduo estressado. Tanto em relação ao sono, dores musculares e na cabeça, taquicardia, sudorese, entre outros.

O estresse pode afetar todos os aspectos da nossa vida, tanto emoções quanto capacidade de raciocínio e saúde física. Nenhuma parte do corpo está imune. Mas, como as pessoas lidam com o estresse de maneira diferente, os sintomas físicos do estresse podem variar.

Estresse e ansiedade

A ansiedade, considerada por muitos especialistas como o mal do século, é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação em momentos de difíceis no dia a dia. Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), os transtornos de ansiedade incluem aqueles que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

A relação da ansiedade com o estresse é gigante, isso porque pessoas estressadas geralmente são mais ansiosas e pessoas ansiosas são mais propensas a se sentirem estressadas. Tanto um quanto o outro são reações normais, até certo ponto, no cotidiano de qualquer pessoa. Podem ser consideradas um problema para a saúde quando a ansiedade ou o estresse são frequentes e intensos. Principalmente o estresse pós-traumático, pois é um berço da ansiedade.

Estou estressado, o que fazer?

De acordo com o Dr. Denis, no caso do estresse, a maioria dos clínicos gerais consegue acompanhar os pacientes nos casos mais leves. Nos casos mais complicados, precisa da ajuda de um psiquiatra.

A atividade física também é uma ótima forma de combater a ansiedade. Também, é importante investigar o fator causador do estresse. Em alguns casos, a terapia medicamentosa, seja com calmantes, com antidepressivos e com remédios usados para dormir, é um paralelo a tudo isso.

_________________________________
Por Felipe Araújo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas