sexta-feira, 29 março, 24
HomeUniversidadesComo garantir a maior nota possível na redação do Enem?

Como garantir a maior nota possível na redação do Enem?

Conforme o ano vai se aproximando de seu último trimestre, que se iniciará em setembro, se aproximam também, cada vez mais, as provas dos mais diversos vestibulares ao redor do país. Todo ano que precede a prova do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio são (Enem), ou seja, o terceiro colegial ou o cursinho, é recheado de emoções, ansiedade e novos desafios para os vestibulandos.

Afinal de contas, a escolha de um curso superior implica em planos futuros e uma trajetória de vida determinada pela área de atuação a ser escolhida. Logo, é evidente o peso, a pressão e o estresse que estes jovens vivem durante este período de suas vidas.

Mas, com todos estes fatores que, definitivamente, podem atuar de maneira negativa na hora da prova, como obter um bom resultado no vestibular e garantir uma vaga no ensino superior?

Um dos pontos mais importantes na prova, segundo professores e ex-vestibulandos, é o desempenho do inscrito na redação do vestibular, podendo ser um fator que alavanca a nota como um todo, ou que também atua de maneira destrutiva na nota final do inscrito.

Com isso em mente, hoje, iremos reforçar alguns pontos considerados essenciais na hora de estruturar uma redação, como a argumentação, o uso adequado da linguagem e até dicas de conclusão para redação do Enem.

Padrão e estrutura da prova do Enem

vestibulares
Conhecer a estrutura da redação do Enem pode facilitar o processo de escrita. | Foto: Reprodução.

De fato, alcançar a nota 1000 em uma redação no Enem não é algo tão simples de ser realizado. Na verdade, de acordo com publicação do UOL, apenas 28 alunos do total de inscritos conseguiram obter a nota máxima na prova de redação do ano de 2020. Ou seja, um valor que se aproxima de 0.00001% dos mais de 2 milhões de alunos que realizaram a prova.

Contudo, é necessário ressaltar que se 28 alunos conseguiram realizar esta proeza, ela não é uma tarefa impossível, apesar de extremamente difícil. Ainda de acordo com esta publicação da UOL de 02/08/21, de Ana Carla Bermúdez, alguns alunos que obtiveram o resultado perfeito na prova de redação compartilham algumas dicas para obter sucesso na prova.

Além da leitura e estudo de fatos históricos e sociais que podem agregar no repertório argumentativo do aluno, muitos recomendam o consumo de conteúdos dos mais variados, como a literatura e o cinema, além de notícias e atualidades.

Ademais, de acordo com alunos nota 1000, um dos pontos mais importantes para o sucesso na redação é conhecer o formato da prova e as recomendações instituídas pelo Enem para sua prova de redação.

Algumas das diretrizes seguidas pelo INEP na redação do Exame Nacional do Ensino Médio são:

1. Compreensão do tema e evitar fuga deste tema;
  2. Defender um ponto de vista através de argumentos, dados, fatos e informações;
  3. Domínio de uma escrita gramaticalmente correta;
  4. Domínio de mecanismos linguísticos que possibilitem a articulação e argumentação;
  5. Respeitar os direitos humanos nos argumentos.

Logo, é essencial que estas recomendações sejam seguidas como uma cartilha, já que fugir de alguma delas pode resultar na prova em um grande zero na nota final.

Colocando a mão na massa

redação do enem
A prática da produção textual é essencial para ter uma boa nota da redação do Enem. | Foto: Reprodução.

Além da importância da construção de um repertório de argumentos, através da leitura, do consumo de notícias e outros veículos de informações culturais e sociais, é essencial que não se deixe de lado a prática e o treino em sua escrita.

De acordo com o grupo de alunos nota 1000 entrevistado na matéria da UOL consultada, não adianta ter domínio de conceitos teóricos e recomendações na hora de fazer se isso não estiver aliado a uma rotina de treino. Alguns alunos do ‘’clube dos 1000’’ até recomendam a escrita de uma redação por semana, pelo menos, a fim de praticar e identificar sua maneira de transcrever seus pensamentos, argumentos e visões de mundo para o papel.

Portanto, sim, a leitura e o consumo de notícias, fatos históricos e culturais é essencial, mas, sozinhos, estes fatores não são capazes de gerar uma redação excelente.

Considerações finais

Deixando de lado um pouco todas as considerações técnicas e estruturais em relação à redação e a prova do vestibular como um todo, é essencial também que, nesse momento, se tenha calma, tranquilidade e frieza na hora de realizar a prova.

Esta calma é encontrada, sobretudo, através do estudo, da prática e do domínio de diversos temas que possam aparecer nas redações do Enem ou de outros vestibulares. Portanto, pratique, leia e estude ao longo de todo o ano, não apenas nos momentos finais antes da prova!